sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Naruto e Sasuke|Antagonismo|De qual lado você está?

naruto-e-sasuke-antagonismo.jpg
Uma vez eu vi uma discussão sobre isso em uma comunidade do orkut, e achei bastante interessante. Isso expressa o quanto a atenção não é voltada somente para o Sasuke, e o quanto ele divide ela com o personagem principal… Esses dois personagens foram criados com antagonismo em tudo, desde o começo. Antagonismo é uma ferramenta usada por autores para conferir atenção ao personagem principal, mediante comparação com outro personagem de igual peso na história. Ou seja, eles são contrários. Vejamos agora essas características contrárias.

naruto-e-sasuke-antagonismo-8.jpg
Naruto é o cara divertido, brincalhão, amigo… Por outro lado, é também o relaxado e desleixado. Isso é percebido principalmente em sua fase de academia, na qual ele fugia da escola e praticamente não prestava atenção em nada que seu professor ensinava. Com isso, e sem medo de afirmar, a personalidade de Naruto se encaixa com a da maioria dos brasileiros. Receptivos, alegres e “cheios de -brincadeiras-”, os brasileiros são muito semelhantes ao Naruto e, com isso, se identificam bastante com ele e queriam que ele vencesse com mais facilidade na vida. Mas na realidade isso não acontece. Pessoas com essa personalidade sofrem MUITO para conseguir conquistar alguma coisa grande na vida, e é justamente isso que acontece com Naruto.

naruto-e-sasuke-antagonismo-1.jpg
Por outro lado, quieto, tranquilo, dedicado desde a academia, anti-social e isolado, Sasuke faz às modas de um típico CDF. Não gosto muito dessa expressão, pois já fui taxado varias vezes assim. Desde o início Sasuke se empenha no estudo da arte ninja, prestando devida atenção nas aulas, nos fatos ao seu redor, e treinando muito. Com isso, assim como todo chamado CDF, ele conquista maior sucesso e com muito mais facilidade, o que gera revolta entre os que se identificam com Naruto. Porém, no mundo Shinobi, Sasuke não seria exatamente o CDF, afinal de contas, ele é muito popular entre as garotas, PORÉM, devemos considerar que nesse mundo Shinobi, um CDF seria realmente muito mais bem recebido que o bagunceiro.

naruto-e-sasuke-antagonismo-7.jpg
Porém, Naruto não é um completo inútil. Sendo o personagem com quem a população se identifica, ele é amado pela maioria. Devemos lembrar também que ser capaz de gerar amizades é um diferencial absoluto nesse mundo shinobi cheio de guerras e conflitos. Além disso, Naruto é persistente, jamais desistindo de algo que quer, o que me lembra a frase: Eu sou brasileiro e não desisto NUNCA! [Nota: Tá certo que Naruto não é brasileiro, e nem foi criado inspirado em nós, mas é notavel o quanto ele se assemelha...]

naruto-e-sasuke-antagonismo-5.jpg
Já Sasuke, tão esforçado desde o início, ao sofrer decepções tem muito mais dificuldade para superar elas do que Naruto, já acostumado. É como o cara que estudou a vida inteira e perdeu aquela matrícula na faculdade, algo suficiente para deixar o personagem arrasado. Esse é um fraco do personagem, não acostumado com a derrota, fica furioso, transtornado, e muda de personalidade quando essa ocorre. Quando você se esforça muito para realizar algo (vide Rock Lee) você ainda se sente o melhor em fazer esse algo. “Ah, eu sou ótimo em matemática. Eu sou ótimo em desenho. Eu sou o melhor em video game. Eu sou o melhor no futebol..” Ou seja, perder na área em que se sente o melhor é também uma profunda ferida ao orgulho.

naruto-e-sasuke-antagonismo-6.jpg
Foi justamente por ver o sucesso de Sasuke e seu esforço que Naruto resolve superar ele, sendo melhor que ele. É uma atitude louvável para o personagem, já que, na vida real, aqueles que se identificam tanto com o anti-cdf, ao se encontrar em uma situação de desespero, pedem ajuda ao cdf, ao invés de agirem sozinhos. Naruto começa a agir mais sério nos seus treinamentos. Obviamente que isso trás resultados, mas com o máximo esforço de Naruto, ainda é difícil superar alguém que se esforçou a vida toda, adquirindo talento. Isso mesmo, eu afirmo isso, talento não é exatamente algo com que se nasce, é algo que se adquiri ao se desejar muito certa coisa. Você adquiri talento em uma área se você se esforçar nela, assim como Naruto, atualmente, está adquirindo um talento incrível em dominar Kage Bunshins.

naruto-e-sasuke-antagonismo-4.jpg
Portanto, a genialidade da qual se fala muito em Naruto, a qual aparece em Sasuke, Neji, Kakashi, Itachi, etc. não é algo nato, mas sim, algo que se adquiri por se desejar MUITO alguma coisa, por se almejar um sonho. Itachi quer ser o Uchiha mais poderoso de todos, superando Madara. Kakashi quer limpar a imagem suja deixada por seu pai, o canino branco. Neji quer superar a família principal e Sasuke quer matar a qualquer custo o seu irmão. É como o “cdf” que cresce a vida toda querendo ser chefão de uma empresa, ou um líder militar ou político, e em sua vida fará de tudo, cursos, faculdade, extra-curriculares, etc. para almejar seu desejo profundo. Essa é a genialidade de Sasuke. Quando ele aprende certa técnica com facilidade significa que ele está acostumado a aprender, e não que ele tem o dom de aprender rápido. Ao contrário de Naruto que precisou, primeiro, aprender a aprender…

naruto-e-sasuke-antagonismo-2.jpg
Naruto segue seu caminho buscando seu sonho, e passando por todas as dificuldades que sua irresponsabilidade acarretou. E vem se tornando cada vez mais forte, mas só vai conseguir provar sua força para o “cdf” quando chegarem ao final dos acontecimentos. Mesmo tendo superado Sasuke no ponto em que está, é Natural que Sasuke volte a superá-lo algumas vezes, até que Naruto atinja sua capacidade máxima, a qual será, definitivamente, superior à de Sasuke. Trilhar esse caminho não é fácil, e conta com muitos acontecimentos contra seu avanço, mas não é nada que o personagem não mereça.

naruto-e-sasuke-antagonismo-3.jpg
Por outro lado, Sasuke segue seu caminho também, se fortalecendo cada vez mais, e ficando muito mais eficiente, não da noite para o dia, mas com muito esforço também. Muitos podem chamar isso de lado negro, mas ele está é trilhando um caminho próprio dentro da área maligna, sem, no entanto, manifestar essa maldade. Novamente usando a comparação com o cdf, é como esse jovem trabalhador que entrou para a política cheio de aspirações, mas antes de concretizar o que deseja, precisa se enturmar com os corruptos, enganá-los, agir como um corrupto, enganando também ao povo, só para, no final, conseguir ir contra todo esse mal, superando-o com os seus próprios interesses, sem, no entanto, fazer mal aos outros…


Agora fica a pergunta, com qual lado você se identifica mais?


Resposta minha: Sasuke…

Nenhum comentário:

Postar um comentário