segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Análise de Taijutsu Hyuuga #1

Começo minha análise de Jutsus através dos Taijutsus, mais simples porém essenciais. A primeira análise irá falar do Taijutsu do clã Hyuuga. Um taijutsu que supera até mesmo o Taijutsu de Maito Gai e Rock Lee, não em velocidade nem em poder, mas em técnica. O estilo dos punhos leves, assim como é chamado esse estilo de Taijutsu, é um estilo do kung fu inventado justamente para superar o estilo dos punhos de ferro, como é chamado o Taijutsu de Gai. É um estilo de luta feito para senhores de idade e para mulheres, pois não utiliza força física, apenas agilidade, precisão e técnica. Vejam o video a seguir:
Muito bem, a partir do video observamos o estilo de movimentação desse taijutsu. Se eu fosse comparar o estilo de taijutsu com algum elemento da natureza eu diria que esse estilo está ligado diretamente com o vento, se movimentando de forma leve e curvando e se adaptando ao meio que se encontra. Já o estilo de Rock Lee, o qual caberá em outro post, está ligado diretamente com o raio. A questão é que o raio não consegue ferir o vento, apenas esquentá-lo. Cada golpe do estilo do punho leve consegue utilizar os golpes do inimigo para contra-atacar de maneira eficiente. Quanto mais força e velocidade tiver o golpe do oponente, mais eficiente será o contra-ataque.
naruto-tem-golpe-desviado-por-neji.jpg
É o que mostra essa cena, onde o Naruto ataca com toda certeza de acertar seu oponente, mas tem seu golpe facilmente desviado pela palma estendida de Neji.
kage-bunshin-desviado-por-neji.jpg
Notem que, dependendo da força do oponente, nem mesmo uma grande quantidade de inimigos faz grande diferença. O estilo do punho leve foi criado para lidar com golpes rápidos, fortes e precisos, dependendo apenas de um esforço mínimo e de muito reflexo e habilidade.
juuken-1.jpg
O estilo do punho leve, por si só é capaz de lidar com o estilo do punho de ferro, porém, em Naruto, os Hyuuga ainda contam com uma técnica passada de geração em geração. O juuken. Trata-se da expansão do chakra através dos dedos ou punhos, com o intuito de ferir o oponente pelo lado de dentro. Veja um pouco sobre a manifestação do chakra aqui. Ou seja, o clã Hyuuga já se destaca por conseguir expelir o seu chakra e dar formato e função a ele sem precisar usar-se de selos. É uma habilidade única, e necessita do Byakugan para ser bem usada. O juuken pode ser usado usando-se das pontas dos dedos, para causar danos precisos ou fechar os tenketsus, ou com a palma estendida, que causa dano em uma área maior e causa mais impácto.
juuken-3-luta-de-neji-e-hinata.jpg
Nesse play back da luta de Neji contra Hinata, Naruto se lembra de como funciona o Juuken. Essa “Chama” azulada que atinge ambos os lados, o Neji e a Hinata, é o chakra, expelido em grandes quantidades, na esperança de causar grande dano ao oponente. Com o Juuken, mesmo que a palma ou os dedos não toquem o oponente, o chakra atravessa a pele, dependendo do seu alcance, e causa ferimento diretamente ao organismo do oponente.
juuken-2.jpg
Aqui, um exemplo do momento em que o juuken de Neji atinge ao Naruto em cheio. Existe chakra ao redor, que se expandiu e explodiu com o impacto ao corpo do Naruto. Ou seja, unindo o juuken ao taijutsu dos Hyuuga, cria-se um taijutsu poderoso, o qual é perigoso para qualquer um que deseje lutar a curta distância contra o Neji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário