quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Shikamaru e o Shogi

Imagem por Sandfreak / Deviantart


Mas essa uma pode ser mesmo uma incoerência…
O que acontece é o seguinte, quem ensinou Shogi para Shikamaru? Se vocês responderam Asuma, estão certos… XD Quando? Quando Shikamaru se forma como Gennin e se torna aluno de Asuma. Diz Asuma que queria testar Shikamaru com um teste de QI disfarãdo de jogo, e descobriu que o garoto tinha um QI de 200 pontos. Até aí tudo bem. ^^
Essa página, do capítulo 107, mostra Asuma dizendo sobre esse tal jogo para Kurenai, e mostra uma peça de Shogi. Ou seja, logo dá pra imaginar que Asuma usou o Shogi para medir o QI de Shikamaru. No animê, nessa parte, mostra outros jogos que ele usou, mas mais para frente, na luta de Hidan e Kakuzu, no meio de um monte de lembranças, é revelado que foi realmente o Shogi. E Asuma não só apresentou o jogo para Shikamaru, como lhe deu um livro cheio de regras para ele aprender a jogar…
A possível incoerência está aqui, na página 10, do capítulo 190, onde Shikamaru afirma para os seus colegas chatos:
-Mas nós temos um número ímpar de jogadores… Mesmo jogos como o Shogi só são divertidos se jogados com um número igual de jogadores…
PERAÍ!!! Mas se Shikamaru aprendeu Shogi bem depois com Asuma, como ele pode estar falando disso bem antes com os colegas? Ponderei bastante pra chegar à essa resposta, e ela ainda está meio turva… Bom, eu antes de jogar Xadrez sabia jogar dama, e pode-se dizer que eu sabia julgar que o Xadrez era semelhante à dama e que, portanto, os dois jogadores teriam que ter o mesmo número de jogadores. Assim como mesmo sem jogar Poker eu sei que se eu tiver as cartas certas na mão posso fazer um Fullhouse, e mesmo tendo ótimas cartas na mão sempre tem alguém que pode ter cartas melhores, não existindo uma combinação que possa ser julgada como invencível… Então, a única forma desse trecho fazer sentido era se Shikamaru, mesmo sem conhecer o Shogi, soubesse fazer uma comparação com ele por conhecer outro jogo qualquer que seja similar, ou mesmo por ver seu pai jogar, vai saber…
De fato, existem centenas de informações culturais que nós absorvemos sem perceber, como a informação que eu possuo, embora vaga, sobre Poker, e isso pode ter influenciado. Mas o mais provável, 98% de certeza, é que Kishimoto tenha se enganado um pouco nesse trecho pois ele falou uma coisa que acabou desmentindo algo do passado de seu mangá. Claro que isso acontece com qualquer mangá, e Naruto não está excluso disso. Que pena… XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário