sábado, 14 de janeiro de 2012

O Clã Uchiha

o-cla-uchiha.jpg
O Clã Uchiha, com certeza, é o mais conturbado e desunido de toda a história de Naruto até agora. O histórico desse clã se mistura com assassinatos, traições, cobiça e ódio dentro do próprio clã. Ainda não se sabe como se originou o clã, mas poderíamos deduzir. Se usarmos a informação da história do mangá para analisar, saberemos que a linhagem sanguínea Uchuha provém da linhagem sanguínea dos Hyuuga (provavelmente). E nós já conhecemos as regras para manter o doujutsu do clã Hyuuga. Provavelmente, o primeiro Uchiha que desenvolveu o Sharingan ainda era um Hyuuga, e provavelmente da família secundária dos Hyuuga. Com isso, é bem provável que com o Sharingan o selo dos Hyuuga tenha se anulado, e o “Hyuuga com sharingan” teria passado pela necessidade de trocar de nome, não sendo mais do clã que o maltratava. Outros Hyuugas da família secundária devem ter seguido esse Uchiha, tornando-se também Uchihas, e como não havia um vilarejo para seguir ainda, se mantiveram nas sombras de seu antigo clã. Com isso, os Uchihas já foram criados com histórico de ódio, e complexo de superioridade. Claro, isso são apenas suposições, mas não deixam de ser suposições bem óbvias.

o-cla-uchiha-7.jpg
O Uchiha mais talentoso até agora foi Madara. Ele cresceu e se desenvolveu junto com seu irmão. Unidos eles conquistaram a evolução de seu doujutsu. Depois, ao perceber que com o mangekyou (o poder supremo do doujutsu) ia perdendo a visão aos poucos, Madara se desesperou, e arrancou os olhos do irmão para recuperar a visão. Com isso ele conquistou o mangekyou sharingan eterno. Ele será melhor abordado mais para frente. O importante é saber que com isso, ele obteve um poder inimaginável, ficando mais forte que qualquer outro shinobi que existisse na época. Ele e o shodaime (que na época era apenas um membro do clã da floresta) se uniram e fundaram o que hoje é Konoha. Esses dois ninjas, Madara e Shodaime, tiveram desavenças devido à forma de governar Konoha, e logo tiveram que lutar. Shodaime saiu vitorioso de alguma forma. Desde então, Madara abandonou Konoha, e o clã Uchiha permanesceu por lá, se desenvolvendo.

o-cla-uchiha-2.jpg
Aparência:

A aparência dos Uchihas é praticamente um padrão. Todos possuem cabelos escuros, pretos em sua grande maioria, lisos, e, em alguns casos, arrepiados em certas partes. Seus olhos são normais, da cor preta, mas quando eles não conseguem despertar o sharingan. O Sharingan é um olho vermelho, com certas marcas pretas por eles. O Uchiha não precisa ficar com o Sharingan ativado o tempo todo. Portanto, quando eles não estão com o sharingan estão com seus olhos normais, da cor preta. Não usam de porte físico muito grande, mas o suficiente para possuírem um habilidade absurda. De resto não há grandes características físicas que descrevem esse clã, exceto pelo fato de todos carregarem consigo o símbolo dos Uchiha (com exceção para os ninjas que abandonaram o clã, como Madara ou Itachi).

o-cla-uchiha-6.jpg
A Kekkei Genkai:

A Kekkei Genkai dos Uchihas, famosa inclusive, é o Sharingan. Trata-se de um doujutsu poderoso, o qual se diz ser a evolução do doujutsu dos Hyuuga. Esses olhos vermelhos têm várias formas de evolução. São as abaixo descritas:
  • Sharingan com uma vírgula: Geralmente é a forma mais primária do sharingan, usada assim que se desperta ele. Mas é um estado um tanto quanto ignorado pois, quando o Uchiha consegue despertar o sharigan, pelo menos um de seus olhos está com duas vírgulas ao invés de uma. Esse sharingan já permite ao usuário possuir um reflexo bem maior que seu normal.
  • Sharingan com duas vírgulas: Pode aparecer logo que o Uchiha despertar o sharingan. Com esse o shinobi já tem muito mais que apenas reflexo, pois ele consegue enxergar o chakra do oponente. Apenas isso, o sharingan não enxerga tenketsu, corrente de chakra, ou coisas do tipo. Apenas enxerga o chakra em si.
  • Sharingan com três vírgulas: Extremamente evoluído, e o mais usado, com esse sharingan o Uchiha tem um reflexo tão grande, que sua capacidade de análise permite à ele calcular onde será o golpe do inimigo, para desviar. Com bastante treino esse sharingan consegue aplicar poderosos genjutsus, e com o máximo de treinho esse sharingan foi capaz de vencer o genjutsu de um sharingan bem superior. Esse Sharingan é a última forma de alcançar poder sem fazer alguma coisa muito ruim.
  • Mangekyou Sharingan: Esse sharingan é extremamente temido. Diz-se que para alcançá-lo é preciso matar seu melhor amigo. Com ele, o usuário alcança o máximo do reflexo necessário para qualquer situação, consegue analizar as lutas com muito mais precisão, e ainda tem uma elevada capacidade de fazer Genjutsu (tsukoyomi), ou aumentar incrivelmente o chakra do usuário para ele fazer técnicas inimagináveis (Amaterasu, que é a evolução de um Katon | E a técnica de Kakashi de abrir dimensões, que é a evolução da capacidade de Kuchiyose.). Porém, esse sharingan possui um ponto fraco terrível. À medida que se usa, vai se perdendo a visão gradualmente, de maneira que a perda completa da visão é inevitável.
  • Mangekyou Sharingan Eterno: É o sharingan mais proibido. Se com o Mangekyou era necessário matar o amigo para ativá-lo, com o Mangekyou Sharingan eterno é preciso arrancar o sharingan de um ente consanguíneo (irmão, pai, mãe) para suprir a falta da visão do Mangekyou sharingan. Ainda não se sabe se o Uchiha subistitui apenas um olho, se ele o absorve, se ele simplesmente o recoloca no lugar, não se sabe quase nada sobre esse mangekyou. Apensas se sabe que ele mantém a visão do usuário, que passa a poder usar o Mangekyou Sharingan quando quiser, e o nível do genjutsu usado por ele é suficiente para dominar a própria Kyuubi.
Enfim, muitas discussões correm em torno do que um Sharingan é capaz de fazer. A resposta é muito simples:
1.   Vê o Chakra
2.   Aumenta o reflexo do usuário
3.   Auxilia na aplicação de genjutsu visual
4.   maximiza o uso de chakra de um indivíduo
Apenas isso. Com a combinação dessas habilidades como, por exemplo, 1+2 é possível copiar um jutsu. Com o uso do 3+4 pode-se fazer genjutsus poderosos como Tsukoyomi. Com a combinação de habilidade do shinobi, junto com o 2+4 pode-se fazer o Amaterasu. Muito simples até, é esse doujutsu, mas extremamente útil em batalha.

o-cla-uchiha-5.jpg

Utilização do Doujutsu:

Tamanha é a sua utilização como arma, que o Sharingan foi o único doujutsu, até agora revelado, que foi transplantado para outro shinobi. O sharingan não é um pertence do shinobi, mas sim, do clã. O problema é que esse clã não era muito unido, e as desavenças, unidas a não utilização de regras como as dos Hyuuga, acabaram fazendo com que essa poderosa arma caísse em várias mãos, caindo até mesmo na utilização de um não-Uchiha como Kakashi (o que nem de longe chega a ser algo negativo).

o-cla-uchiha-3.jpg
Principais técnicas:

Como os Uchihas não possuíam exatamente técnicas típicas do uso do seu doujutsu (como os Hyuugas e os Kaguya por exemplo) então ficamos principalmente com seus Katon. Os Uchihas são especialistas em Katon. É dito que um Uchiha é considerado shinobi a partir do momento em que ele domina seu primeiro Katon Goukakyuu no jutsu. Vejam os jutsu a seguir.
  • Sharingan Soufuusha Sannotachi (Moinho de vento de Lâmina tripla do olho copiador): Essa técnica é mais um taijutsu que usa armas. Ela é a perfeita utilização do sharingan com as armas shinobis. O Shinobi usa o sharingan que lhe garante ótimo reflexo, para arremessar armas no inimigo, presas a fios, controlando as armas, que podem bater uma na outra para desviar a direção, dando voltas no corpo do oponente, prendendo-o e/ou atacando-o.
  • Katon Goukakyuu no Jutsu (Libertação do fogo, técnica da grande bola de fogo): O Shinobi faz o selos de mão, concentra chakra no pulmão, e expele fazendo uma grande bola de fogo.
  • Katon Housenka no Jutsu (Libertação do fogo, técnica do fogo místico da fênix): O Uchiha lança várias bolas de fogo em direção ao oponente, e esconde, dentro das bolas, kunais, para atingir o inimigo mesmo que as chamas não façam efeito.
  • Katon Ryuuka no jutsu (Libertação do fogo, técnica do fogo do dragão): O Uchiha lança uma forte rajada de fogo, que precisa de um condutor (galho, fio, corrente, etc.) para ser direcionada ao inimigo.
  • Mangekyou Sharingan Tsukoyomi (Técnica do deus da Lua): O Shinobi, no caso Itachi, usa o genjutsu mais poderoso, quase insuperável, prendendo o oponente em uma ilusão tão poderosa que pode causar o estado de coma nele, ou até matar.
  • Mangekyou Sharingan Amaterasu (Técnica do deus do Sol): O Shinobi, no caso Itachi, faz o seu Katon mais poderoso, no qual ele cria chamas negra, as quais se dizem consumir qualquer coisa infinitamente enquanto que estiver ao alcance dos olhos.
  • Mangekyou Sharingan Susanoo (Técnica do deus do Trovão) Nota: Essa técnica não foi oficializada, mas ao que tudo indica ela representa a seguinte: O Shinobi, no caso Kakashi, utiliza a manipulação de tempo e espaço, como se faz para invocar Kuchiyoses, e, concentrando seu chakra ao máximo em um ponto específico, consegue mandar coisas para outras dimensões.
Existem muito mais Katons, mas como nenhum deles foi mostrado usado por Uchihas, fica à dedução de que esses Katons não eram típicos do clã.

o-cla-uchiha-4.jpg

Enfim, o clã mais amado e mais odiado de Konoha, com toda certeza, os Uchihas, fazem seu barulho. Mas a desunião entre os membros vai, um dia, causar a extinção de quase todos eles. Apenas um Uchiha sobreviverá…

2 comentários: