segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Taijutsu de Lee Parte 1 (água)

taijutsu-de-lee-agua.jpg
Quando eu falei em um post anterior sobre o estilo de Taijutsu dos Hyuuga eu mencionei uma comparação daquele estilo de luta com o elemento do vento, e falei que o estilo de Lee tem mais a ver com o elemento raio. Vou falar sobre isso agora. Primeiramente, acontece que eu, quando vou falar de uma arte marcial, tenho a mania de associá-la com um dos cinco elementos da natureza, e, de fato, todas as artes marciais podem ser associados, com água, vento, terra, raio e fogo. À medida que eu for falando sobre os vários taijutsus dos personagens vocês irão percebendo como eu faço essa analogia. Agora falo sobre o estilo de Taijutsu de Lee. O estilo do punho de ferro, como é chamado por Gai, é um estilo de luta que visa ferir o inimigo quebrando ossos e gerando hematomas. É ataque forte, basicamente, porrada, pancada mesmo. Mas, além das pancadas pode-se tirar uma análise do estilo de movimentação de Lee. Ou melhor, os estilos. Sim, Lee possui, basicamente, dois estilos de Taijutsu, sendo o primeiro dele, o da água. Veja o video a seguir:

chute-de-lee-em-sasuke.jpg.soco-de-lee-que-sasuke-defende.jpg.cotovelada-de-lee-no-sasuke.jpg
A primeira característica notável no taijutsu de Lee é a continuidade de ataques. Ele cria uma sequência, e continua no ataque, mesmo que seu oponente defenda ou desvie de seus golpes. É um estilo de luta que me lembra a correnteza de um rio, se moldando e adaptando-se às pedras, e continuando sempre a fluir em uma única direção. Pra se ter esse estilo de taijutsu é preciso muita técnica, agilidade, precisão, reflexos, e o principal, uma força de vontade grande para continuar prosseguindo sempre em frente. A sequência tem poucas pausas, e pode-se perceber que Lee só para por dois motivos: Demonstrar superioridade ao seu oponente, usando-se de sua clássica pose de palma estendida, ou analisar a técnica do inimigo.

lee-desvia-golpe-de-naruto.jpg
Essa palma é uma forma de irritar o oponente, atraindo-o a atacar primeiro. Logo, Lee pode analisar seus movimentos no início da luta. Se o inimigo for fraco demais, a luta termina antes mesmo de Lee mostrar sua técnica, o que é muito útil para surpreender novos oponentes.

konoha-senpu-em-sasuke.jpg.konoha-senpu-em-sasuke-2.jpg
É usando essa movimentação da água que Rock Lee faz o seu Konoha Senpu, um chute tornado que ele faz ao girar ambas as pernas em sequência, que atingem o inimigo em alturas diferentes do corpo. Essa técnica requer a continuidade do ataque do estilo da água para acontecer, pois Rock Lee, geralmente, utiliza o impulso dos golpes que estava realizando para desferir esse seu ataque especial giratório.

sequencia-de-lee-em-gaara-1.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-2.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-3.jpg
sequencia-de-lee-em-gaara-4.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-6.jpg
Essa sequência contínua e incessante de Rock Lee se torna mais clara em seu confronto contra Gaara. A quantidade de golpes era impressionante, e a forma como ele juntava um ataque com o outro define a genialidade de Lee. Em um ser humano sem a defesa de Gaara, provavelmente, haveriam hematomas espalhados por todo o corpo após a batalha. A sua movimentação se assemelha ainda mais com a de uma correnteza chocando-se contra uma rocha. Infelizmente o velho provérbio “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” não funcionava na defesa de Gaara.

sequencia-de-lee-em-gaara-8.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-9.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-10.jpg
A continuidade na movimentação de Lee não é apenas notável através de seus ataques, mas de sua movimentação geral também, incluindo suas esquivas para escapar da areia de Gaara. Ele não para de se mexer, e não se cansa ao fazer tantos movimentos em seguida, pois eles são normais para ele, costumeiros. Nessa luta, Lee parou somente para observar Gaara e para se recuperar de seus ataques. Todos os outros momentos que ele decidia avançar para atacar era para desferir uma enorme quantidade de golpes consecutivos.


sequencia-de-lee-em-gaara-5.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-7.jpg
Mesmo encurralado por areia, quando Gaara começou a usar sua técnica para atacar Lee, o mesmo consegue sacar a kunai e continuar uma sequência, bolada por ele instantaneamente no momento em que ele sacou sua arma. O reflexo e a agilidade de seu corpo só não se igualam à sua criatividade momentânea de criar golpes eficazes para atingir seu oponente.

inicio-do-omote-renge.jpg.fim-do-omote-renge.jpg
Esse é o último golpe que Lee faz usando-se da movimentação no estilo água. Notem que mesmo sendo um ataque poderoso, Lee usa uma sequência de chutes para levantar o inimigo ao ar, ao contrário de um único chute, caracterizando-se facilmente dentro do estilo da correnteza como eu já citei. Essa técnica, Omote Renge (Lotus secundária), se assemelha muito a um ninjutsu, mas trata-se de puro Taijutsu. Até mesmo a faixa que envolve Gaara é enrolada manualmente por Lee na arrancada do golpe.
Bom, é isso, basicamente, o que define o estilo de movimentação da água. O próximo post falando sobre o Lee irá explicar o estilo de movimentação do raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário