segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Defendendo Sasuke 1ª Parte

defendendo-sasuke-parte-1.jpg
Na boa gente. Vou ser bem direto, e espero que, cedo ou tarde, esse assunto gere discussões suficientes pra deixar claro o que é certo. Tá mais que na cara a forma desprezível como os fãs vêm tratando o animê/mangá por causa do ódio que eles reservam a Uchiha Sasuke. Na boa, tem muita gente que só se dedica a falar mal. Eu já disse no início desse blog, que o que eu quero é uma forma decente de falar sobre Naruto (obra). Na minha sincera opinião, aqueles que simplesmente ofendem ao animê/mangá, sem conseguir analisar direito o que se passa nele, não são fãs de verdade, são fãs, no máximo, do seu próprio personagem, e nenhum outro. Vejamos, eu sou fã do Sasuke, mas já fiz análises positivas sobre Hyuuga Neji, Rock Lee, e Shikamaru Nara. Por conta disso, e visto que muita gente pensa que o Sasuke é o queridinho e o fodão da história, eu vou fazer o contrário com ele. Uma série de posts provando porque ele não é tão fodão como dizem. Eu sou fã dele, mas sei dizer onde ele é fraco, quem supera ele, quem poderia ganhar facilmente dele, etc. Claro que, depois dos posts onde eu “defendo” ele eu posto os elogios, as partes onde ele se destaca, no que ele é realmente bom. Vou usar referências do mangá e do animê, para que todos possam compreender melhor, já que tem gente que só lê o mangá e tem gente que só assiste o animê. Não vou citar os filler. Apesar de ser a favor deles, estou ciente de que muitos não os consideram como parte da história. Portanto, preparados?



fim-do-treino-de-sasuke.jpg
Primeiramente vamos desmistificar esse teste de Kakashi. Foi a primeira demonstração de habilidade de Sasuke, a sua capacidade de fazer o Katon Goukakyu no jutsu foi o que impressionou os telespectadores. Mas é óbvio que isso não o tornou o “fodão”, pois além de a natureza de seu chakra ser de fogo e de raio, os Uchiha tem domínio sobre as técnicas de fogo e, além disso, pra quem leu o mangá ou não acompanhou pelo SBT sabe o quanto o Sasuke sofreu pra aprender essa técnica. O problema começa aqui, nesse treinamento, quando começam a comparar o Sasuke com o Naruto, o que não tá certo. Naruto praticamente  não demonstrava talento ninja nessa fase do desenho, e, ainda assim, sua luta contra Kakashi durou mais que a de Sasuke. E pra finalizar, o Uchiha termina enterrado até o pescoço. Claro, todos nesse episódio são derrotados por Kakashi, e a única habilidade do Sasuke foi não deixar o Kakashi ler. Mas isso não o torna bom, e sim, mediano. Era Naruto e Sakura que estavam num nível baixo.

sasuke-enfrenta-shinobis-fracos-da-nevoa.jpg
Depois temos ele demonstrando as habilidades de um Gennin contra esses dois shinobis da névoa que, embora bem armados, jamais poderão ser considerados ninjas realmente bons. Sasuke, nessa luta, estava mais preparado, pois já havia enfrentado situações aterrorizantes, como o Mangekyou de seu irmão, enquanto Naruto, o mais próximo que chegou de uma situação realmente feia, foi contra Mizuki.

kakashi-derrota-facilmente-os-shinobis-fracos-da-nevoa.jpg
Como se não bastasse, Sasuke não venceu esses ninjas, ele apenas os separou. Eles partiram para o ataque de Tazuna San, e tudo que Sasuke fez foi prostrar-se à defesa, porém, de um shinobi, enquanto o outro feria Naruto. Se Sasuke defendesse-se desse shinobi, haveria outro para matar Tazuna, e duvido que Sakura pudesse com ele, resultando em missão cruelmente falha. Aliás, foi Kakashi que derrotou os dois Shinobis, com mais facilidade do que quando enterrou Sasuke na área de treinamento, usando-se, apenas, de um simples taijutsu.

shuriken-dos-ventos-demoniacos.jpg
Na primeira luta contra Zabuza, Sasuke praticamente passou despercebido. Ele tremeu no começo da luta, de medo, e passou o resto dela incapaz de acreditar que podia vencer. Quando ele levanta a Shuriken dos ventos demoníacos, podíamos até chamar ele de fodão, mas ele não fez nada aí, além de arremessar duas shurikens, uma atrás da outra.

naruto-surpreende-zabuza.jpg
O plano foi TODO do Naruto, assim como a atenção foi toda voltada à ele.

zabuza-1-e-cortado.jpg.zabuza-2-e-cortado.jpg
Pouco tempo depois vem a cena em que derrota, sozinho, vários Mizu Bunshins. Vejamos a cena pelo animê e pelo mangá.

sasuke-depois-de-cortar-mizu-bunshins-de-zabuza.jpg
Pelo animê, Sasuke parece calmo, e parece não ter se esforçado para derrotar os Zabuzas. Ele se encontra parado de forma bastante repousante, como se nem tivesse se movido.

sasuke-derrota-clones-dagua-de-zabuza.jpg
No mangá ele obviamente se esforçou mais, usando-se de toda sua velocidade. Notem nas duas imagens, que o único realmente impressionado foi Tazuna San. Sakura e Kakashi estavam normais. Sakura estava preparada para defesa, e Kakashi estava tranquilo, com as mãos nos bolsos. Óbvio que todos os Shinobis dali perceberam, que esses clones d’água eram só um teste, um desafio fácil. Kakashi deu a chance para Sasuke derrotar os Zabuzas para ele provar que estava preparado, uma vez que na luta anterior ele estava tremendo de medo.

mascara-de-haku.jpg
Logo após isso, Sasuke luta contra Haku. Pra começar, observem a máscara de Haku. Seu campo de visão deve ser péssimo com uma entrada tão pequena de luz. Usar essa máscara com certeza diminuía a sua capacidade de reflexos em Taijutsu, o que explica facilmente a forma como Sasuke consegue atingi-lo.

haku-faz-selos-com-uma-so-mao.jpg
Ainda assim, Haku não lutou com todas as suas forças. Enquanto Sasuke usava uma Kunai para atacar, Haku defendia com uma agulha, e demonstrava uma habilidade extremamente superior à dele.

sasuke-viceralmente-derrotado-por-haku.jpg
E pra finalizar essa primeira parte, mesmo tendo despertado seu Sharingan, Sasuke não foi capaz de enfrentar Haku. Ele foi viceramente derrotado pelas agulhas de Haku. E devemos considerar, ainda, que Haku poderia ter matado ele muito antes. Mas ele não queria matar, teve pena, e arremessava as agulhas todas em pontos não vitais. Sasuke só sobreviveu a essa série de ataques porque Haku não queria matar. Ele foi derrotado e, com isso, até esse ponto do animê, não demonstrou ser superior a seu rival, o Naruto.
Repito, sou um dos fãs do Sasuke. Não uso a expressão “Sasukete” porque ela é amplamente utilizada para ofender aos fãs. Isso que eu estou fazendo não é uma forma de ofender ao Sasuke. Ele tem vários pontos positivos também, porém, os fãs mais invejosos de Naruto ao verem Sasuke vêem apenas seus pontos positivos, o que aumenta sua inveja sobre ele. Eu estou apenas mostrando os pontos negativos para que os fãs percebam o perfeito equilíbrio que há em Naruto. Sasuke, Naruto, Sakura, Kakashi, Neji, Lee, Gai, Gaara, etc. Todos têm pontos positivos e negativos, e isso torna o desenho equilibrado. Basta saber ver esses pontos positivos e negativos.

inicio-do-terceiro-volume-sasuke.jpg
Para finalizar o post. Essa imagem foi publicada no 3º volume de Naruto, capítulo 24 (sem malícia). Quando os fãs viram a imagem pela primeira vez, estava na saga de Zabuza. O Shinobi tem grandes semelhanças com Sasuke, porém, não é ele. É apenas uma analogia. Tenho certeza que a maioria, assim como eu, achou a imagem incrivelmente foda. Ninguém achou que a cobra lá era bichisse. Pelo contrário, a serpente mantém o equilíbrio do Shinobi em cima daquela árvore. É uma imagem muito legal mesmo. Isso demonstra a cisma que os fãs têm com o Sasuke. Pois esse shinobi podia estar com essa serpente, já o fato de o Sasuke usar também na saga shippuuden trás centenas de piadinhas preconceituosas. Isso não é ser fã de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário