quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jiraya ensinou ou não um jutsu secreto ao Naruto?

naruto-shippuuden-volume-42-capa
Essa confusão foi gerada logo no início da saga Shippuuden. Vimos um Naruto saindo de Konoha, ainda fraco, segundo ele mesmo, desejando força suficiente para trazer Sasuke de volta. E ele treina 2 anos e meio com Jiraya, assim como Sakura treina com Tsunade e Sasuke treina com Orochimaru.
Qual é a primeira coisa que nós pensamos/queremos? Que os três tenham ficado fodões. Que os três tenham  melhorado muito desde a última saga. E não é mentira. Eles melhoraram.
Na saga clássica foi preciso Sasuke, Naruto e Sakura para lutar contra Kakashi, que não lutava nada à sério. Agora, com apenas o Naruto e a Sakura, Kakashi precisou usar o Sharingan para manter uma luta contra os dois. Truques antigos não funcionavam mais contra os dois, o que diríamos que seria a força do Sasuke então, comparado com os dois.
Mas o que os fãs esperavam era que Naruto já tivesse equiparado sua força com o Sasuke, afinal de conta, os dois que os treinaram eram sannins. Isso foi, em parte, o motivo para haver esse erro, esse engano. O treinamento que Jiraya deu ao Naruto teve até hoje três resultados excelentes para o garoto.
Primeiro, Jiraya melhorou MUITO o controle de Chakra de Naruto, que era muito desajeitado para isso, ajudando-o a evoluir o seu rasengan para um nível totalmente novo. Ele criou, assim o Odama Rasengan.
Segundo, Jiraya ensinou o Naruto a lidar com seu maior ponto fraco, ensinando as bases para se escapar de um genjutsu. E para escapar de um genjutsu, Naruto teria que ter ainda mais controle de Chakra do que ele já possuía. Isso era para ajudá-lo a lidar contra usuários do Sharingan, o que viria a ser muito útil.
Terceiro, Jiraya ensinou o Naruto a dominar a Kyuubi. Se víamos o Naruto usando uma calda contra o Sasuke, e praticamente perdendo o controle só com isso (uma vez que as garras de chakra da Kyuubi agiam por conta própria, agora o Naruto podia liberar até a terceira calda do monstro sem perder o controle. O que já é suficientemente bastante para um rapaz de 15 anos, que não recebeu nenhum treinamento especial do Killer Bee…
Me atrevo a dizer que esse treinamento foi essencial para o Naruto, e que, não fosse por essa base que ele recebeu para aumentar o seu controle de chakra, Naruto não conseguiria, futuramente, dominar nem o Futon Rasenshuriken, nem o modo Sennin.
Mas a maioria dos fãs não percebeu esse aumento tremendo do Naruto, que fora inferior somente ao de Sasuke. Eles preferiram acreditar na confusão que houve com as traduções.

14
A página acima é a página 14 do capítulo 251, quando Naruto, Sakura e Kakashi vão em missão para salvar Gaara, o Kazekage, que havia sido sequestrado por membros da Akatsuki. Na página anterior à essa, Jiraya  diz à Naruto que ele é muito “cabeça quente”, e que deveria se controlar mais para não ficar nervoso. Logo depois, ele se aproxima do Naruto, e na tradução do Japonês para o inglês ele diz para Naruto não usar “aquele jutsu”.  Lógico que na versão em português, traduzida da versão americana, ele também diz “aquele jutsu”. Todos esperaram ansiosos para saber que Jutsu Jiraya teria ensinado para Naruto, mas não passou disso. Naruto usou o Oodama Rasengan, depois quase perdeu o controle da Kyuubi, depois perdeu mesmo, usando quatro caudas, e daí por diante todos os jutsus que ele mostrou foram aprendidos por ele nos treinamentos de Kage Bunshin. Bom, agora, nesse momento, Pain está invadindo Konoha. O responsável pela morte de Jiraya está apanhando para Naruto, e Naruto ainda não usou “aquele jutsu”? Por que?
Porque ele simplesmente não existe. Essa tradução, ou está errônea, ou foi mal interpretada. Primeiro, no animê, ao chegar essa parte, Jiraya não diz “aquele jutsu”, ele diz “aquele poder” (mencionando a palavra Chikara/poder. Dá pra ouvir claramente.). Aí fica muito claro que Jiraya estava falando da Kyuubi, que ele havia ensinado o Naruto a controlar até certo ponto. E, óbvio, estava preocupado, já que Naruto se vê como um amigo, e um igual ao Gaara, se ele visse Gaara morto poderia libertar as quatro caudas da Kyuubi, e aí, sem Yamato, todos do seu time estariam mortos. Por isso ele pediu para Naruto manter a cabeça fria.
Jutsu. A tradução literal dessa palavra é “técnica”. Mas ela também quer dizer a “capacidade para”, ou “faculdade de”, “habilidade”, etc… Ou seja, se você não interpretar a palavra jutsu como uma técnica com selamentos e tudo mais, trata-se de algo que Jiraya não ensinou ao Naruto, mas se interpretar como uma habilidade, uma faculdade do Naruto, então falamos “daquele poder”, “daquela habilidade”. Falamos de Naruto despertar a quarta cauda.
Portanto, não existe “aquele jutsu”, e Naruto está forte o suficiente para viver sem ele. Além disso, tudo que Jiraya ensinou ao Naruto é  extremamente útil pra ele. Seus 2 anos e meio de treinamento foram muito úteis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário