sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mangekyou Sharingan… Como despertá-lo?

Imagem por Shawnaize / Deviantarts


-Mate o seu melhor amigo… Só assim você conseguirá olhos iguais aos meus…
O que Itachi quis dizer com essa frase?
Por “olhos iguais aos meus” sabemos muito bem que Itachi se referia ao Mangekyou Sharingan. Mas depois que surgiu Kakashi com Mangekyou Sharingan, e nós sabíamos que ele não tinha matado o melhor amigo, e depois de ver Madara contando a história de como ele e seu irmão conseguiram tal poder, fica-nos a dúvida. O que Itachi quis dizer com isso, exatamente?
Quem aqui é tolo o suficiente para acreditar que o ato de matar alguém concederá poderes a algum personagem qualquer? Eu não sou. O Fato é que não é o ato de matar o melhor amigo que desperta o Mangekyou Sharingan, mas as consequências ao fazê-lo. De todos os shinobis que possuem o Mangekyou Sharingan, somente um nos concedeu a honra de presenciar o processo desse despertar. Graças a Madara, pudemos ver Sasuke despertando esse poder em seus olhos.
Mas o que Madara fez para Sasuke despertar esse poder? Até então, Sasuke manifestou poderes do Mangekyou Sharingan de seu irmão, Itachi, mas isso foi porque o seu próprio irmão havia lhe transferido o Amaterasu para servir como defesa contra Madara. Sasuke não havia despertado o Mangekyou Sharingan, mesmo tendo assassinado Itachi. Mas nem sequer foi ele quem matou Itachi que, aliás, nem ao menos é o melhor amigo do Sasuke…
Acontece que pelo presenciado despertar do Mangekyou Sharingan de Sasuke podemos tirar todas as conclusões de que necessitamos.
1º- A morte não precisa ser, necessariamente, do melhor amigo, mas de um ente muito querido, o mais próximo do shinobi, o mais próximo do assassino, o mais próximo daquele que despertará o mangekyou sharingan.
2º- O despertar não se dá pela morte, mas pelos efeitos colaterais da mesma. O sentimento de culpa, o ódio, a tristeza, a angústia, todos os sentimentos ruins que se acumulam no coração de alguém que perdeu um ente querido, são os responsáveis por despertar o mangekyou sharingan.
Visto isso, Sasuke poderia ter despertado seu poder assim que viu seus pais morrerem, dentro do Tsukoyomi de Itachi, não? Claro, se ele tivesse concretizado o terceiro requisito.
3º- Para despertar, o Uchiha deve, antes, ter desenvolvido seu Sharingan normal no máximo. Ou seja, ter as três vírgulas, e fazer bom uso delas.
Sasuke mal tinha despertado apenas uma vírgula em cada olho do seu sharingan, jamais poderia despertar um Mangekyou. Então surge outra pergunta. Porque Sasuke não despertou esse poder assim que ele “matou” Itachi, já que Itachi era um ente muito querido dele? Simples, porque aquela foi a vingança bem suscedida de Sasuke. De certa forma, em sua mente, a culpa se escondia no buraco mais profundo, e não deixava a dor e o sofrimento tomarem o lugar do alívio que ele sentiu assim que teve seu irmão morto, e a sensação de uma tarefa cumprida. Porém, quando Madara resolveu contar a história de Itachi para Sasuke, a qual ele demorou muito a acreditar, já que sua mente fazia o possível para não acreditar que ele tinha cometido o maior erro de toda sua vida, foi quando Sasuke sentiu a culpa. Madara fez Sasuke carregar em suas costas o peso da culpa, da tristeza, do sofrimento, da angústia, do ódio, pela morte de seu irmão.
Depois, e somente depois, de semear essas questões no coração de Sasuke, foi que seu Mangekyou sharingan foi desperto. E é por isso que o Mangekyou Sharingan deve ser considerado um doujutsu amaldiçoado, pois depende do enorme sofrimento do Shinobi para despertá-lo.
Adendo (Teoria): E como teria Kakashi desperto seu Mangekyou?
Não há nada confirmado. Acredito que com a vida de Kakashi por um fio, com ele vagando entre os corredores que dão para o outro mundo, teremos essa questão respondida em pouco tempo, mas enquanto isso não é confirmado, vejamos o que eu acho:
1º- Kakashi não tinha 3 vírgulas no seu Sharingan quando recebeu ele de Obito. Portanto, por mais que ele se sentisse culpado, triste, angustiado, odioso, etc., não poderia despertar o Mangekyou. Com o passar do tempo, essa culpa deu lugar ao sentimento de responsabilidade pelos membros de Equipe que Kakashi possui…
2º- Rin já estava morta na fase clássica, o que quer dizer que não foi pela morte dela que Kakashi despertou o Mangekyou. Kakashi se ausentava da culpa pela morte de seus companheiros, fazendo visitas, TODOS OS DIAS, ao túmulo deles, o que resultava nos seus constantes atrasos.
3º- Exaurido da culpa pela morte de Obito, e da culpa pela morte de Rin, só nos resta procurar outro fator para servir de estopin para o despertar do seu Mangekyou Sharingan.
Só me resta lembrar de uma única coisa que aconteceu entre a saga clássica e a saga shippuuden que tenha relação direta com o Kakashi. O abandono de Sasuke em busca de Orochimaru. Kakashi era o shinobi jounin responsável por tentar resgatar Naruto e Sasuke. Ele saltou com toda sua velocidade por entre as árvores, segundo, junto com Pakkun, o cheiro de Sasuke, e no final acabou deparando-se apenas com Naruto. Ver seu pupilo, até então favorito, se perder por entre os caminhos obscuros do mal, após ter usado Chidori, a técnica que ele mesmo criou e ensinou para Sasuke, para atingir Naruto, um companheiro de sua equipe… Para Kakashi, deve ter sido uma das coisas mais dolorosas pela qual ele passou, já com o seu Sharingan em nível 3.
Vamos listar o quanta coisa Kakashi deve ter sentido por isso:
1- Não foi capaz de salvar seu pupilo.
2- Não foi capaz de proteger, novamente, um Uchiha, como foi com Obito.
3- Foi o responsável por criar e ensinar a técnica de assassinato a qual Sasuke usou para fugir.
4- A mesma técnica foi usada para atacar um membro da equipe de Sasuke. Não era qualquer um, era um amigo. Lembremos que após o incidente com Obito, Kakashi valoriza as amizades acima de tudo.
Bom, se isso não serve para gerar em Kakashi a culpa, o ódio, o sofrimento, a angústia, e todos os sentimentos necessários para despertar um Mangekyou Sharingan, depois de uma bela noite de insônia, eu não sei mais o que seria capaz… ^^
Lembrem-se, é só teoria. XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário