segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entendendo os seis caminhos

Como vocês devem lembrar, Pain possui seis corpos, cada um deles com um poder diferente, pois os corpos  representam os seis caminhos do budismo. Esse assunto, desde o princípio, me atraiu porque sou budista, e a releitura feita por ele foi realmente interessante.
Pain não foi o primeiro personagem a explorar a idéia dos seis mundos. Na verdade, foi o primeiro em Naruto, mas no contexto geral ele nem de longe é o primeiro. Eu pelo menos me lembro de Shaka de Virgem, com sua técnica “Rikkudou Rinne” (ciclo das seis existências) que envia o oponente para os seis mundos, deixando-o preso dentro daquele que mais se encaixa nele.
Indo pelo lado do budismo mesmo, deixe-me explicar para vocês como são esses caminhos. Na verdade existem duas formas de enchergar esses caminhos, aquela que diz existirem seis caminhos e aquela que diz existirem dez mundos (estados de vida).
Os seis caminhos são: Inferno, Bestial, Demônios, Fome, Humano e Buda.
Os de dez mundos (estados de vida) são: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranqüilidade ou Humanidade, Alegria ou Êxtase, Erudição, Absorção, Bodhisattva, e Estado de Buda
Na verdade, em ambas representações esses caminhos, ou mundos, representam características que nós humanos podemos assumir em nossa vida. Por exemplo, falando pelo ponto de vista do budismo que eu pratico, todos os dez estados de vida estão presentes na vida de qualquer pessoa em algum momento de sua vida. Há momentos em que estamos no estado de Inferno, de onde é difícil sair, sentimos tanto sofrimento que parece não haver futuro para nós. Momentos em que estamos em estado de fome, onde a ânsia por devorar tudo que há em volta nos consome, quando somos tomados pelo desejo etc. E por aí vai, não vou me ater aos detalhes descritivos e ficar falando de todos os estados. Vale lembrar que nunca se estaciona em um único estado. Trata-se de uma mutação contínua, estamos sempre pulando de um para o outro.
Com o ponto de vista que encara isso como os seis caminhos é um pouco diferente, pois cada caminho praticamente representa a orientação da vida de uma pessoa, como um todo, e quase imutável. Mas apesar dessas diferenças, o fato é que a origem é a mesma. Então vamos lá, identificar os seis caminhos de Pain!

Shurado (Círculo dos Demônios): Esse é o Pain marionete. Seu corpo é o de um ninja que no passado controlava marionetes, e foi transformado em uma tal como Sasori. Em termo de ataque ele é o segundo mais poderoso, ficando para trás apenas para o Pain principal. Sua marionete é poderosíssima também, podendo atirar mísseis, lasers, e até atacar depois de ter sido semi-destruída.

Gakido (Círculo dos Fantasmas Famintos)
: Esse é um dos Pains chave na estratégia de Nagato, sendo aquele que absorve o chakra do oponente. A idéia dele ser a representação da fome é perfeita. A simples presença desse Pain na linha de frente de Nagato o torna imune à todos os jutsus aplicados nele.

Jigokudo (Círculo do Inferno)
: Esse Pain é realmente assustador, pois tendo ele vivo no time não há como Pain morrer. Ele interroga o oponente ameaçando arrancar-lhe a alma. Sendo o Pain que representa o caminho do inferno também encaixou muito bem essa característica, pois é como se ele fosse capaz de trazer os mortos de volta à vida buscando suas almas no inferno mesmo! O_O Mas quanto a isso ainda há dúvidas, pois embora dê pra saber que há um mundo dos mortos em Naruto (testemunhado por Kakashi) não dá pra saber se tem um inferno e se o Pain conseguiria tirar mesmo a alma do sujeito enquanto está lá no inferno. Meu palpite era que Pain teria que ressucitar o sujeito antes de partir para o inferno, senão ele teria, há muito tempo, ressucitado seu amigo Yahiko. Logo, sem derrotar esse oponente não foi mesmo possível derrotar Pain, pois todos os outros  oponentes derrotados voltavam à vida.

Nigendo (Círculo dos Homens)
: Esse Pain é técnicamente muito fraco, sendo importante somente para a estratégia. Isso porque pode arrancar a informação que quiser de quem quer que seja, contanto que seja humano. Sendo do círculo dos homens ele tem acesso à qualquer parte do corpo humano, pode ler sua mente facilmente, e então arrancar sua alma.

Chikushodo (Círculo das Bestas)
: Outro bem encaixado na mitologia de Naruto, pois nada melhor para o Círculo das Bestas do que alguém que faz Kuchiyose de vários tipos de animais. Vale observar que Pain não tem apenas o contrato com todos esses animais (pois consegue invocá-los) como também os prendeu sob seu comando usando o metal condutor de chakra. Assim cada animal obedece incondicionalmente às ordens dele. A foto aqui é do primeiro Pain que usou essa característica, mas esse sujeito foi morto por Jiraya e substituído por uma garota. ^^

Tendo (Círculo de Deus)
: Ou círculo de buda. Aqui foi usada a palavra Deus mais pela característica divina desse ser. Técnicamente esse era o que devia ter a sabedoria máxima, conhecimento sobre todos os aspectos da natureza, capacidade para julgar quando e como agir dessa ou daquela forma, calma, paciência, etc. Aqui é traduzido como um ser capaz de controlar forças da Natureza, então ainda estaria próximo à descrição original.
Resumindo, esses seis corpos representam os estados de vida de Nagato, os estados subdivididos que, juntos, compõem o sujeito completo conhecido por Nagato. Não tenhamos esses seis corpos como individuais, mas como partes de um único indivíduo, pois sem a presença dos seis só restará um único, mais fraco, mas mais poderoso que todos eles. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário