segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Utakata


Utakata (ウタカタ, Utakata) foi um nukenin de Kirigakure e o jinchūriki do Rokubi, que foi capturado e selado pela Akatsuki, causando sua morte, quando a besta foi extraída.

Personalidade

Kishimoto descreveu Utakata como "encantador". Na saga do Kinjutsu do clã Tsuchigumo, onde o personagem de Utakata é mostrado como personagem foco, ele é normalmente representado com uma personalidade estóica calma e despreocupada. Preferindo a solidão e não é particularmente muito de falar. Apesar de, ser um sujeito sensível e educado como mosrado com seu mestre, ele normalmente consegue levantar sua irritação e raiva. Hotaru é muitas vezes no fim de recepção da ira de Utakata sobre esta matéria como ela constantemente se refere è ele como seu "mestre" (师匠, shishō). Como resultado de sua relação complicada com seu mestre falecido, ele absolutamente despreza a palavra, tendo observado que ele não é tolo o suficiente para nunca assumir esse título.
Em um exemplo, ele disse: "Eu lhe disse para não me chamar de mestre", para Hotaru enquanto flutuava para longe em uma bolha. O apego inflexível de Hotaru e reverência a Utakata perturba-o. Apesar dos sentimentos de proteção de Utakata para Hotaru, eles são difíceis para ele reconhecer e expressar devido à sua natureza nômade e do que passou antigamente, embora ele aga, se alguma vez Hotaru está em perigo. Hotaru quando mostrou à Utakata o kinjutsu que havia sido selado dentro dela, ele visivelmente expressou raiva e indignação por alguém ter feito isso assim. Ele também tem um forte senso de honra, muitas vezes, determinado a pagar suas dívidas aos outros (como assumindo um papel de guardião para Hotaru desde que ela e Tonbee o salvaram). Como Naruto, ele resolveu não confiar no poder de seu Bijū, consciente da destruição que pode causar, e isso indica a sua maturidade. Tonbee também comentou que Utakata faltava "ganância".

Aparência

Utakata é um jovem homem alto, magro, com pele pálida, olhos dourados e cabelos negros que chega até os ombros. Sua franja cobre grande parte do lado esquerdo de seu rosto. Ele veste um longo kimono azul adornado com um emblema de três pequenas bolhas nas costas, um par de calças pretas debaixo de seu kimono abaixo do anel, e uma faixa laranja. Ele carrega um jarro de bambu, preenchidos com uma solução de sabão, e um cachimbo.
No anime, onde seu passado é exposto em diante, é mostrado que durante o seu tempo em Kirigakure, ele usava um terno cinza de corpo inteiro, juntamente com uma variante da jaqueta da aldeia que havia guardas ombro muito baixa, bem como um zíper e uma bolsa de parte superior do tórax direito. Ele também usava protetor de testa da sua vila, luvas,assibm como ataduras em seus antebraços.

História

Passado

Antes dos eventos da saga do Kinjutsu do clã Tsuchigumo, Utakata prometeu a si mesmo para nunca usar o poder do Rokubi e treinou com seu mestre Harusame. Eventualmente, Utakata viria a alegar que Harusame o traiu, quase levando a sua vida, pelo poder do Bijū.
De acordo com um membro da ANBU Kirigakure, seu mestre não traiu-o, na verdade, mas estava realmente tentando extrair o Rokubi de Utakata. O processo não saiu como planejado, e em vez de retirar o Bijū, Harusame forçou a transformação de Utakata no Rokubi e foi morto por ele. Com apenas lembranças fragmentadas do incidente e a impressão da traição de Harusame, Utakata cresceu desiludido e cético sobre a relação entre um mestre e aluno. Ele se tornou um andarilho, constantemente lutando contra pessoas que estavam atrás dele, particularmente os Oinins enviados de Kirigakure para recuperar ele.
Um dia, ele foi atacado novamente. Uma garota chamada Hotaru, que passou lá, assumiu os assaltantes estavam atrás dela. Utakata conseguiu afastar seus agressores, mas foi ferido no processo. Acreditando que Utakata tinha salvado-a, Hotaru levou ele à fortaleza de sua família para tratamento. Depois de ele se recuperar, Hotaru implorou-lhe para treiná-la em seu ninjutsu, mas Utakata se recusou inflexivelmente, não querendo tornar-se mestre de ninguém.

Naruto Shippūden

Kinjutsu do clã Tsuchigumo

Querendo pagar a dívida de ter sua vida salva, Utakata concordou em levar Hotaru e o kinjutsu do avô dela seguramente, até ser entregue ao clã de sua aldeia.
Ao longo do caminho, porém, ele encontrou Naruto Uzumaki e sua equipe, que também havia sido designado para proteger Hotaru. Vendo que os ninjas de Konohagakure eram fortes, ele sentiu que poderia confiar neles para guardar Hotaru sem ele, libertando-o da sua dívida. Deixou-a então, apesar dos apelos de Hotaru para ele ficar, como ele disse que não era tolo o suficiente para querer o título de "mestre" (师匠, shishō).
Mais tarde, ele foi visto enquanto descansava sob uma árvore, e acabou adormecendo e tendo um sonho sobre seu passado com Hotaru no forte, que se transformou em um pesadelo sobre a traição de seu próprio mestre. Pouco depois de acordar deste pesadelo, Utakata viu um lampejo de uma sombra, e decidiu investigar. Ele viu um grupo de bandidos, a equipe de Akaboshi, que estava falando sobre o jutsu proibido. Utakata os confrontou e refletiu sobre a tomada do jutsu para si mesmo, se era tão tentadoramente poderoso. Ele então passou a combatê-los, facilmente superando eles e seus jutsus, até que, no entanto, eles encurralaram-o com uma barreira, que depois explodiu com Utakata ainda dentro.
Quando Akaboshi e seu grupo conseguiu encontrar Hotaru e cercavam-na na floresta, Utakata chegou e salvou-a do grupo, que ficaram chocados ao ver Utakata ainda vivo e ileso de seu jutsu. Utakata fugiu com Hotaru em uma bolha, e eles foram em algum lugar próximo, mas seguro. Utakata estava prestes a sair novamente, mas Hotaru, tentando convencê-lo a não deixá-la sozinha, parcialmente tirou a camisa, mostrando-lhe algo em suas costas que o chocou. De repente, os ANBUs de Kirigakure encontraram Utakata e envolveu-o com o seu Suiton: Suiben e começou a dominá-lo eletrocutando-o com o Raiton: Chibashiri. O capitão revelou a Hotaru, que estava refém, que Utakata estava em seu Bingo Book, e era procurado pelo assassinato de seu mestre. Naruto e sua equipe chegaram e conseguiram soltar um dos chicotes de água que estava segurando Utakata. Ambos os lados começaram a lutar, mas o líder dos ANBUs de Kirigakure apareceu, e discutiu a situação com Yamato. Devido à insistência de Hotaru de estar com Utakata, foi concordado que até ela estar segura, ele ficaria com eles, mas depois, eles retomaria a sua busca por Utakata. Tsurugi, o líder dos ANBUs, pediu para Utakata para retornar à Kirigakure, dizendo que a aldeia mudou, já não ganhando o apelido de Aldeia da Névoa Sangrenta. Utakata recusa, e diz que ele vai continuar fazendo o que quiser.
Após a separação do grupos, as costas de Hotaru começa a doer de uma lesão sofrida durante a luta anterior. Utakata manda Naruto coletar ervas medicinais. Quando Naruto volta, ele testemunha o que foi feito nas costas de Hotaru, onde há o kinjutsu do clã Tsuchigumo colocado. Utakata diz com desdém absoluto que há pessoas que egoisticamente aproveitam da confiança das pessoas, apenas para usá-las como ferramentas.
Utakata fica chocado ao saber que Hotaru realmente tinha pedido para o jutsu ser selado nela. Depois ela explicou que queria que o sonho de seu avô de restaurar a glória de seu clã se realizasse quando Tonbee expressou sua tristeza que agora o clã tinha provavelmente perdido muita força para nunca voltar a esse estado, ele sugeriu que acabassem com o perigoso potencial do jutsu proibido e destruíssem-o. Utakata ficou surpreso pelo avô de Hotaru ter criado uma maneira segura de removê-lo do corpo de Hotaru. Quando Tonbee insistiu que nenhum verdadeiro mestre faria tais coisas terríveis sem um caminho para desfazê-las, Utakata pensou se o mesmo era verdade para seu mestre. Depois de Hotaru estar convencido de ter o jutsu proibido removido e destruído, Utakata resolveu encontrar Tsurugi novamente para saber algumas respostas sobre o seu mestre.
Quando não consegue encontrar Tsurugi, ele encontra um pássaro mensageiro com uma nota para ele. Embora seja de Hotaru dizendo que ela encontrou Shiranami, Utakata ainda sente um mal-estar, e uma sensação de que algo está errado. Ele vai até o local onde Hotaru escreveu e descobre que Shiranami é realmente o líder dos bandidos, e que Naruto estava preso em um jutsu de selamento. Utakata então usa seu chakra do demônio para assustar os bandidos e fazê-los fugir.
Depois, ele e Naruto seguem Shiranami de volta para a aldeia, onde descobrem que Shiranami assumiu o controle de Hotaru e do kinjutsu dela. Felizmente, Yamato e os outros chegam para conter os moradores enquanto Utakata e Naruto vão para salvar Hotaru. Quando eles chegam, Shiranami estava usando Hotaru para reunir todos os tipos de chakra necessários para a utilização do Dohatsuten, e prende os dois jinchūriki com seu Jibaku Jutsu. Mas ambos usaram seu chakra de Bijū para quebrar suas ligações e atacaram, apenas para Shiranami, que tem o controle do kinjutsu, usar o Dohatsuten. Embora ferido pelo Dohatsuten, ele sobreviveu e como Naruto tomou Shiranami, Utakata correu para salvar Hotaru, antes do kinjutsu ser utilizado uma segunda vez. Utakata suprimiu a explosão se transformando em sua forma do Rokubi completo. Com Shiranami derrotado e Hotaru segura, Utakata aceita seu papel como mestre de Hotaru, mas primeiro ele quis falar com os ANBU de Kiri para viajar e treinar com sua nova aluna.
Em seu caminho, ele descobriu uma máscara de ANBU ensanguentada e é confrontado por todos os Seis Caminhos de Pain. Pain ataca Utakata, usando o Caminho Asura para incapacitá-lo em um deslizamento de terra. Antes que ele fosse capturado, ele envia uma miríade de bolhas para Hotaru, que não tinha conhecimento de seu destino iminente. Após sua captura, Akatsuki extraiu o Rokubi de Utakata, resultando em sua morte.

Habilidades

No anime, em batalha, ele mostrou-se ser muito ágil, se esquivava sem esforço de todos os ataques de Naruto e os ataques de Nango, Akaboshi, Benten, e Chūshin. Ele foi muito atento quando ele percebeu que Akaboshi e seu grupo teve uma mudança em seu fluxo de chakra. Ele também é experiente no rastreamento e em remédios de ervas.

Técnicas Elementais

Utakata luta usando bolhas de sabão (しゃぼん玉, Shabondama) ninjutsu que cria bolhas (バブル , Baburu-kei) de Suiton, feito por um cachimbo de bolhas.
No mangá, as bolhas de Utakata demonstram uma propriedade explosiva como pode ser vista com o Suiton: Hōmatsu no Jutsu, pelo qual se pode explodir bolhas quando entra em contato com o adversário, ou também pode ser manipulado para explodir todos de uma vez.
No anime, este estilo de ninjutsu é mostrado muito versátil. Capaz de criar táticas para além de simplesmente prejudicar os adversários, a técnica de bolhas de Utakata concede uma ampla gama de opções ofensivas e defensivas em combate. Kibakuhō, é um exemplo de uma habilidade ofensiva, em que Utakata emite fluxos de bolhas explosivas que detonam à vontade. Com uma outra técnica ofensiva de Utakata, ele pode criar dezenas de bolhas cheias de tinta que podem imobilizar e matar os adversários instantaneamente, sem deixar nenhum rastro deles. Defensivamente, as bolhas são igualmente adaptáveis. Usando a Técnica da Bolha Flutuante, Utakata pode transportar e esconder-se simultaneamente. Ele também pode criar uma bolha barreira enorme para proteger a si mesmo ou seus aliados de ataques.
Utakata é capaz de criar algumas bolhas sem o uso do seu cachimbo. Em um exemplo, quando a técnica de Shiranami perseguia um pássaro mensageiro, Utakata bateu sua bolha flutuante e conjurou outra sob seus pés enquanto seu soprador de bolhas estava ocupada com a defesa da ave.

Transformações Jinchūriki

Quando Utakata perde a calma, ele ativa o poder do Rokubi, permitindo-lhe usar uma parte do chakra do Rokubi, semelhante à de Naruto e Killer B. Antes de libertar o Bijū, os olhos de Utakata ficam dourados. Embora não seja um dos quatro mencionados para ser capaz de controlar totalmente o seu Bijū, Utakata é capaz de usar o poder de cada nível de chakra do Rokubi até a forma do Rokubi completo, como Yugito Nii. E, apesar de sua promessa de nunca usar o poder do Rokubi, ele foi capaz de parar e absorver uma técnica poderosa, Dohatsuten, sem qualquer dano.
Quando ele foi ressuscitado, o Rokubi foi selado novamente dentro dele. Utakata foi capaz de transformar parcialmente no Rokubi, liberando uma cauda. Quando foi atacado e imobilizado pelo clone de B, Utakata se transformou em sua forma "Versão 2" para evitar ser selado. Quando Utakata atacou B com uma versão mais avançada, ele foi capaz de mostrar um substância alcalina corrosiva, que foi forte o suficiente para queimar a mão do Hachibi.
Curiosidades
  • Utakata (泡沫) refere-se as bolhas na superfície de um líquido. Idiomaticamente, também significa "transitório", "efêmera".
  • Ele tem dois temas musicais que são remixes do tema de Guren. Um deles é a parte final do tema chamado Guren, e o outro é chamado de Reflexão.
  • O Bingo Book de Kirigakure afirma que Utakata vale uma recompensa de 50 milhões ryō.
  • O lugar onde o Rokubi está sendo extraído por Harusame de Utakata lembra Stonehenge.
  • Para evitar que o jinchūriki se torne um traidor da vila natal, é tradição para o jinchūriki ser alguém da família do Kage da própria vila. Devido a este fato, Utakata pode estar relacionada com um dos Mizukages.
Frases
  • (Para Naruto) "Eles pensam de nós ... como meros instrumentos. Ferramentas ... que não falam."
  • "Meu ódio fechou meus ouvidos ... Mas eu ouvi ..."
  • (Últimas palavras) "Hota ... ru ... você ... deve viver ..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário