segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sasuke NÃO é TRAIDOR! [Spoilers]

sasuke-nao-e-traidor.jpg
Bom gente, pra começar, gostaria de dizer que minha real intenção com esse blog é fazer comentários sobre vários assuntos dentro do universo de Naruto. Falar de todos os personagens, por minúncias, e discutir sobre todos eles. Porém, venho observando com muita facilidade o quanto o assunto anda voltado para Sasuke. E a culpa não é do autor, obviamente, mas do fã, que cada vez mais vem descutindo, a favor ou contra o personagem. Eu, obviamente, faço parte ativa nessa discussão, e devo seguir a tendência da massa pra agradá-la (afinal de contas, é dessa mesma maneira, nessa corrente, que o Sasuke continua sendo popular.). Para o post de hoje, vou falar de uma questão bastante odiada pelos “anti-Sasukes”. Ele é titulado como traidor. Traidor de Konoha, traidor dos amigos, traidor de todos. MENTIRA. Sasuke não é um traidor e eu vou explicar o porque.


sasuke-e-orochimaru-kage-buyou.jpg
A primeira atitude de Sasuke que foi detestável a todos foi ele ter se “unido” ao vílão da história, Orochimaru. Sim, isso ele fez, se uniu ao vião para conseguir mais poder, pois ele era muito fraco para atingir seus objetivos. Mas isso não foi uma traição à Konoha. Até onde se sabe do animê/mangá, os ninjas não fazem um juramento militar como o juramento à bandeira, e não são obrigados a trabalhar para a vila, a não ser que eles queiram viver nela. Mas Sasuke não iria viver mais em Konoha, portanto, não haveria necessidade para jurar lealdade à ela. Porém, com essa atitude, estaria Sasuke, ao estar ao lado de Orochimaru, ameaçando Konoha de um possível ataque? Não! Sasuke jamais atacaria Konoha, por vários motivos: Seu problema é com seu irmão. Ele não é tão tolo quanto foi Orochimaru (que embora tenha armado um plano quase perfeito, ainda assim, não conseguiu calcular direito o tremendo poder da vila.). Ele simplesmente nem se importa mais com a vila. Etc.

o-vale-do-fim.jpg
Ao fugir, ele não roubou nenhum artefato raro de Konoha. Também não matou ninguém no processo e, ainda por cima, não danificou a estrutura física da vila. O único local que ele danificou foram as estátuas do vale do fim, mas isso ele fez junto com Naruto, e vale notar que a maior parte dos danos foi por parte do Uzumaki…
naruto-e-sasuke-na-abertura-do-episodio.jpg
Ele travou com Naruto uma luta de vida ou morte, mas isso ainda não caracteriza traição. Afinal de contas, seu amigo estava se opondo ao seu sonho, e nessa situação não haveria melhor motivo para enfrentá-lo. Durante vários pontos da luta Sasuke pensou ter matado Naruto, e se mostrou assustado e arrependido de tê-lo feito. Seu laço de amizade com Naruto continua o mesmo, e ele não mata o amigo, não só porque não queria seguir os passos do irmão, mas justamente porque ele não é um traidor. Ele nunca conseguiu abandonar completamente seus laços.

sasuke-diz-obrigado-para-sakura.jpg
Ele também abandona a Sakura, mas isso também não é caracterizado como traição. Ele nunca prometeu pra ela que ficaria com ela. Além do mais, é completamente errado num casal que haja mulher submissa ao homem, e/ou homem submisso à mulher. Se esses dois ficassem juntos nesse momento, teríamos os dois casos ocorrendo. Mas a questão sobre como seria esse casal não cabe aqui. Sasuke, ao partir, ainda agradece Sakura com um generoso obrigado, e protege ela ao golpeá-la no pescoço, fazendo com que ela desmaie e não participe de lutas. Nesse ponto fica mais que clara a falta da traição, pois houve é proteção de Sakura por Sasuke, que sabia que se ela o seguisse seria assassinada pelo quarteto do som, com bastante facilidade ainda.

cena-ja-classica-com-sasuke-cortando-naruto.jpg
Mas há quem vá usar essa cena para me contrariar. Sasuke “quase” matou Naruto nessa cena, não fosse pela intromissão de Sai. Seria essa a prova de que Sasuke havia abandonado os amigos, traindo sua antiga amizade com eles? TAMBÉM NÃO! Se pensarmos com um pouco de lógica, até o mais novo vai perceber. Orochimaru estava observando essa cena, atentamente. Ele mesmo impede que Sasuke prossiga com a matança, quando esse resolve usar um jutsu mais poderoso. E Sasuke queria matar Orochimaru, mas ele não é ignorante. Ciente da força do lendário Sannin, Sasuke aproveitaria o momento proopício para atingir ele em uma fraqueza momentânea. E para ganhar esse momento ele precisaria conquistar a confiança de seu mestre. Nada melhor do que ameaçar a morte dos seus companheiros do passado. Porém, ele provavelmente atingiria vários pontos não vitais nos shinobis alí presentes, e não conseguiria lutar contra Yamato. Com isso, Orochimaru, com certeza, forçaria a fuga, pois estava bastante debilitado já. Ou seja, não houve, em hipótese alguma, a tentativa real de assassinato. Apenas uma forma de enganar Orochimaru…

sasuke-apos-derrotar-um-batalhao.jpg
E por falar em assassinados, mesmo estando do lado de Orochimaru, Sasuke não se tornou assassino. Nessa cena ele derrotou centenas de shinobis sem acertar seus pontos vitais. Eles estão todos vivos, caídos e com muita dor, mas nenhum morreu.

sasuke-apos-matar-orochimaru.jpg
E por falar em assassinato, Orochimaru foi o único shinobi que Sasuke matou, e ainda por cima, tem sua morte em dúvida através da história. Nem mesmo Deidara foi morto por Sasuke, pois ele se auto destruiu, ou seja, o único ser que Sasuke teria assassinado foi Orochimaru, e sendo o vilão que é, Sasuke fez um favor para Konoha, e toda a comunidade ninja. Não foi uma luta justa?! Óbvio que não, mas o único que iria querer luta justa com Orochimaru é Jiraya, e Sasuke não é obrigado a ser o ninja bonzinho.
Com tudo isso afirmo: SASUKE NÃO É UM TRAIDOR. Ele está caçando um traidor que, no entanto, recebe mais torcida do que Sasuke. Se fosse apenas questão de gosto era perfeitamente respeitável. O que eu não consigo entender é de onde vem o ódio das pessoas pelo personagem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário