sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

E quem sofreu mais? XD

Imagem por Unikguyraj / Deviantart

Naruto é uma das histórias mais focadas no sofrimento junto à superação do mesmo, que existe hoje no mercado de animês e mangás de grande escala. É natural já alguns fãs dizerem que Sasuke não tem o direito de fazer o que ele fez, usando o sofrimento como desculpa, já que Naruto também sofreu e se tornou um herói. Então venho à vocês tentando saber suas opiniões, quem será o verdadeiro sofredor da história de Naruto? Vale lembrar que eu só vou colocar os mais importantes
Primeiro, uma pequena descrição da causa da dor de cada um dos candidatos:
1.   Naruto: Ele perdeu os dois pais durante o conflito com a Kyuubi, e nem chegou a conhecê-los. Passou os doze primeiros anos de sua vida solitário, sem ter ninguém que cuidasse dele, ninguém que gostasse dele, ninguém que respeitasse ele. Era visto com preconceito por todos os adultos, que o enxergavam como a encarnação de um verdadeiro demônio. E mesmo aqueles que desconheciam o fato dele carregar a Kyuubi dentro de si, o detestavam pela sua personalidade, por ele ser um fracassado, por ser irritante, por atrapalhar todos. Os poucos que o achavam engraçado [como o Kiba, o Shikamaru e o Chouji], ou que o admiravam [como a Hinata] não diziam nada à ele. Enquanto se esforçava para conquistar o coração de todos, faz amizade forte com uma pessoa, que o abandona justamente por ser seu amigo, e o deixa sozinho para trás [Sasuke].
2.   Sasuke: Até os cinco anos sua vida era maravilhosa, com um irmão mais velho o qual admirava. Embora seu pai não lhe desse tanta atenção quanto ao irmão, era algo que não afetava Sasuke por ele  também admirar muito Itachi. Até que os seus pais, e todo o resto de sua família é assassinada, e essa vida maravilhosa é arrancada de si por seu próprio irmão, a única pessoa que ele admirava de verdade, e quem lhe dava verdadeira atenção, mesmo que pouca. Ele assistiu ao assassinado de todo o clã, recebendosem defesas a ilusão do Mangekyou Sharingan de Itachi, sentindo toda a dor dos mesmos. Depois ainda recebe a ordem de seu próprio irmão, de que deveria viver com ódio em seu coração, de que deveria desejar a vingança, e procurar agarrar-se à vida à todos os custos, mesmod e forma desonrada, para poder se vingar. Aos doze anos, quando Sasuke começa a, aos poucos, mudar seu próprio coração por estar fazendo sua primeira amizade verdadeira com Naruto, eis que surge novamente seu irmão, para lançá-lo novamente na ilusão do Mangekyou Sharingan, fazendo-o ver novamente o assassinato de seu clã e de seus pais, apanhando feito condenado até quase ficar em coma. Isso afundou de vez o coração do garoto nas trevas, e tanto a amizade de Naruto e vendo como o mesmo era mais forte que ele, quanto a bronca de Kakashi, foram a última pá de terra para seu “túmulo”.
3.   Neji: O garoto nasceu amaldiçoado, por estar na família secundária de seu clã. Ele é como um escravo, cujas próprias escolhas jamais seriam consideradas, justamente por ter a única função de servir. Ele nasceu com o destino de não conseguir proteger ninguém por amar, mas sim, apenas por obrigação, por servidão. Ele não passa de um fantoche nas mãos dos controladores de marionetes. Mas mesmo assim, ele consegue viver uma vida, de certa forma, feliz, podendo admirar coisas belas, como a Hinata. Ao lado de seu pai, de quem ele aprende os caminhos da vida, Neji encontra conforto. A única pessoa capaz de lhe dar isso, claro. Mas ele via como seu pai sofria, mesmo sem entender direito porque seu tio, irmão gêmeo de seu pai, pode tratá-lo como alguém “descartável”, perante a vida de sua filha. O estopim de seu sofrimento foi ver seu próprio pai morto, para proteger o bem estar da família principal dos Hyuuga, que por tantos anos têm desprezado completamente a família secundária. Como se não bastasse, Neji não pode, sequer, desejar nenhum tipo de vingança, já que um único dedo movido contra a família principal significaria sua morte, através do selo em sua testa, sem conseguir nem um único feito à seu favor. Ele é como um pássaro em uma gaiola…
4.   Gaara: Ele nasceu destinado à sofrer. Não era uma criança, não era um humano, não passava de uma arma para o país do vento. Logo que nasceu, foi incumbido de carregar o bijuu de uma cauda em seu corpo, ao custo do sacrifício de sua mãe. Não é de se duvidar que ele foi culpado, sua vida inteira, por seu pai, o Kazekage, pela morte de sua mãe. Por conta disso, já que ele era o mais novo da família, foi  tido como instrumento de matança por seu pai, e temido por seus irmãos, e por todos os outros moradores da vila. Cresceu solitário também, odiado por todos. Ao contrário de Naruto, em que o fato de ter a Kyuubi dentro de si era um segredo para as pessoas da mesma idade que ele, e apenas os mais velhos o odiavam de verdade, Gaara era odiado, e temido, por todos sem exceção. Gaara não sabia o que era dor física, não podia ser ferido, mas carregava uma terrível dor em seu coração, que não podia ser curada com simples tratamentos locais. Crescia carente de companhia e de amor. A única pessoa que dava atenção para ele era seu pagem, o irmão de sua mãe. Esse homem lhe ensinou o que era amor, e o que verdadeiramente importava na vida, e ele passou a respeitá-lo como sua única família. Mas esse mesmo homem tentou assassiná-lo na noite sombria de Suna, pois nutria um ódio por ele pela morte de sua irmã. Quando a única pessoa que você pensa que te ama tenta te matar, e você,  acidentalmente o mata por defesa própria, usando o monstro que reside dentro de seu corpo, o mesmo monstro que é a fonte de todo seu sofrimento, então você se torna um pouco esse monstro…
5.   Hinata: Ela nasceu e cresceu sob forte pressão. Era a escolhida para liderar o clã quando crescesse, mas sua docilidade a impedia de ter um grande talento para ar artes marciais Hyuuga, e sua timidez e inocência tiravam dela qualquer indício de capacidade para liderança. Por isso, seu pai a via com desdêm, por não cumprir com a sua obrigação para com o clã, uma vez que seu próprio irmão sacrificou uma vida inteira como um membro da família secundária, e sua filha não conseguia sequer lutar direito. Depois que Hizashi, seu tio, se sacrificou para salvar seu pai da morte, justamente porque ela, a “princesinha”, foi raptada pelo inimigo durante a noite, Hinata foi completamente desprezada por seu pai, e por seu clã. Viveu ouvindo dos outros que não passava de uma fraca, tendo todos exigindo demais dela, enquanto sua timidez a impedia de viver sua própria vida. Um amor pelo Naruto que ninguém compreendia cresceu em seu coração, e sua timidez, mais uma vez, a impediu de aproveitar esse sentimento corretamente do começo ao fim. Ao invés disso teve que se preocupar em, pelo menos, fazer com que seus valores fossem enxergados por alguém, qualquer um…
6.   Nagato: Viu seus pais serem assassinados na sua frente, sem poder fazer nada, por ninjas de Konoha. Antes disso, já tinha que enfrentar, em uma família pobre, a vida miserável do meio de uma guerra. Agora, sem os pais, ele não passava de uma criança de rua, sem ter o que comer, o que beber, sem ter amigos ou família [todos mortos na guerra]. Em meio à essa solidão, ele encontra amigos, com quem pode contar. Primeiro um cachorro, que não se importou em andar com ele, mesmo estando ele sem ter nada para comer. Depois duas outras crianças, que o viram com ternura, e o acolheram em sua turma. Juntos eles fizeram o possível para sobreviver, roubando comida, e se abrigando em cavernas. Em pouco tempo, seu primeiro bom amigo morre, o cachorro, atingido por uma simples kunai explosiva que foi completamente ignorada pelos shinobis que a lançaram. Em meio à esse sofrimento, foi treinado por um ninja, um dos que estavam lutando, que foram responsáveis pela morte de seu cachorro. Sem perceber, ele foi conquistado por esse ninja, e passou a respeitá-lo como seu mestre. Mas assim que ele atingiu maturidade o suficiente para tomar conta de si próprio foi abandonado por esse mestre, e deixado novamente para viver os terrores do mundo ninja. Mas agora ele tinha um ideal no coração, e faria de tudo para proteger a idéia de um mundo de paz no futuro. Ele e sua turma crescem como uma enorme gangue ninja dentro de seu país, mas os planos gananciosos de dois homens inescrupulosos arruinaram completamente com a vida do garoto, fazendo seu melhor amigo, e líder da sua gangue, se suicidar, usando sua própria Kunai. Isso é o suficiente para transformar um messias em um Deus tirano…
7.   Remanascentes das guerras ninja: Esses personagens tiveram seus sentimentos e sofrimentos trabalhados na trama de Naruto também, porém, com muito menos intensidade [à meu ver] do que todos os outros personagens. Nós conseguimo ver com clareza a forma como esse sofrimento influenciou em suas personalidades, e na história. Por exemplo, vemos a perda do irmão, e do amado de Tsunade, lhe garantindo o medo de sangue, o que possibilitou que Naruto aprendesse o Rasengan, e vemos como isso influencia na forma de governar de Tsunade. Mas em casos como esses o sofrimento não é tão intensamente trabalhado como nas histórias citadas acima. São casos como os dos personagens: Kimimaru, Orochimaru, Tsunade, Yahiko e Konan, todos do time do som, Haku e Zabuza, etc… Todos esses personagens possuem seus sentimentos e sofrimentos trabalhados com a mesma intensidade, muito inferior à do sofrimento citado acima, dos outros personagens, mas ainda assim, podendo ser julgado como maior.
Enfim pessoal, votem. Se vocês votaram na sétima opção, não se esqueçam de dizer por qual personagem foi esse voto, e porque votaram nele, nos seus comentários. Até breve… XD

[EDIT] Vou repetir, como já tinha dito anteriormente. XD A opção número 7 vale para todos os ninjas que sofreram também na história e que você, leitor votador, julgar que sofreu tanto quanto ou mais que os outros. Quem quiser votar no Itachi tem que votar nessa opção. Afinal de contas, o sentimento dele foi tratado apenas após a sua morte, não foi algo que influenciou a história diretamente em nossas visões de enxergá-la. Diferente do sofrimento de Sasuke, que nos faz amá-lo ou odiá-lo, o de Hinata, que nos faz ter pena dela desde o começa da história, e temer mortalmente a sua morte, o de Nagato, que transformou alguém como o  Naruto em um deus malígno que quase destruiu Konoha por completo, o de Neji, que também nos fez odiá-lo antes, e respeitá-lo depois, o de Gaara que nos fez temê-lo, depois odiá-lo e, por fim, amá-lo também, ou, por fim, o Naruto, que não precisa ser explicado né. XD Agora, quem quiser votar em Sakura, em Itachi, ou Kidoumaru, em Tsunade, ou qualquer outro, eu pelo menos não julgo os seus sofrimentos vitais no decorrer da história, então votem na opção número 7. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário