Começo minha análise de Jutsus através dos Taijutsus, mais simples porém essenciais. A primeira análise irá falar do Taijutsu do clã Hyuuga. Um taijutsu que supera até mesmo o Taijutsu de Maito Gai e Rock Lee, não em velocidade nem em poder, mas em técnica. O estilo dos punhos leves, assim como é chamado esse estilo de Taijutsu, é um estilo do kung fu inventado justamente para superar o estilo dos punhos de ferro, como é chamado o Taijutsu de Gai. É um estilo de luta feito para senhores de idade e para mulheres, pois não utiliza força física, apenas agilidade, precisão e técnica. Vejam o video a seguir:
Muito bem, a partir do video observamos o estilo de movimentação desse taijutsu. Se eu fosse comparar o estilo de taijutsu com algum elemento da natureza eu diria que esse estilo está ligado diretamente com o vento, se movimentando de forma leve e curvando e se adaptando ao meio que se encontra. Já o estilo de Rock Lee, o qual caberá em outro post, está ligado diretamente com o raio. A questão é que o raio não consegue ferir o vento, apenas esquentá-lo. Cada golpe do estilo do punho leve consegue utilizar os golpes do inimigo para contra-atacar de maneira eficiente. Quanto mais força e velocidade tiver o golpe do oponente, mais eficiente será o contra-ataque.
É o que mostra essa cena, onde o Naruto ataca com toda certeza de acertar seu oponente, mas tem seu golpe facilmente desviado pela palma estendida de Neji.
Notem que, dependendo da força do oponente, nem mesmo uma grande quantidade de inimigos faz grande diferença. O estilo do punho leve foi criado para lidar com golpes rápidos, fortes e precisos, dependendo apenas de um esforço mínimo e de muito reflexo e habilidade.
O estilo do punho leve, por si só é capaz de lidar com o estilo do punho de ferro, porém, em Naruto, os Hyuuga ainda contam com uma técnica passada de geração em geração. O juuken. Trata-se da expansão do chakra através dos dedos ou punhos, com o intuito de ferir o oponente pelo lado de dentro. Veja um pouco sobre a manifestação do chakra aqui. Ou seja, o clã Hyuuga já se destaca por conseguir expelir o seu chakra e dar formato e função a ele sem precisar usar-se de selos. É uma habilidade única, e necessita do Byakugan para ser bem usada. O juuken pode ser usado usando-se das pontas dos dedos, para causar danos precisos ou fechar os tenketsus, ou com a palma estendida, que causa dano em uma área maior e causa mais impácto.
Nesse play back da luta de Neji contra Hinata, Naruto se lembra de como funciona o Juuken. Essa “Chama” azulada que atinge ambos os lados, o Neji e a Hinata, é o chakra, expelido em grandes quantidades, na esperança de causar grande dano ao oponente. Com o Juuken, mesmo que a palma ou os dedos não toquem o oponente, o chakra atravessa a pele, dependendo do seu alcance, e causa ferimento diretamente ao organismo do oponente.
Aqui, um exemplo do momento em que o juuken de Neji atinge ao Naruto em cheio. Existe chakra ao redor, que se expandiu e explodiu com o impacto ao corpo do Naruto. Ou seja, unindo o juuken ao taijutsu dos Hyuuga, cria-se um taijutsu poderoso, o qual é perigoso para qualquer um que deseje lutar a curta distância contra o Neji.
Nenhum comentário:
Postar um comentário