segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sharingan (como ele copia?)

sharingan-como-ele-copia.jpg
Vou abordar agora a técnica mais polêmica da história de Naruto, o sharingan. A questão é, muitos fãs dizem que sharingan serve até pra fazer café. Como eu gosto de ser imparcial, vou falar do sharingan, apenas sobre o que ele realmente é capaz.
kakashi-imita-zabuza.jpg
A primeira capacidade do sharingan que é divulgada no Animê, claro, além de analisar técnicas, é a sua capacidade de copiar. Kakashi, o ninja copiador, como é chamado, recebe essa nomeação por ter copiado mais de mil jutsus até o momento. Kakashi usa essa técnica contra Zabuza, ludibriando ele e o derrotando mentalmente antes de derrotá-lo fisicamente. (Veja mais sobre o ocorrido no post anterior, ou clicando aqui).

sasuke-se-impressiona-com-lee.jpg
Sasuke usa o Sharingan no breve confronto que tem contra Rock Lee antes do início do torneio Chuunin, e nesse momento também consegue copiar alguns movimentos dele.

chute-inicial-de-omote-renge.jpg.chute-inicial-de-shi-shi-rendan.jpg
Claro que, por não possuir o mesmo treinamento físico que Rock Lee, Sasuke se esforçou mais para realizar o golpe, e ainda o fez com menos eficiência.

inicio-do-omote-renge-rock-lee.jpg.sasuke-inicio-do-shi-shi-rendan.jpg
Fica bem clara a capacidade de cópia do Sharingan em ambos os casos, o do Kakashi e o de Sasuke. A questão é, como o Sharingan copia. Pra começar, é preciso entender como funciona o Jutsu. Para rever uma breve explicação sobre o assunto clique aqui. Agora que se sabe como funcionam os jutsus, vejamos como funciona o Sharingan. Em primeiro lugar, o Sharingan dá ao seu usuário um grande reflexo, como se ele visse as coisas em câmera lenta. Esse reflexo ajuda a habilidade em batalha do shinobi, uma vez que ele tem tempo para ver e analisar o golpe do inimigo, antes de realizar qualquer movimento para interceptá-lo, defender dele, ou desviar dele. Dependendo do nível do Sharingan o reflexo é ainda maior, e atinge seu ápice durante o Mangekyou, que será abordado à frente. Ou seja, o sharingan permite ao usuário fazer a leitura dos selos de mão realizados pelo seu oponente, à medida que o próprio decora os selos em sua mente. Ao ver os selos e decorar a ordem deles, metade do requerido para fazer um jutsu já é lido pelo sharingan.
O segundo ponto importante sobre o Sharingan é: Ele vê o chakra. Muitas pessoas já discordaram de mim, mas é impossível fugir do óbvio e comprovado. Lógico que a capacidade do Sharingan para ver o Chakra é muito menor que a do Byakugan, e ele só vê o Chakra mesmo, e não os tenketsus.


bunshins-no-exame-chuunin.jpg

chakra-dos-bunshins.jpg
As duas imagens acima mostram a visão de Sasuke ao ver os Bunshins da equipe do país da chuva, ao final da segunda etapa do exame Chuunin, no teste de sobrevivência. Notamos nela claramente que Sasuke está olhando o chakra dos Bunshins, e até mesmo o Chakra de Naruto e Kabuto em meio a eles.

obito-e-kakashi-observam-rin.jpg
Já a imagem acima foi publicada apenas no mangá, em um capítulo que se encontra entre o episódio 220 da primeira fase de Naruto e o 1º episódio da fase Shippuden. É o especial Kakashi’s Gaiden, contando a infância de Kakashi e a forma como ele ganhou o Sharingan. (eu pessoalmente espero que lancem um Ova contando essa história.) O rapaz com o Sharingan é Obito, um companheiro de equipe de Kakashi. Não vou falar muito sobre isso, pois vou soltar spoiler, mas é importante perceber que ao olhar para sua companheira de equipe, Rin, que está presa em um Genjutsu, utilizando do Sharingan, Obito é capaz de ver seu Chakra também, e as suas falas apenas comprovam o fato.
Existe, também, outra cena bem mais adiante(spoiler), da luta de Sasuke contra Deidara, onde Sasuke diz claramente: Meu Sharingan dá cor ao Chakra.
Tendo isso mais que comprovado podemos concluir a forma como o Sharingan copia as técnicas, e isso torna a compreensão muito simples. Se alguém analisar em um inimigo os selos de mão que ele faz, e a forma como ele manifesta o chakra após fazer os selos, basta repetir os selos de mão, e manifestar o chakra de forma igual. Assim, um jutsu é copiado.

sharingan-de-kakashi-preve-movimentos-de-zabuza.jpg
Quando Kakashi usa essa habilidade contra Zabuza ele, claramente, usa toda a capacidade de seu Sharingan, para, ao mesmo tempo em que lia os selos, repeti-los, a uma velocidade que fazia parecer que Zabuza olhava para um espelho. E não apenas isso, Kakashi observava o Chakra de Zabuza e manifestava o seu da mesma maneira, para efetuar a técnica com a mesma habilidade.
Terminando com a explicação e dando início a uma teoria: Seguinte, se tudo que se é preciso para copiar um jutsu é ler os selos de mão e observar a manifestação do Chakra, então um Hyuuga, se tentasse, conseguiria copiar jutsus também.

hyuuga-neji.jpg
A parte mais simples seria decorar os selos de mão, e como existem apenas doze selos (explanação mais à frente), basta decorar o nome em ordem. O maior jutsu, com relação a selos de mão, mostrado até agora foi o Suiryudan no Jutsu. Todos os outros têm, em média, de 3 a 5 selos de mão, o que torna o Jutsu ainda mais fácil de ser compreendido. Quando a compreender a manifestação do Chakra, óbvio que o clã Hyuuga se mostra superior ao Uchiha, neste ponto, e seu controle sobre o chakra também é superior. Logo, com um pouco mais de esforço para ler os selos de mão, o clã Hyuuga também seria capaz de copiar jutsus.
Óbvio que a cópia não funciona em linhagens sanguíneas avançadas, uma vez que além da manifestação do chakra, e, muitas vezes, da utilização dos selos de mão, ainda há o código genético necessário para possibilitar a manifestação correta do chakra, ou para possibilitar o suporte físico para o Jutsu…

Nenhum comentário:

Postar um comentário