terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O estádio do Exame Chuunin…

o-estadio-do-exame-chuunin.jpg
O estádio do Exame Chuunin é com toda certeza o que mais remete nós, leitores e telespectadores, ao que vem a ser um torneiro de artes marciais. Isso mesmo, como em Dragon Ball, YuYuHakusho ou mesmo Cavaleiros do Zodíaco no princípio. A questão é que em Naruto não se trata de torneio, e nem ao menos tem a essência de um. É um exame para seleção de Chuunins, e é uma simulação de guerra para demonstrar o poder dos ninjas para os senhores feudais e para outras vilas. Não há vencedor nesse exame. Mesmo alguém que perder em sua primeira luta pode se tornar Chuunin. Não há prêmio também, pois tornar-se Chuunin é, ao mesmo tempo, algo positivo e algo negativo. É um cargo, que acarreta suas responsabilidades. Também não há o apresentador comentando as lutas de maneira frenética. Há um juiz pronto pra acabar com a luta antes que hajam mortes… De fato, o exame chuunin é muito mais sério que um torneio de artes marciais.
vista-previlegiada-do-hokage.jpg
Primeiro ponto importante sobre o estádio: O Hokage tem vista privilegiada dos acontecimentos. Outros Kages podem dividir o mesmo espaço com ele para poder assistir às lutas. Isso porque será uma decisão dos Kages qual dos shinobis em batalha têm os requisitos necessários para se tornarem Chuunins.

cenario-do-exame-chuunin-vista-diagonal.gif
Se observarmos bem, não há telespectadores ao redor de todo o estádio. Quem assiste o exame, incluindo pessoas importantes no mundo, como os senhores feudais, políticos, etc, está ao lado do Kage. Também existe uma área para espectadores abaixo de onde fica o Kage. A segurança se limita à grades de proteção, uma vez que não haveria necessidade de segurança pesada em um exame de seleção profissional. Porém, são espalhados por todo o cenário diversos Anbu e Jounins, capazes de fazer a proteção dos homens importantes do local contra qualquer ataque.

lado-de-fora-do-estadio-de-exame-chuunin.jpg
A entrada do local já tem muito a informar sobre ele. Ele se parece com um domo, uma fortaleza de contenção, algo que impeça a entrada e a saída de inimigos. Há uma simples portaria por onde entram participantes e espectadores. As paredes são extremamente reforçadas…

usando-a-parede-durante-a-batalha.jpg
O local não possui arena, e não tem para onde cair. Ou seja, a luta é até que um oponente esteja imóvel, ou até que ele desista, pois não tem como a luta acabar por ter saído do tablado. Além disso, como a própria imagem mostra, o shinobi pode utilizar da parede para lutar, já que ela pode fazer parte de qualquer cenário de batalha. Já um chão é um simples pátio de areia e grama aplanado.

o-estadio-do-exame-chuunin-vista-panoramica.jpg
Percebe-se que existem árvores nos cantos do cenário para auxiliar de algum modo a defesa do Shinobi, da mesma forma como poderia acontecer em uma batalha real. As árvores, no entanto, não poderiam ser colocadas no meio do estádio pois atrapalharia a visão de espectadores não shinobis, prejudicando grande parte do significado desse exame.
Enfim, esse é outro dos cenários mais legais que a história de Naruto possui. Todo tipo de batalha pode ser imaginado nele, onde a gente imaginaria ser o local para as mais equilibradas lutas, uma vez que ele não oferece vantagem enorme para nenhum shinobi…

Nenhum comentário:

Postar um comentário