quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Naruto Clássico X Naruto Shippuuden

naruto-shippuden

Já vi muitas pessoas reclamando por uma coisa em comum. A grande diferença entre o espírito de Naruto Clássico e Naruto Shippuuden. Mas qual seria a grande diferença entre Naruto Clássico e Naruto Shippuuden? Me atrevo a afirmar que o Naruto Shippuuden trás o verdadeiro espírito do mundo de Naruto. Me atrevo a afirmar que o seguinte é uma evolução do anterior…
Naruto clássico não passava de uma apresentação para o mundo que estava por vir. Todos os acontecimentos foram somente a construção dos personagens para a saga que viria adiante. E ela veio. Naruto amadureceu. Vejamos fase a fase como a saga clássica foi apenas uma preparação:
-Zabuza: Sua saga foi a construção inicial, quanto à isso não há dúvidas. Nessa saga fomos introduzidos ao Taijutsu, ao Ninjutsu, ao Genjutsu e até mesmo ao uso de armas brancas. O uso dessas técnicas era inovador no momento em que surgiu Naruto e, portanto, foi desenvolvido e apresentado por meio dessa saga. Vimos também, nela, como pode ser cruel o mundo shinobi, desde o momento do nascimento de um ninja, até o momento da sua morte. Vimos também os objetivos de cada personagem. A paixão de Sakura, os sonhos de  Naruto, o desejo de vingança de Sasuke. E, por fim, vimos como até mesmo o vilão aparentemente mais vil pode ter um coração quente por causa dos seus companheiros.
-Exame Chuunin: A crueldade do mundo ninja foi enfatizada aqui, mas foi amenizada em partes. Afinal de contas, tratava-se de um torneio. A fase, inicialmente, serviu para mostrar as habilidades de cada ninja. Todos os seus melhores jutsus, seus sonhos, seus objetivos. Fomos apresentados também para a principal arma do protagonista. A sua habilidade para transformar o mal em bem. Sua habilidade para resolver os problemas dos outros. Tratava-se de algo que faria muito mais importância, caso ele se tornasse Hokage, do que seu poder. Os problemas psicológicos de cada personágem com  tais problemas foram apresentados aqui. O Problema do Rock Lee, e sua limitação para taijutsu, o de Hinata, com seu problema de superação, o de Neji e o caso das famílias Hyuuga, Gaara, e seu problema como um Jinchuuriki. Essa é outra característica apresentada na fase clássica, soubemos que Naruto não é o único a carregar um monstro dentro de si. E fomos apresentados para um dos vilões mais vis. Enquanto vários vilões possuem uma personalidade capaz de ser conquistada por Naruto, a personalidade de Orochimaru era imutável. Ele era simplesmente cruel. Fomos apresentados também para uma grande característica ninja, até o momento não mostrada. A furtividade. Orochimaru invadiu Konoha de forma furtiva, e lutou de forma até um tanto covarde com Sandaime, mostrando que no mundo shinobi, a honra não é respeitada em nenhum momento, como acontece com os Samurais. À partir daí, é obrigatório que os fãs ignorem completamente a honra. Falamos de ninjas, não de Samurais. E, pela primeira vez, vemos que o mundo fora de Konoha é absurdamente violento, longe do mundo pacífico que vemos dentro de Konoha. Vimos também que os problemas dos personagens, seus traumas, foram todos sendo superados, praticamente por intermédio de Naruto. O garoto é mesmo capaz de mudar as pessoas. No entanto, seus problemas eram, até certo modo, superficiais. O garoto com problemas mais profundos, mostrado nessa saga, foi Gaara, e ainda assim ele possuía muitas possibilidades de salvação, uma vez que Naruto é igual à ele, e o garoto ainda possuía irmãos, prontos para zelar por ele.
-Itachi e Kisame/Luta Sannin: Naruto começa a amadurecer. Não é mais a história das crianças que é mostrada. Afinal de contas, os gennins de Konoha só viveram 12 anos de suas vidas, o que os faz pensar que eles teriam tanta coisa a ensinar? O que nos faz pensar que seus problemas são realmente tão importantes. Tsunade carregava um fardo desde a adolescência, Orochimaru é um excelente vilão e Jiraya é uma versão fracassada e mais velha do Naruto. Além disso, o poder desses três poderia ser considerado o limite até onde um shinobi consegue chegar em alta idade. Por isso todos precisaram lutar limitados, pois somente frações dos seus poderes já era suficiente para criar um abismo entre eles e Naruto, e enquanto isso nós ficávamos imaginando quando nossos gennins poderiam chegar nesse ponto de poder. Itachi e Kisame vieram para desencadear a idéia dos vilões ideais. Frios, poderosos, e com um objetivo em mente, eles representaram a akatsuki, e mostraram que tem uma organização enorme de seres com poder igual, ou maior, a Orochimaru, o grande vilão da vez. Soubemos, então, que o poder dos gennins não era nada comparado ao que teriam que enfrentar futuramente…
-Arco de resgate ao Sasuke: Aqui, damos início aos problemas e resolução dos problemas do personagem com maior quantidade de problemas da série inteira. Sasuke possuía a solidão comparada a Gaara e Naruto, possuía a Kekkei Genkai rara e procurada como tesouro comparada à Neji, sua limitação em comparação com Itachi era semelhante a limitação da Hinata com o seu clã, ou de Rock Lee para com toda a comunidade de ninjas, enfim, seus problemas se extendiam à níveis incrivelmente maiores que os dos outros personagens e, como se não bastasse, não havia ninguém com semelhança real à ele para fazê-lo mudar de idéia. Fora perseguido mentalmente por seu irmão, influenciado por ele, atraído ao caminho que resolveu tomar. O que vemos aqui, foi o início de uma transformação. Se vimos, anteriormente, vários vilões que sofreram redenção perante Naruto, vimos, então, Sasuke se tornando vilão, a sua transformação em vilão, para, um dia, sofrer a redenção pelo Naruto. É a última fase da saga clássica, e é o principal direcionamento para a saga Shippuuden. O clã Uchiha foi o responsável por grande parte dos conflitos que originaram o mundo shinobi assim como o vemos hoje e, por isso, Sasuke, que ainda por cima é o melhor amigo do personagem principal, é incrivelmente importante para a história, queiram os fãs ou não.

A Grande Evolução

Os personagens cresceram… O mundo lá fora revelou-se perigoso. Seu poderes evoluíram. E agora têm que enfrentar vilões absurdamente poderosos, para proteger aqueles que um dia foram odiados por todos, os Jinchuurikis. Toda a apresentação até aqui serviu, unicamente, para essa saga. Não importa mais os objetivos pessoais dos personagens secundários, pois já sabemos que eles vão conquistar, ou já conquistaram. Rock Lee provou ser um excelente shinobi, mesmo só com Taijutsu. Neji conquistou o respeito da família secundária, principalmente de seu tio, e já se tornou Jounin, seguiu seu próprio destino. Hinata é mais respeitada, e suas habilidades oriundas do Byakugan são amplamente utilizadas em missões. Gaara ganha o respeito dos habitantes da sua vila, mesmo sendo um jinchuuriki, e seu último problema a resolver, o monstro dentro de si, fôra arrancado. Então, basicamente, muita coisa perdeu a importância, a relevância, para dar caminho a algo realmente importante. A obscura orígem de Konoha, do clã Uchiha, da Akatsuki, dos Bijuus, das guerras ninja, enfim, os verdadeiros motivos para haver grandes conflitos no mundo de Naruto. Sem esses motivos, o mundo de Naruto não passaria de grandes vilas competindo pra ver quem faz mais missões ninja e arrecada mais dinheiro. O foco agora é mais adulto, afinal de contas, não há mais nenhum personagem de doze anos que tenha importância. Além disso, a história segue o rumo que deve seguir. Como Naruto alcançaria seu sonho, e como ele faria para salvar seu amigo. E o que aconteceu com Sasuke, como ele se tornou um vilão, quais seus objetivos. Não há mais nada para apresentar, apenas coisas para desenvolver, como o conceito de elementos e suas vantágens elementais. Mas não há mais nada mesmo para apresentar, apenas para evoluir. O mundo é mostrado como algo violento, e prestes a ruir, longe do conhecimento das crianças das vilas.
É por tudo isso que, a partir de agora, precisamos de mais conteúdo, e muito menos imagens, para compreender o que acontece nesse mundo novo. Não há nada que foi realmente perdido em Naruto. Seu verdadeiro espírito é que foi, finalmente, apresentado. O mundo de Naruto é um local violento, cheio de sofrimento, dor, ódio, e Naruto é o ninja que está aí para mudar esse mundo, ele é o shinobi que veio para estabelecer a paz. É por isso que a infantilidade em ver um herói tremer de medo diante de um oponente, de ver várias crianças competindo em um torneio, de ver as mesmas crianças lutando para defender uma amizade, inutilmente, se valendo apenas deos seus sentimentos, e não da sua razão, tudo isso ficou para trás, dando caminho à vida adulta dessas crianças…

Notas finais: Então gente, é dessa característica que eu falei que serviu apenas para contruir o universo de Naruto. Dar mais atenção aos personagens secundários serviu mais para entendermos como funciona o mundo de Naruto, os conflitos de cada personagem, e a maior característica de Naruto, que é como ele consegue resolver esses conflitos. E tudo isso foi resolvido na saga clássica, deixando apenas o conflito mais complexos para ser resolvido no Shippuuden.
A música é só um reflexo disso. Na saga clássica ela transmite mais uma idéia de ação, de esperança, de comédia, etc., mas tudo isso faz parte da infantilidade dos personagens. Na saga Shippuuden a música é propositalmente mais obscura, mais triste, por se tratar do mundo real de Naruto, o mundo triste, violento, solitário, malígno, que está em volta dos personagens. Eu ouço as músicas da saga Shippuuden e acho elas perfeitas para o envolvimento na história. Não precisa ser feliz, alegre, ou cheia de ação, principalmente quando o momento pede por algo triste ou desesperador…

Nenhum comentário:

Postar um comentário