Quando eu falei em um post anterior sobre o estilo de Taijutsu dos Hyuuga eu mencionei uma comparação daquele estilo de luta com o elemento do vento, e falei que o estilo de Lee tem mais a ver com o elemento raio. Vou falar sobre isso agora. Primeiramente, acontece que eu, quando vou falar de uma arte marcial, tenho a mania de associá-la com um dos cinco elementos da natureza, e, de fato, todas as artes marciais podem ser associados, com água, vento, terra, raio e fogo. À medida que eu for falando sobre os vários taijutsus dos personagens vocês irão percebendo como eu faço essa analogia. Agora falo sobre o estilo de Taijutsu de Lee. O estilo do punho de ferro, como é chamado por Gai, é um estilo de luta que visa ferir o inimigo quebrando ossos e gerando hematomas. É ataque forte, basicamente, porrada, pancada mesmo. Mas, além das pancadas pode-se tirar uma análise do estilo de movimentação de Lee. Ou melhor, os estilos. Sim, Lee possui, basicamente, dois estilos de Taijutsu, sendo o primeiro dele, o da água. Veja o video a seguir:
A primeira característica notável no taijutsu de Lee é a continuidade de ataques. Ele cria uma sequência, e continua no ataque, mesmo que seu oponente defenda ou desvie de seus golpes. É um estilo de luta que me lembra a correnteza de um rio, se moldando e adaptando-se às pedras, e continuando sempre a fluir em uma única direção. Pra se ter esse estilo de taijutsu é preciso muita técnica, agilidade, precisão, reflexos, e o principal, uma força de vontade grande para continuar prosseguindo sempre em frente. A sequência tem poucas pausas, e pode-se perceber que Lee só para por dois motivos: Demonstrar superioridade ao seu oponente, usando-se de sua clássica pose de palma estendida, ou analisar a técnica do inimigo.
Essa palma é uma forma de irritar o oponente, atraindo-o a atacar primeiro. Logo, Lee pode analisar seus movimentos no início da luta. Se o inimigo for fraco demais, a luta termina antes mesmo de Lee mostrar sua técnica, o que é muito útil para surpreender novos oponentes.
É usando essa movimentação da água que Rock Lee faz o seu Konoha Senpu, um chute tornado que ele faz ao girar ambas as pernas em sequência, que atingem o inimigo em alturas diferentes do corpo. Essa técnica requer a continuidade do ataque do estilo da água para acontecer, pois Rock Lee, geralmente, utiliza o impulso dos golpes que estava realizando para desferir esse seu ataque especial giratório.
Essa sequência contínua e incessante de Rock Lee se torna mais clara em seu confronto contra Gaara. A quantidade de golpes era impressionante, e a forma como ele juntava um ataque com o outro define a genialidade de Lee. Em um ser humano sem a defesa de Gaara, provavelmente, haveriam hematomas espalhados por todo o corpo após a batalha. A sua movimentação se assemelha ainda mais com a de uma correnteza chocando-se contra uma rocha. Infelizmente o velho provérbio “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” não funcionava na defesa de Gaara.
A continuidade na movimentação de Lee não é apenas notável através de seus ataques, mas de sua movimentação geral também, incluindo suas esquivas para escapar da areia de Gaara. Ele não para de se mexer, e não se cansa ao fazer tantos movimentos em seguida, pois eles são normais para ele, costumeiros. Nessa luta, Lee parou somente para observar Gaara e para se recuperar de seus ataques. Todos os outros momentos que ele decidia avançar para atacar era para desferir uma enorme quantidade de golpes consecutivos.
Mesmo encurralado por areia, quando Gaara começou a usar sua técnica para atacar Lee, o mesmo consegue sacar a kunai e continuar uma sequência, bolada por ele instantaneamente no momento em que ele sacou sua arma. O reflexo e a agilidade de seu corpo só não se igualam à sua criatividade momentânea de criar golpes eficazes para atingir seu oponente.
Esse é o último golpe que Lee faz usando-se da movimentação no estilo água. Notem que mesmo sendo um ataque poderoso, Lee usa uma sequência de chutes para levantar o inimigo ao ar, ao contrário de um único chute, caracterizando-se facilmente dentro do estilo da correnteza como eu já citei. Essa técnica, Omote Renge (Lotus secundária), se assemelha muito a um ninjutsu, mas trata-se de puro Taijutsu. Até mesmo a faixa que envolve Gaara é enrolada manualmente por Lee na arrancada do golpe.
Bom, é isso, basicamente, o que define o estilo de movimentação da água. O próximo post falando sobre o Lee irá explicar o estilo de movimentação do raio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário