terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Taijutsu do Lee (fogo)

taijutsu-de-lee-fogo.jpg
Bom, pra finalizar a análise sobre o taijutsu de Lee, vejamos a terceira parte que fala de seu terceiro estilo, o fogo. Para quem não viu os outros dois estilos clique em estilo água e estilo raio.
Para conferir a análise abaixo, veja o video a seguir:

estilo-do-punho-bebado.jpg
Bom, eu havia dito no início que ele possuía basicamente 2 estilos, porém, falei no segundo post que ele possuía um terceiro estilo especial de Taijutsu ativado com uma condição especial. Esse estilo é o suiken, o estilo do punho bêbado. Lee desperta esse estilo quando bebe saquê acidentalmente. O suiken é um estilo de kung fu verdadeiro, muito raro, pois quebra as regras comportamentais do Kung fu e usa de bebedeira para lutar.

lee-cambaleia-1.jpg.lee-cambaleia-2.jpg.lee-cambaleia-3.jpg
o-que-voce-esta-encarando.jpg
Percebam que nesse estilo o lutador luta por instinto. Ou seja, apenas um lutador realmente profissional conseguiria atingir esse nível. É preciso anos de treino em artes marciais para se conseguir SENTIR a movimentação do oponente e de seu próprio corpo, ao invés de apenas ver. Como Rock Lee passou anos treinando taijutsu APENAS ele tem a arte marcial em seu sangue, como algo básico gravado em seu cérebro. Assim como todo ser humano tem como necessidades básicas e fundamentais a alimentação e a sobrevivência, Rock Lee, além delas possui as artes marciais como necessidade básica e fundamental gravada em sua mente e corpo.

lee-cambaleia-4.jpg.lee-cambaleia-5.jpg
rock-lee-cai-de-sono.jpg
Quando bebe, Rock Lee perde grande parte da sensibilidade do corpo, fica constantemente em desequilíbrio, e ainda cai ao sono várias vezes. Porém, levanta-se assim que o perigo se aproxima, argumentando que não estava dormindo. Essa característica é semelhante a de um bêbado que encosta-se em um canto e começa a baixar a cabeça lentamente. Ao ser cutucado diz que não estava dormindo, mas é evidente que estava começando a cair no cochilo… Rock Lee só percebe o perigo quando está em sono pois seu corpo está demasiadamente acostumado com o Taijutsu.

rock-lee-desvia-se-e-defende-se-com-o-pe.jpg
A perda de equilíbrio é uma característica importante do estilo Suiken. Na verdade, ela é a base de sua movimentação. Como o corpo do lutador está constantemente em equilíbrio, o lutador, usando-se de sua grande experiência com artes marciais, vai fazer o possível para manter o equilíbrio estável. Com isso, sua movimentação torna-se quase randômica. De fato, o usuário do Suiken está constantemente em movimentação, e isso o ajuda a esquivar dos golpes, pois, naturalmente, seus reflexos ficam extremamente relapsos quando está bêbado.

lee-desvia-de-golpe-de-kimimaro-2.jpg.rock-lee-planta-bananeira-e-ataca-com-a-sola-dos-pes.jpg
Com essa movimentação randômica, fica quase impossível prever seus golpes. Além disso, o estilo de fogo não se caracteriza apenas pela movimentação randômica, como também por se alimentar dos movimentos do  usuário, como uma chama consumindo algo, para realizar os próprios movimentos. Tudo isso enquanto mantém uma movimentação instável e variável que poucos lutadores conseguiriam defender.
rock-lee-ataca-de-costas-2.jpg.lee-chuta-kimimaro-de-costas.jpg.rock-lee-ataca-de-costas-com-impulso.jpg
rock-lee-ataca-de-costas.jpg.rock-lee-ataca-o-inimigo-com-um-chute-de-sola-de-pe.jpg
Também é notável que durante o uso do estilo Suiken o lutador pode atacar de qualquer forma possível, inclusive de costas. Ele aproveita toda e qualquer abertura do oponente, como chamas que se adentram ao prédio à medida que o queimam. Isso torna o estilo ainda mais eficaz e imprevisível.
rock-bebado-1.jpg
rock-bebado-2.jpg
rock-bebado-3.jpg
Durante um momento Gai se lembra da primeira vez que Lee despertou o estilo fogo. Nesse momento podemos ter idéia de quão poderoso fica ele quando entra nesse estilo. Além das características de um lutador de Suiken, Lee ainda fica mais forte e mais rápido que seu estilo de água. Sua movimentação imprevisível consegue impedir a movimentação de Neji. Usando a análise elemental como eu venho analizando, percebemos que se o estilo de Neji é do vento, e o de Rock Lee é do fogo, Lee terá vantagem sobre Neji, pois o fogo se alimenta do vento. Ou seja, se ele um dia conseguir derrotar Neji, será como bêbado…
o-demonio-verde-de-konoha.jpg
Um lutador possui, normalmente, apenas um estilo de arte marcial. Quando o lutador é extremamente habilidoso ele possui dois estilos. Somente o Rock Lee poderia nos presentear com TRÊS estilos de artes marciais. Ele é, realmente, um GÊNIO do Taijutsu…
Nota: Quando eu falo em estilo de arte marcial estou falando, justamente, dessa minha análise baseada em elementos, fogo, água, vento, raio e terra. Não se tratam de kung fu, karatê, etc, mas sim do estilo de movimentação, que engloba várias áreas de atuação das artes marciais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário