terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Enganar é uma velha arte ninja…

Imagem by Kain 17 / Deviantart


Venho por meio desta mostrar alguns dos motivos pelos quais eu não acredito em uma só palavra do que o Sasuke disse para o Madara. ^^

Vamos começar observando algumas coisas interessantes que ocorreram com o Sasuke.
A partir do capítulo 397 iniciou-se a relação que Sasuke tem com a Akatsuki através de Madara.
Vemos aqui, aqui, aqui, aqui e em muitas outras páginas, dos capítulos que vão desde o 397 até o capítulo 403, que o Sasuke não confiava em Madara, e com razão, afinal de contas, Sasuke havia ouvido de Itachi que Madara o ajudou a assassinar o clã Uchiha. Essa característica foi reforçada pelo Madara bem aqui.
Logo, Madara afirma para Sasuke que ajudou Itachi a assassinar seu clã. Porém, as seguidas revelações de Madara sobre Itachi fazem com que Sasuke acredite em suas palavras. Ou seja, Sasuke acredita que tudo que Itachi fez foi para protegê-lo, foi para seu bem, acredita que Itachi se sentiu forçado a fazer tudo que fez  para proteger um número maior de vidas e evitar a guerra, acredita que Danzou, os conselheiros e até indiretamente o Sandaime são responsáveis por tudo isso, e, portanto, acredita em cada palavra de Madara. Ele também não teve nenhum motivo para desacreditar, afinal de contas, suas lembranças reforçaram o que Madara afirmava.
PORÉM em nenhum momento Madara se ausenta da culpa de ter participado do massacre Uchiha, e em nenhum momento Sasuke se mostra disposto a acreditar no “lado santinho e vitimado de Madara”. Afinal de contas, ficou claro que o Madara é malígno, e que seus motivos não tiveram, nem de longe, metade dos ideais benéficos que Itachi tinha. Pergunto agora, Sasuke confia em Madara ou Sasuke acredita em Madara?
Resposta: Sasuke apenas acredita, mas não confia. No capítulo seguinte vemos Sasuke como líder do time Taka fazendo um acordo com Madara. Ninguém em seu time confia em Madara e/ou na Akatsuki, e Suigetsu ainda possui uma richa com Kisame. Vale lembrar, que Sasuke reuniu os membros do time Taka prometendo-lhes que os ajudaria em seus objetivos se eles o ajudassem a cumprir o seu próprio objetivo. Portanto, para cumprir sua promessa, Sasuke não pode opor o desejo de Suigetsu de obter a espada de Kisame e, portanto, não pode ser completamente à favor da Akatsuki.
Sete capítulos depois, vemos Sasuke afirmar pela primeira vez que ele, e seu time, é que estão “usando” a Akatsuki. Ou seja, eles não estão aliados à Akatsuki, mas tentando usar a organização como uma ferramente. Não afirmo que eles estão conseguindo, mas esse foi o objetivo que Sasuke deu à entender nesse ponto. Mas à partir daqui temos um flashback, mostrando um diálogo que Sasuke teve com Madara antes da busca pelo Oito caudas, onde ele afirma que seu objetivo é destruir Konoha, e alega que mentiu para seus aliados do Taka.
Agora pergunto, se o grupo Taka é fiel ao Sasuke e prometeu ajudá-lo no que fosse preciso para que Sasuke pudesse os ajudar, então porque Sasuke mentiria para eles? Se eles já estiveram do mesmo lado de Orochimaru, e não possuem vínculos com Konoha, porque eles se importariam com a completa destruição do país? Karim é absurdamente caída pelo Sasuke, e por mais que ele evite, não tem como não perceber o quanto ela lhe é fiel. Suigetsu precisará da ajuda de Sasuke para cumprir seus objetivos, e Juugo é leal à Sasuke pois sabe que Kimimaru deu sua vida por ele. Claro, até esse ponto da história, onde Sasuke conversou com Madara, Sasuke ainda não havia provado da lealdade de seus companheiros.
Mas à partir daqui ele viu como eles o protegeriam mesmo arriscando suas vidas, e até mesmo os associou com seus antigos amigos. Tá certo que o ato de ter liberado o Amaterasu pode ser tanto responsabilidade do desejo de Sasuke de proteger esses novos amigos, como do desejo de proteger sua própria vida, mas vemos nesse momento onde mesmo sem saber se ele seria capaz de apagar o Amaterasu ele tentou o máximo possível, suportanto a dor que lhe causava, para salvar Karin. Concluo que Sasuke é tão fiel aos seus companheiros como eles são fiéis à ele, ainda assim ele estaria mentindo para o Taka, e contando a verdade para aquele que ajudou Itachi a assassinar todo o clã? Sasuke culparia mesmo toda a vila de ser cúmplice do assassinato Uchiha (mesmo tendo Madara afirmado pra ele que os únicos que sabiam da verdade eram Itachi, Madara, os conselheiros, Danzou e Sandaime), ao invés de culpar o próprio Madara, que participou do ato do crime? Sasuke pode ser um quadro em branco, e estar sujeito à influências, mas sempre foi chamado de gênio. Ele não é burro o suficiente para não enxergar coisas tão absolutamente simples…
O único porém, no meio de tantas provas contra essa obstinação do garoto em “destruir Konoha” está nesse trecho, não vou omitir, óbvio, onde Sasuke diz em pensamento o seu objetivo de destrui Konoha com seu novo poder. No entanto, pergunto eu, logo depois de deixar o copo cair por sofrer desse mal nos olhos, Sasuke pensaria mesmo que é capaz de eliminar todo mundo em Konoha? Pensaria ele que é capaz de derrotar Kakashi + outros Jounins, Tsunade que é uma Sannin e a Hokage, e Naruto, que tem um bijuu teoricamente bem mais poderoso que o Oito Caudas? Já disse que ele é um quadro branco, mas não é burro, na minha opinião não é isso que ele pensa.
Há alguns capítulos atrás Sasuke já havia dito que seu objetivo principal era assassinar os conselheiros e Danzou, e não se envolver com nenhum outra batalha. Kisame afirma que se ele o fizer, ele terá que, invevitavelmente, se envolver em alguma batalha. Sasuke não é burro, e sabe que isso é verdade, no entanto, ele resolve ouvir a proposta de Madara. Notem que se ele obstinasse atacar Konoha desde o começo ele teria considerado sua falta de poder, e aceitaria capturar o oito caudas para suprir tal necessidade. E na luta contra o monstro ele viu o quão poderoso ele é, e poderia realmente possuir esse poder se mantivesse aliado à Akatsuki, mesmo não confiando nela, no entanto ele recusa o poder do Hachibi. Outra coisa me intriga muito. Sasuke possui um Sharingan tão avançado que foi capaz de enxergar micro-bombas de chakra em sua corrente sanguínea, foi até mesmo capaz de quebrar um Tsukoyomi, logo, como não perceber que o Hachibi que ele levara para a Akatsuki era falso? Como nem ele, nem a Karin que sente chakra, não perceberam que o verdadeiro Killerbee estava escondido no mesmo local onde eles lutaram? Como o Sasuke, que foi o responsável por cortar fora o tentáculo que o Hachibi usou para fazer o falso Killerbee, não perceberia que ele é falso? Na minha opinião, ele percebeu.
Na minha humilde opinião, Sasuke está usando a Akatsuki, para bolar um meio de cumprir sua vingança, não  apenas contra os conselheiros e Danzou, mas contra Madara, por ser ele diretamente culpado também. Para isso Sasuke precisa de poder, não somente para chegar à matar apenas os conselheiros, mas para conseguir,  mesmo contra a Akatsuki, derrotar aquele que Itachi, com todo seu poder, não conseguiu, Uchiha Madara. Ora Flamer, mas e a frase do capítulo 417? Não esqueci dela. Vamos à tradução exata dela, qual o verdadeiro significado das frases do capítulo:
Suigetsu: Então Sasuke, acha mesmo que você ganhará o poder do Hachibi?
Sasuke: Eu não faço idéia. Mas não acho que precisarei dele agora…
Suigetsu: Porque não?
Sasuke (pensamento): Eu tenho um novo poder… Um poder forte o suficiente para destruir Konoha!
Notem que ele apenas faz uma comparação com o nível de seu poder. Ele pensa consigo mesmo, orgulhoso, presunçoso e arrogante como ele sempre foi, que seu poder é tão forte que poderia destruir Konoha inteira se necessitasse. Não afirma em nenhum momento, à esse ponto, que ele objetiva destruir Konoha, mas diz pra si mesmo que está forte pra caramba! Claro que ainda temos motivos suficientes para acreditar, um mínimo que seja, que ele está mentindo mesmo e que objetiva destruir Konoha. Kishimoto nos mandou ultimamente uma dica de como Sasuke não objetiva e não vai fazer isso de qualquer forma. Se parte de Konoha já está destruída, como poderia Kishimoto dar à Sasuke esse objetivo? Não acredito mesmo, em nenhum momento que Sasuke esteja obstinado à essa missão, pois não existe mais nenhum sentido nela…
Sabe, em uma época eu afirmava para mim mesmo, veementemente, que Itachi era um ser malígno, que matou todos do seu clã, inclusive seus pais, apenas para testar seu poder. A Jú pode confirmar o quanto eu defendi essa minha opinião, e o quanto ela afirmava que Itachi era controverso e podia estar enganando à todos com essas suas palavras. Hoje admito que errei nesse ponto, e digo mais, parece-me um dom Uchiha que eles representem a arte ninja mais antiga, a de enganar. Madara, Itachi, Sasuke, todos estão envolvidos em uma rede de manipulações, onde ficou praticamente impossível afirmar corretamente quem está enganado e quem está enganando. Na minha opinião, o que todos acham de Sasuke é tão errôneo quanto o que eu um dia achei de Itachi.
Sasuke quer usar a Akatsuki para, com isso, obter sua vingança contra os conselheiros e Danzou, e vai, nesse processo, enganar a Akatsuki da mesma forma como planejou fazê-lo contra Orochimaru, com um ponto contra. Dessa vez Madara deve ter percebido tal plano de Sasuke no momento em que o Hachibi revelou-se falso no selamento. Portanto, não sei se Sasuke vai conseguir se safar dessa e enganar mesmo a Akatsuki, ou vai precisar ser salvo pelo Naruto, da forma como Naruto deseja, mas sei que destruir Konoha não é seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário