quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Antagonismo de Sasuke

sasuke_by_little_leo

Não to chamando ele de “anta”, mas pra quem não quer entender o verdadeiro significado do post pode achar que ele é anta mesmo e não ler o que tem embaixo. ^^
Que o Sasuke é um antagonista na história representando o oposto de Naruto, a força que Naruto precisa superar, ou vencer, todo mundo já sabe, mas coisas dos capítulos atuais mostram que tem muito mais coisas a serem consideradas pra provar isso.
Eu já mostrei nesse post aqui, que os dois são opostos. Mas o que o Sasuke representa de verdade?
Desde pequeno Sasuke foi o ninja que sofria com as perdasd pelas quais ele tinha passado. Ele nutria um ódio intrínseco por seu irmão, e ao contrário dos outros shinobis a sua volta que nutriam ódio semelhante, ele não conseguiu apagar isso. Enquanto Neji ou Gaara foram deixando seus problemas para trás com a presença de Naruto, Sasuke não teve apenas a influência do protagonista, como também do seu irmão mais velho, que insistiu em mandá-lo novamente para o lado oposto de Naruto. Sasuke representa o ódio do mundo ninja. Tendo sido exposto ao sofrimento de perder os familiares por causa do mundo ninja, Sasuke pode mesmo estar disposto a fazer os outros sofrerem por causa do seu sofrimento. E não podemos culpá-lo, até mesmo Naruto tremeu se segurando para não usar o mesmo raciocínio se voltando contra Pain.
Sasuke seria, então, o ninja que, por ter sido exposto a sofrimentos, está disposto a levar sofrimento a outros  ninjas para que, no futuro, os mesmos que sofreram sob suas ações resolvessem se vingar dele querendo fazer com que ele sofresse o que eles sofreram. É isso que faz o cíclo vicioso do mundo ninja, a intolerância, o ódio que é alimentado por mais ódio… E isso constrói o antagonismo de Sasuke.
Porque: Como antagonista ele é o objetivo final de Naruto. Mas como Sasuke pode ser objetivo final de Naruto se Naruto já está provavelmente mais forte, ou, no máximo, num nível equiparado ao dele? Nesse ponto estamos falando de poder, mas não está claro que Naruto precisa alcançar e superar o Sasuke em nível de poder, mas sim, em nível de filosofia, de objetivo, de personalidade. É isso que Naruto precisa fazer como objetivo final, alcançar o coração de Sasuke e mudar a sua opinião sobre o que o mundo precisa, trazê-lo de volta para o lado do bem, interrompendo, assim, a mais jovem geração de “odiadores” de se germinar…
Se Naruto conseguir fazer isso, duas coisas acontecerão. 1º- Ele se tornará o verdadeiro herói ao qual está predestinado a ser, salvando o mundo ninja do ciclo de ódio ao qual está submetido. 2º- Ele vai acabar com o mundo ninja pois não haverá mais sistema baseado no mercenarismo e na violência. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário