terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Morte… Revés necessário para o crescimento…

morte-reves-necessario

Uma das características que tornou a saga shippuuden mais madura do que a saga clássica de Naruto é a quantidade de mortes. Muitos reclamaram e ainda reclamam disso,  pensam que Kishimoto faz isso por simples diversão ou por estar de saco cheio de tais personagens…
Pensemos, o que seríamos de nós hoje não fosse a morte dos nossos antepassados? Seríamos ofuscados por seu brilho, se eles vivessem até hoje, imortalizados, pois teríamos gênios que se desenvolveriam ainda mais que nós, seriam melhores que nós em tudo, jamais dando uma única chance da nossa geração assumir. Tá certo, fui radical afirmando isso, mas há uma ponta de verdade no que eu digo aqui.
As mortes no mundo de Naruto não vieram à toa, todas possuem propósitos importantes, e é por isso que eu as respeito, as analiso e às vezes até gosto de algumas mortes terem acontecido pelo bem do decorrer da história.
Longe de mim criticar outros animês ou mangás, afinal de contas o que é meu favorito, em primeiro lugar, sempre foi e sempre será Cavaleiros do Zodíaco, e ficando em segundo lugar está Dragon Ball. ^^ Surpresa pra vocês, que vêem que Naruto está em quarto lugar, depois de Evangélion. XD
Acontece que, pelo menos em Dragon Ball há exemplos de como a importância da morte acaba, com o tempo, sendo esquecida. Se cada personagem principal que morre pode ser revivido pelas esferas do Dragão, você já não sentirá mais a falta que ele vai fazer se ele morrer. Em Dragon Ball, morrer é como estar ferido apenas. Claro que isso se dá porque o level do desenho está em outro patamar completamente diferente. Mas ainda assim sente-se isso. O mesmo acontece em One Piece. Se ninguém morre, você passa a perder o medo que alguém morra, e a dramatização do momento acaba se perdendo em partes.
Um desenho que possibilite a morte dos personagens acaba trazendo mais carisma à eles. Cada ação deles, cada atitude, cada quadro em que aparecem, cada cena em que dão as caras, acaba sendo muito mais preciosos do que os seus respectivos em desenhos que não possibilitem a morte. Quem não está, nesse momento do mangá, temendo a morte de Kakashi? O público se divide, entre os que acreditam que ele morreu, e os que acreditam que esteja vivo. Se fosse essa uma história onde ele poderia voltar da morte sem problemas, ou uma onde ninguém nunca morreu, não daríamos a menor importância para o sacrifício que ele cometeu!
Em Mangás adultos, coisa como Gantz, por exemplo, a morte é um tema frequente na história. Morte é algo real, que deve ser encarada como tal, e está presente o tempo todo, podendo ocorrer em qualquer momento em uma dada história. Mas nas mesmas histórias adultas, as mortes nem sempre têm um propósito. Alguém morreu num assalto, num estupro, ou simplesmente estava no lugar errado na hora errada. Não houve nenhum tipo de honra, não houve nenhum efeito colateral positivo nessa morte, ou seja, não houve propósito na morte desses personagens.

O propósito em Naruto

Todos que morrem em Naruto possuem um propósito como tal. A primeira morte com propósito foi a do Haku. Ele era vilão, portanto, não deram tanta importância como para com os personagens do shippuuden. Mas ele morreu para mudar o coração de um outro vilão, ou seja, mostrando que no mundo de Naruto nem todo vilão é 100% malígno e pode ser mudado. Mas a primeira morte que foi sentida mesmo foi a de Sandaime. O terceiro Hokage lutou com todas as forças até o final, não só contra um dos seus melhores pupilos, mas contra seus dois mestres, o primeiro e o segundo Hokages. E ainda assim conseguiu manter uma batalha equilibrada com eles, e morreu honradamente selando não só o espírito deles, para que nunca mais pudessem ser invocados da forma como foram, como também selando os braços de Orochimaru, impedindo-o de usar jutsus… Podemos afirmar que se não fosse por Sandaime, Sasuke jamais escaparia de Orochimaru. Além disso, a morte de Sandaime carregou consigo várias mensagens sobre o espírito do fogo, a filosofia que nós iríamos presenciar frequentemente daí em diante.
Muitos já reclamaram da morte de Kimimaru também, dizendo que foi inútil. Vale dizer que em Naruto existe um número enorme de pessoas fãs dos vilões, e esperam a mesma taxa de sucesso dos mesmos com relação aos mocinhos, simplesmente ridículo. Uma história em que os vilões tenham vantagens mil sobre os mocinhos pode ser interessante se produzida, fugindo dos padrões usados atualmente, mas desejar que isso aconteça na história que você está acompanhando, e ficar nervoso quando não acontece é, no mínimo, ridículo. ^^ Kimimaru morreu porque era um vilão, que daria sua vida para atingir seus objetivos. Não fosse por sua morte, Gaara e Rock Lee morreriam, porque Kimimaru era extremamente poderoso, e nós simplesmente perderíamos um dos ítens mais importantes da saga shippuuden, que é um Jinchuuriki… Sua morte também não foi sem sentido. Ele morreu justamente porque sua kekkei Genkai era muito avançada e, ao adquirir uma doença, foi impossível para o Kabuto curar essa doença, justamente porque a estrutura biológica de Kimimaru era muito diferente.
Mas é na saga shippuuden que algumas mortes realmente surpreendentes acontecem. Asuma é o primeiro, dentre os importantes. Embora tenham dito muito que ele foi mal aproveitado até o fim, o fato é que o personagem Asuma não estava na história para ser o ninja fodão, mas sim para transformar o ninja preguiçoso Shikamaru em um ninja fodão. A morte de Asuma trouxe o amadurecimento de todo o seu time, principalmente de Shikamaru. Aquele que um dia foi o preguiçoso que não dava a mínima pra maioria das coisas que aconteciam e fugia do máximo de problemas possível, agora se vê um jovem responsável pela vida dos outros, assume o papel de “pai adotivo” do filho de seu mestre e é o mais novo a carregar o espírito de fogo dentre os antigos gennins…
Temos a morte de Orochimaru, que era para ser executada por Sasuke em primeiro lugar, mas acaba sendo executada por Itachi mais tarde. Orochimaru foi um grande vilão, mas todos os shinobis que ele enfrentou, junto aos seus próprios jutsus, causaram sérias limitações à ele. Para dar ainda mais sentido à morte de Sandaime, o fato dele ter selado os braços de Orochimaru foi realmente sério, e o vilão cobra não  atinge todo o poder que poderia atingir se estivesse com os braços livres. Seu kinjutsu o obriga a ficar trocando de corpo, e a constante caça atrás dele atrapalha a simples idéia de que ele possa ficar mais forte, deixando que outros ninjas da nova geração o superem. Além disso, a Akatsuki demonstrou um poder e um ideal tão grandes, que ofuscaram o poder de Orochimaru. A morte do vilão também teve grande significado, para o lado dos mocinhos claro. Quando ele morre, significa que todo o mal que a que ele fez Sasuke aderir durante  três anos foi expurgado definitivamente. É uma boa razão também…
Então, pouco tempo depois, veio a morte mais sentida. Jiraya. Não sei, sinceramente, como ainda imaginaram que ele poderia sair vivo da batalha em que entrou. Estava lutando sozinho contra o líder da Akatsuki. Na época mal sabíamos que o poder dele poderia ser o suficiente para acabar com Konoha como ele fez, mas ainda assim, por ele já ser taxado de Deus, deveriam imaginar o nível supremo de seu poder. E a morte de Jiraya foi, de todas, a mais significativa. Com sua morte, ele mandou informações vitais sobre o Pain para Konoha. Informações essas sem as quais Naruto não teria conseguido enfrentar Pain, e provavelmente muitos shinobis de Konoha teríam morrido… E não foi só isso. A morte dele foi tão importante que foi capaz de fazer de Naruto, o garoto sem tanto potencial, sem tanta habilidade, treinar o senjutsu dos sapos, e superar, com isso, Kakashi, Jiraya e até Minato. Não mordo a língua quando afirmo, Naruto superou todos eles. Foi a morte mais honrada que nós vimos acontecer na história de Naruto, e por isso eu a vejo como necessária…
Quanto à Kakashi… Bem não sabemos se ele morreu mesmo, mas acredito eu que ele se encontra no limbo entre a vida e a morte. O que aconteceu com ele também é fundamental. Um ninja do nível de Kakashi não poderia ficar de fora de uma luta entre o Naruto e o Pain, e a única forma de afastá-lo mesmo é deixando-o em um estado como o que ele se encontra. Mas não teria sido esse o único motivo para Kakashi ter sido posto entre a vida e a morte. Vimos que antes de partir definitivamente ele parou para conversar com seu pai. É muito provável que agora Kakashi aposente sua máscara, e que tenha apresentada uma explicação para o despertar do seu Mangekyou Sharingan… Mas esse último parágrafo é pura cogitação… XD
E HINATA NÃO PODE TER MORRIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário