sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Itachi testou Naruto & Sasuke!

Venho hoje à vocês falar de uma teoria que me ocorreu recentemente, sobre um pensamento muito adiantado que Itachi pode ter desenvolvido. Acompanhem meu pensamento:
Todos já sabemos que Itachi testou Naruto, mas para quem não se lembra, vou relembrá-los. Enquanto o time de Naruto rastreava Sasuke em uma segunda tentativa de “salvá-lo”, Itachi já estava tomado pela doença que o levaria à sua morte, e estava pronto à dar sua vida à Sasuke, uma chance oportuna para deixar seu irmão vingar a morte de seu clã, de seus entes amados, a assim se purificar de seus pecados.
Por muitas vezes já falamos que a atitude de Itachi foi errada em vários pontos. Ele foi uma vítima do sistema  ninja atual, e se viu obrigado a fazer a escolha que representasse menos danos à inocentes. Preferiu sacrificar a vida de centenas de Uchihas do que milhares de ninjas e civís no mundo inteiro. Por isso resolveu acabar com o próprio clã, mas não conseguiu matar Sasuke. O plano de Itachi ainda assim corria muito bem. O trato que fez com os conselheiros de Konoha foi para que eles não fizessem mal à Sasuke senão ele contaria segredos da vila para outras vilas. Então à esse ponto ele não teria problemas, sairia da vila e se uniria à Akatsuki de Madara para, desta forma, ficar também de olho nos movimentos da organização. Até esse ponto as atitudes de Itachi foram limpas, frias e calculadas, típicas de um ninja talentoso, exceto pela presença de Sasuke.

O erro de Itachi – Ódio

O erro de Itachi tinha ligação direta com o sentimento que agora está tomando conta de Sasuke. O sentimento de Sasuke é de culpa, assim como foi no passado o de seu irmão. Por conta disso, Itachi precisou de uma válvula de escape. A válvula de Sasuke foi lhe presenteada por Tobi/Madara, seu desejo de eliminar Konoha e todos os seus habitantes. Ele está usando essa válvula para não precisar encarar os fatos, o peso da culpa, e para ele só há uma forma de limpar de sua alma a morte de seu irmão, que é purificando o clã Uchiha da taxação pela qual sempre passou.
Em Itachi, essa válvula se manifestou em um sentimento suicida. Tantas mortes pesando em seu ombro só podiam fazer com que ele desejasse uma coisa, que era a sua própria morte, e obrigatoriamente teria de ser pelas mãos de seu irmão. O erro de Itachi foi nesse ponto. Tudo bem fãs, eu sei que muitos vão dizer que o desejo de Itachi era só morrer pelas mãos de Sasuke, e ainda assim queria evitar o maior número de mortes possível, e que Sasuke seguiu por um caminho contrário à isso. Mas fica difícil não notar o quanto a abordagem de Itachi quanto ao garoto foi confusa, errônea.
Por mais que nós desconfiemos das afirmações de Madara, uma delas com certeza é verdadeira pelo que deu à perceber agora. O destino dos Uchihas sempre foi ceder ao ódio. Quando Itachi diz “Você é fraco… sabe porque é fraco? Porque falta ódio” ele começa a alimentar no coração de seu irmão algo que até então sequer existia. Itachi diz com clareza à Sasuke que este precisa ficar forte o suficiente para superá-lo, para poder enfrentá-lo. Itachi usa uma desculpa para ocultar suas verdadeiras intenções, dizendo que pretendia somente testar suas próprias forças, e que somente um Uchiha de grande potencial poderia se tornar tão forte à ponto de levá-lo ao limite. Por isso teria deixado Sasuke vivo, e foi isso que ele inseriu na mente de seu irmão. Mas as intenções verdadeiras dele eram vinculadas totalmente ao suicídio que pretendia executar, a morte que queria ter pelas mãos do irmão.
O maior erro como eu disse foi fazer de Sasuke uma máquina de ódio. u_u Mas quanto à isso Itachi tinha um plano reserva.

Naruto – O plano do Itachi

Logo que Itachi incitou o ódio no coração de seu irmão ele não tinha plena consciência do mal que isso acarretaria. Afinal de contas, ele havia acabado de eliminar todo seu clã, incluindo seus pais, e desejava a morte acima de tudo, não tinha como ele perceber que o ódio de Sasuke poderia se tornar algo negativo para seu próprio irmão.
Após ele ensinar esses preceitos à Sasuke, a próxima vez que ele o viu foi quando ele visitou Konoha junto à  Kisame para averiguar como estava a situação de Sasuke depois da morte do Terceiro Hokage. Nesse momento ele teve consciência de qual time era o de Sasuke e quem eram seus companheiros. A partir disso ele pôde ter uma idéia do tipo de filosofia que o time seguia, afinal de contas, cada time de Konoha tem uma filosofia diferente.
A filosofia do time 7 sempre foi a amizade, o trabalho em equipe, união, parceiria, etc. Dá para deduzir isso devido aos métodos de ensino de Kakashi. Itachi também ficou ciente de que o companheiro de equipe de Sasuke era Naruto, o Jinchuuriki da Kyuubi. Itachi deveria deduzir que o garoto deve ter passado pelos mesmos sofrimentos que Sasuke, e deve ter se sentido, de alguma forma, feliz por imaginar que seu irmão tinha encontrado um companheiro de equipe com quem pudesse dividir sua dor.
Mas ao mesmo tempo Itachi deve ter percebido claramente que Sasuke, apesar de absurdamente talentoso para a idade, não se comparava ao que era necessário para superá-lo. Tratou então de incutir mais ainda o ódio nele.
Quanto à Naruto, era função de Itachi e Kisame capturá-lo, como a todo Jinchuuriki, mas ele deixou passar,  usando-se da desculpa de que ainda não era hora… Então os personagens cresceram, e obviamente Itachi veio a descobrir quais eram as atitudes de Sasuke após isso. Foi então que ele pôs em prática o plano que NÓS já sabemos existir.

Itachi vai até Naruto, e testa sua força de vontade quanto à Sasuke. Itachi tem dois desejos: Que Sasuke o mate e que fique feliz após isso. Todo o plano de Itachi perde parte do sentido se Sasuke se tornar uma máquina de matar e se associar ao caminho do mal, um caminho que Itachi não desejava  à ele. Por isso Itachi testou Naruto, querendo saber se este é amigo o suficiente de Sasuke para não o matar, mas fazer de tudo para salvá-lo. Creio que Itachi sequer esperava que Naruto fosse capaz de dizer que defenderia Konoha e Sasuke ao mesmo tempo. Mas após essa breve conversa com Naruto, Itachi pôde confiar à ele sua vontade de salvar seu próprio irmão desse caminho malígno.
Bom, até aqui nós conhecemos a história muito bem, mas a parte nova a ser considerada entra agora.

Sasuke – O outro lado do plano do Itachi

Vejam se concordam comigo. Não adiantaria nada Itachi tomar Naruto como um plano Backup para salvar Sasuke se no final das contas o próprio Naruto não representasse algo realmente importante ao Sasuke. No final das contas, com todo o esforço de Naruto, certeza de que Sasuke ou morreria de exaustão de chakra por tentar derrotar o Naruto sem conseguir, ou (segundo o pensamento de Itachi) mataria Naruto. Isso se Sasuke não o considerasse alguém importante. Daí entra o outro lado do teste. Da mesma forma que Itachi testou Naruto para saber se este seria uma chance de salvação para Sasuke, ele testou Sasuke para saber até onde ia sua consideração à Naruto. Explico como.
A primeira vez que Itachi diz à Sasuke “mate seu melhor amigo, assim você terá olhos iguais aos meus“,  ele estaria ensinando à Sasuke como alcançar o mesmo poder que o dele. Teoricamente seria essa a única forma de Sasuke o matar. Mas Itachi acrescenta à frase: “Faça como eu fiz com Shisui, meu melhor amigo“. Itachi está claramente dizendo, faça como eu fiz. Mas isso OBVIAMENTE não se encaixa com os verdadeiros desejos de Itachi. Embora ele desejasse que seu irmão fosse seu assassino, ele não esperava que seu irmão partisse para o lado negro, e matar seu melhor amigo seria uma forma de ele partir para esse lado negro. Por isso Itachi diz algo que soa como “Faça como eu fiz“, pois dessa forma ele sabia claramente que Sasuke NÃO faria isso. Itachi era o pior exemplo nesse momento, não tinha como Sasuke fazer igual ele fez.
Além disso, acredito eu que Itachi não esperava que a morte do melhor amigo do Sasuke despertasse seu mangekyou sharingan, ele devia ter uma vaga idéia de que seria sua própria morte que faria isso em Sasuke. Se ele não tinha muita idéia disso, então ele acertou em outro ponto, meio que na cagada.
Quando Itachi volta para Konoha ele mostra para seu irmão o quanto ele ainda precisa ficar forte, e reforça a  idéia de que ele precisava desenvolver-se à todo custo, com todo ódio mesmo. À essa altura ele já sabia que Naruto era o melhor amigo de Sasuke, então ele deve ter passado por uma dificuldade ideológica nesse momento. Se Sasuke matasse Naruto, a Kyuubi provavelmente se libertaria, e isso poderia representar um grande perigo à ele, e para todas as outras aldeias ninja. Da mesma forma, a Kyuubi liberta seria mais fácil de capturar do que controlada por um Jinchuuriki. Ou seja, se Sasuke fizesse o que Itachi pedia seria mal para ele e para milhares de outras pessoas que Itachi sempre quis defender. O mesmo mal era evidente se Naruto fosse capturado pela Akatsuki. Por isso Itachi fez o possível para afastar a Akatsuki de Naruto, pois ele teve algumas ótimas chances de capturá-lo, e não o fez, ainda por cima convencendo Kisame de que não era hora de fazer isso ainda.
É nesse ponto que bate a teoria. Se Itachi não queria que nem a Akatsuki tivesse Naruto, e nem que Sasuke matasse seu amigo, então porque ele continuou com a idéia de incitar seu irmão a matar esse amigo? É meio ilógico defender o Naruto por um lado, mas ordenar o irmão a matá-lo por outro. A decisão de Sasuke representaria, sob meu ponto de vista, em uma outra decisão de Itachi.
Se Sasuke não matasse Naruto, Itachi confiaria ao garoto a chance de salvar seu pequeno irmão.
Se Sasuke matasse Naruto, Itachi seria obrigado a tomar uma medida drástica. Ainda querendo ter sua morte nas mãos de seu pequeno irmão, Itachi não poderia partir deixando para trás um louco desejando a morte de todos. Isso poria fim à tudo pelo que ele lutou e se sacrificou. Da mesma forma não acreditava que podia clarear a mente de seu irmão para o bem, e ainda assim conseguir morrer nas suas mãos. Então eu acredito que se Sasuke matasse o Naruto então Itachi se encarregaria de matar seu próprio irmão, no processo de perder a sua vida. E ele tinha capacidade para isso, vimos claramente, enquanto ele caminhava em direção à Sasuke, ainda com o Susano’o ativo,  tinha completa capacidade para atravessar seu irmão com a espada de Susano’o. E não o fez, afinal de contas, já tinha passado o fardo de salvá-lo à Naruto. Essa é uma hipótese absurda de roteiro, já que como personagem principal e aquele que dá nome à história, acho difícil que a possibilidade da morte de Naruto tenha sequer sido cogitada pelo autor.
No entanto, podemos considerar que toda essa gama de possibilidades passou pela cabeça de Itachi antes de fazer qualquer movimento em falso. xD

Um comentário: