segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os sentimentos de Kakashi!

Tá legal, essa vai ser difícil. Deixa eu tomar fôlego… huh… huh… ah… ah… huh… huh… ah… AAaahh… Uff. Bom taí um dos personagens mais simples e ao mesmo tempo mais enigmáticos da história de Naruto, um dos mais amados e mais temidos, um dos mais legais e menos presentes. O tipo de cara que pode se tornar tão Cool quanto o Quarto Hokage, mas não o faz por simplesmente não fazer o jeito dele. Não faz o tipo herói, mas também não é bem um anti-herói. Não é o preguiçoso, o ignorante ou o sábio. É simplesmente Kakashi. xD E sim, eu vou tentar analizar os sentimentos dele. O_O
Pensei em dividir as estâncias da vida de Kakashi em três pontos fundamentais. O primeiro é o “Pré Obito”, equivalente à tudo que aconteceu até a morte de seu amigo. O segundo é “Capitão do Time 7, que se extende até o final da saga clássica e começo do Shippuden. E a última que se extende até hoje é a “Ex mestre”. Esta última carrega consigo uma série de complicadas funções e, portanto, é a mais complexa e longa. Vamos às etapas dos sentimentso de Kakashi:

Pré Obito

Pode-se dizer que Kakashi teve uma infância tão difícil quanto seus discípulos. Embora sempre tenha sido considerado um gênio, à altura de seu pai, ele teve que presenciar a decadência desse seu ídolo já cedo.
O Canino Branco, pai de Kakashi, também foi respeitado por um bom tempo, até ele descumprir com sabe-se lá qual missão para salvar seus companheiros de equipe. Não se sabe muito sobre que missão foi essa que o Canino teve de enfrentar, mas a falha nela deve ter sido imensurável mesmo, pois aquele que um dia foi tratado como herói passou a ser escurraçado como escória, até mesmo pelos companheiros de equipe que ele salvou. A vergonha foi tamanha que o Canino tirou a própria vida.
E Kakashi recebeu o impacto disso de frente. Diz-se que desde então ele usa a máscara para cobrir seu rosto pela vergonha da família. Kakashi também passou a super-valorizar as regras. Não importa o que ele fizesse, se estivesse seguindo as regras não haveria ninguém que pudesse dizer que ele estava errado, e ele não poderia ser condenado.
Mas como tudo que é exageirado, tudo que é extremo, é negativo, Kakashi acabou se tornando alguém que não dá o mínimo valor a ninguém. Além disso, pelo fato de ser um gênio, parece que Kakashi usou os elogios dos outros como uma máscara também para não ter que encarar comentários referentes ao seu pai ou à sua família. Ele absorveu características arrogantes fortes, sentindo como se seu poder tivesse que ser reverenciado. Por isso ele acaba por rebaixar aqueles que julga mais fracos, como Obito, e gosta de mostrar o que sabe, como quando quis demonstrar o Chidori.
Só que essa arrogância não refletia o Kakashi verdadeiro. Era como as brincadeiras que Naruto fazia pela vila, pixando as estátuas dos Hokages que ele tanto admira só para chamar a atenção. Kakashi vai perder essa arrogância logo que ele se vê “testado” por seu companheiro de time, que até então não era tratado como um amigo. Kakashi vê em Obito um tipo de coragem que ele mesmo não demonstrava muito. E mesmo sendo muito arrogante na época ele não acreditava que poderia seguir com a missão sem nenhum membro do seu time. Juntando esses fatores ele cedeu ao pedido de Obito de ajudar no resgate de Rin, mas ele não estava tão preparado ao que viria.
Genial como era Kakashi, ele devia ter consciência que todos podiam morrer facilmente naquela missão, mas ele não tinha consciência alguma de que o subjugado Obito despertaria o Sharingan, um símbolo Uchiha tido como um dos sinais da habilidade do membro do clã. E ele imaginava menos ainda que este Obito se sacrificaria para salvar sua vida, sendo esmagado por rochas enormes. Como se não bastasse esse amigo ainda quis dar de presente o seu sharingan, e ainda confiou à Kakashi a garota que ele amava.
Todo esse conjunto, claro, representou uma enorme mudança no coração de Kakashi. À partir daí ele começa a valorizar o trabalho em equipe acima de tudo, apesar de ainda ser muito rigoroso quanto às regras.
Kakashi vislumbra o valor da amizade ao perdê-la, mas agora fará de tudo para transmitir esse valor à diante.
Nota; Não se sabe o que aconteceu para que Rin morresse e Kakashi acabasse falhando novamente em protegê-la. Então não abordarei isso aqui.

Capitão do Time 7

O Time 7 foi o primeiro e o único que Kakashi treinou. Ele era muito rigoroso quanto às regras ainda, mas nada era mais importante que o trabalho em equipe para ele. Por conta disso ele rejeitava qualquer aluno que não compreendesse esse simples fator. Mas na minha opinião ele não fazia isso por achar que ninjas que não  tivessem esse preceito seriam maus ninjas. Ele fazia isso para poupá-los, pois por mais habilidoso que seja o ninja, em algum momento ele terá que enfrentar a perda de frente justamente por não ter esse pensamento em equipe.
Rejeitar os alunos também devia ser uma forma de ensinar à eles que seus métodos estão errados. Mas eu também me pergunto se Kakashi estaria preparado para treinar novos alunos que não pensassem em trabalho em equipe. Acredito que por ele ter falho na defesa de Obito, e posteriormente com Rin, ele só estaria pronto para formar  uma nova equipe, dessa vez como o líder, que é muito mais responsável, quando encontrasse logo de cara alunos que soubessem o valor desse tipo de trabalho.
Só é uma pena que apesar de ter esse tipo de pensamento em equipe, o time sete tenha sido justamente o único que passou pelo problema de separação pelo abandono de um dos membros. Diria que foi uma enorme ironia, que mostrou ao Kakashi o quanto ele ainda tinha que aprender sobre o trabalho em equipe. Afinal de contas ele não soube dialogar bem com seus aprendizes, nem percebeu seus problemas pessoais até bem em cima da hora. E até esse momento ele dava uma atenção especial para o Sasuke, ao invés de dividi-la com todos os membros do grupo.
Isso só me faz pensar mais que o Kakashi estava querendo corrigir os erros que cometeu em vida, e por isso acabou se identificando demais com o garoto que era muito parecido com ele quando jovem. Kakashi acabou deixando o ensinamento do trabalho em equipe um pouco de lado quando teve que dar mais atenção ao Sasuke e ao seu treinamento.
Mas logo que percebeu que as coisas estavam saindo dos eixos ele percebeu os erros e fez todo seu possível  para ajustar. E novamente, como com Obito, era tarde demais, e Sasuke havia partido. Se eu for parar para analisar o que isso causou nos sentimentos de Kakashi, eu diria que foi uma decepção muito maior do que as falhas anteriores, pois todas as outras pareciam meio inevitáveis, fora do alcance de Kakashi, mas Sasuke foi uma falha bem debaixo de seu nariz.
Acredito que deva ter havido um tempo para Kakashi lidar com a sua culpa. E acredito que foi esse sentimento de culpa que acabou despertando o Mangekyou Sharingan dele. Nesse momento ele já vai deixando de ser o “capitão do time 7 e vai se tornando o “ex-mestre”, pois seus aprendizes todos estão espalhados com mestres muito mais fortes que ele, cada um trabalhando individualmente, e a idéia da equipe seria uma das menos pensadas pelos três.
Por conta disso tudo entramos na fase de maior responsabilidade de Kakashi.

Ex-mestre

Como ex-mestre já não é mais hora para tentar não cometer erros ou preparar os jovens para o futuro. A única coisa que Kakashi pode fazer é corrigir os erros que já cometeu, e eliminar os inimigos desse futuro.
Por conta disso a primeira coisa que Kakashi tenta fazer é testar o trabalho em equipe de Naruto e Sakura. A luta entre os três, no entanto, mostrou que Naruto e Sakura estão mais entrosados e muito mais habilidosos que o normal, claro, mas não foi o trabalho em equipe que deu a vitória aos dois, mas sim a informação privilegiada (sobre o final do livro do Jiraya).
Mas agora já é o momento de Naruto e Sakura lutarem lado a lado com seu ex-mestre, ao invés de lutarem sob sua proteção. Por isso Kakashi já não pode esperar ensinar grandes coisas para eles. Resta à Kakashi se esforçar ao máximo para que a próxima geração faça coisas melhores do que ele.
E por conta disso ele acaba quase se sacrificando um monte de vezes ao usar seu Mangekyou Sharingan. Esses usos abusivos do Sharingan me fazem pensar que Kakashi também tem um desejo mínimo, mas muito mínimo mesmo, de morte, como o que eu disse que Sasuke teria, pois para ele seria até bom morrer protegendo a nova geração e passando uma mensagem melhor, dessa forma corrigindo seus próprios erros. Por isso na última vez que ele abusou do mangekyou sharingan ele foi até o limbo entre a vida e a morte.
MAS Kakashi tinha assuntos mal resolvidos ainda, e não poderia de forma alguma partir em paz. Ele precisou parar para conversar com seu pai no meio do caminho.
Em nenhum momento eu penso que esse diálogo com seu pai foi proveniente só da mente de Kakashi. Acredito que ele ficou mesmo parado entre a vida e a morte, e conversou com o espírito do Canino Branco. Já seu pai não teria ido para o mundo dos mortos ainda, e provavelmente não iria. Será que isso é porque ele se matou?
Talvez sim, mas bem mais provavelmente não. O Canino só não partiu porque ele deixou um assunto inacabado muito forte, que é o estado emocional do seu filho. O canino provavelmetne sabia de todos os fardos que Kakashi estava carregando, e quis aliviá-lo com um diálogo comum de pai e filho. Não sei dizer que tipo de coisas eles falaram, mas creio que o Canino praticamente ausentou o Kakashi de toda sua culpa pelas mortes do passado, e pelos erros do presente.
E acredito que foi por tudo isso que Kakashi conseguiu reunir coragem para fazer o que fez nos últimos capítulos. Sabendo qeu seu pensamento só o induziu ao erro até então, Kakashi se tornou um protetor de Naruto, ajudando-o a concretizar seus próprios objetivos. E ao mesmo tempo se viu preparado para dar fim ao seu discípulo praticamente favorito com suas próprias mãos, corrigindo assim um grande erro que ele cometeu.
E como um ex mestre, é responsabilidade dele cuidar de todos os assuntos referentes aos seus aprendizes.
Kakashi entrou em uma fase de redenção agora. Tanto é que mesmo não estando totalmente preparado para ser Hokage ele estava pronto para aceitar a proposta, pois se achava obrigado a ajudar da melhor forma que fosse.
Mas se fosse para eu definir atualmente qual é a palavra mais importante para o personagem, que guia suas ações em todos os sentidos, eu diria que a palavra é “fé”. Por essa fé em Naruto Kakashi se esforça ao máximo, pela fé na próxima geração ele está pronto para se sacrificar, e pela fé no espírito de fogo ele acredita que toda Konoha vai seguir em frente e vai se reerguer, e não há forma melhor de corrigir os erros em vida, do que propiciando uma vida melhor para todos os “Konohanos”.

Lado obscuro

Essa é a característica que Kakashi gerou em si que o fez ler “Icha Icha Tatics”, mas não pensei ainda em todas as facetas desse lado obscuro de Kakashi. Certamente isso merece uma análise futura mais detalhada só sobre o assunto. Oo
Mas enfim, essa é a análise básica sobre Kakashi. Vejam que nem falei tanto sobre os sentimentos, mas mais sobre situações e consequências. Espero conseguir falar mais abrangentemente na próxima. ^_^

Nenhum comentário:

Postar um comentário