quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Deidara + Sasori = ?

sasori_and_deidara_by_pxkibu

Aqui começa uma pequena sequência de análises rápidas sobre como funcionavam e se comportavam cada dupla de ação na Akatsuki. Deidara + Sasori = ?
As duplas de Akatsukis são muito bem planejadas em praticamente todos os quesitos. Suas habilidades realmente se completam, tornando o trabalho em equipe algo digno de uma, praticamente, invencibilidade. Porém, isso não significa que a dupla sempre é realmente perfeita. Embora as habilidades realmente se completem, é provado que as personalidades de cada shinobi podem atrapalhar muito na hora de realizar um trabalho em equipe verdadeiro.

Comum: Ambos eram artistas. Tanto Deidara como Sasori valorizam uma obra de arte como algo sublime, algo belo, algo que tenha que ser venerado. Ambos possuem uma certa preocupação não apenas com a batalha, mas com a forma como ela ocorre, com as ferramentas que usam, com sua forma de se expressar. Vale lembrar que existe apenas uma característica que pode ser aplicada em todas as obras de arte já existentes no mundo. A expressão. Toda obra de arte é um meio para o artista expressar alguma coisa, um sentimento, um pensamento, uma sensação, uma visão, um sonho, etc. que ele queira expressar. É por isso que o conceito de arte pode ser considerado como algo absolutamente pessoal. E não é diferente com Deidara e Sasori. Ambos possuem idéias de arte completamente diferentes.

Diferença: Embora ambos possuam uma mesma idéia de valor da arte, o conceito de arte que ambos dividem é completamente diferente. Deidara acredita que a arte é algo passageiro, algo momentâneo, que deve ser apreciado no curto período de tempo de sua existência, algo cuja própria característica do passageiro, do constante, da indução da velocidade, da transitoriedade, deve ser encarada como a essência de toda arte. Por isso Deidara considera que suas explosões são obras de arte. Ele molda esculturas em argila, algumas bem abstratas, e a forma como elas repentinamente desaparecem em uma grande, mortal e brilhante explosão é considerada, por Deidara, como arte. Já Sasori pensa o contrário. Para ele, a arte se encontra naquilo que permeia o infinito, o imortal, aquilo que pode ser apreciado sempre, por mais de uma pessoa, mesmo que essa apreciação culmine na morte das pessoas. Para Sasori, a única coisa passageira é a vida daqueles que apreciam a arte, e a arte é eterna. Por isso suas marionetes são tidas por ele como arte, pois elas imortalizam os seres humanos, sacrificados para se tornarem as marionetes.

Forte / Fraco
Muita gente custa a aceitar, mas Sasori não era chamado de Mestre pelo Deidara à toa. Embora Deidara desrespeitasse Sasori várias vezes, ele sabia quem poderia vencê-lo. A questão não é força bruta, mas superioridade apenas. Deidara possui uma força bruta enorme, mas não passa disso. Suas bombas são realmente poderosas, mas nós vimos pela constituição das marionetes de Sasori que além delas serem incrivelmente resistentes ao calor também possuem habilidades específicas muito especiais. A Marionete do Sandaime Kazekage, com sua habilidade em manipular o pó de ferro, por exemplo, é mais que suficiente para, com o pó, defender Sasori de qualquer explosão de Deidara. Afinal de contas, comparem comigo, se a areia do Gaara foi capaz de defender-se contra a explosão de um C3 de Deidara, então a areia negra, ou pó de ferro, tida como superior, conseguiria fazer o mesmo sem muito esforço. Além disso, a maior habilidade de Deidara antes de sua auto-destruição, o C4 Garuda, depende da respiração de um ser vivo para que as micro-bombas penetrem no corpo do shinobi e o explodam por dentro, e pelo que eu sei Marionetes não respiram. Parece que cada habilidade de Sasori é um contraponto às habilidades de Deidara. Somente sua auto destruição, desconfio eu, poderia ser capaz de atingir o núcleo do coração do Sasori, mas isso significaria a morte do Deidara, o que não lhe dá a vitória…

Dupla / Conectividade
Juntemos a habilidade de espionagem de Sasori, com seus assassinatos silenciosos e precisos, mais a alta capacidade defensiva de suas marionetes, com a habilidade de infiltração de Deidara, com seu ataque violento e genocida, com alta capacidade ofensiva, e o que se tem é um shinobi quase completo. Juntemos aí a experiência em campo de batalha de Sasori, que é muito mais velho que Deidara, e temos alguém inteligente capaz de bolar planos/estratégias para as batalhas. De fato, os dois formam uma equipe que se completa de verdade, mas acontece que nunca os vimos lutar lado a lado contra um mesmo oponente… Pois é, e nunca veremos. ^^
Enfim, Deidara e Sasori foram feitos para interagirem tanto em personalidade como em habilidades. Felizmente, para o mundo shinobi, eles discordavam o conceito de arte, pois isso os fez lutar separadamente, possibilitando a vitória contra eles, caso contrário, muita gente estaria encrencada enfrentando os dois ao mesmo tempo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário