quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os sentimentos de Sakura – parte 2 (Shippuden)

Continuando com os sentimentos de Sakura, entramos na parte em que a garota fica confusa, onde seus sentimentos se misturam, seus ideais se desfocam, seus sonhos esmaecem e as pessoas em volta dela estão ainda mais longe do que ela imagina.

O que a distância faz com os sentimentos dela

Tem quem diga que os sentimentos da Sakura por Sasuke mudaram devido à distância que ela teve dele por dois anos e meio, mas com essa afirmação estão se esquecendo que Sakura também esteve distante de Naruto nesse período. O protagonista estava longe, treinando com Jiraya. Então podemos dizer que houve uma grande mudança devido à distância? Claro que houve! Mas não tão claramente como alguns a enxergam. A mudança veio relacionada à Sasuke mas também relacionada à Naruto.
Enquanto ambos estavam fora, Sakura foi tomada por um desejo invencível de se tornar uma ninja melhor, de  superar seus limites, de estar à altura de seus amigos. Por isso ela conseguiu permissão para treinar com Tsunade, e se esforçou ao máximo para melhorar suas habilidades. Sakura não queria mais andar atrás das duas pessoas mais importantes de sua vida.O seu “primeiro amor” e o seu “mais que amigo”. E ela evoluiu muito, aprendeu habilidades incríveis, se tornou uma ninja de muito mais valor do que era antes de seu treinamento. E ela aguardou o momento certo, o momento em que voltaria a ver seu grande amigo, e juntos iriam salvar Sasuke.
Quando Naruto voltou, não sei dizer totalmente o que a Sakura sentiu. Ela pareceu feliz com a sua volta, mas  não demonstrou totalmente um sentimento nostálgico com sua volta. Ao que me pareceu, Sakura tentou mostrar o tempo todo o quanto ela evoluiu, o quanto ela estava melhor. Queria mostrar uma postura mais adulta, e claro, uma habilidade melhor também. Veio o teste dela e de Naruto contra Kakashi, e ela pôde mostrar parte de suas habilidades para ele. Porém, houve algo para o qual ela não estava preparada.
Sakura com certeza imaginava que Naruto teria amadurecido bastante também, e ela pôde ver claramente como ele ficou mais forte, mais habilidoso, mas haviam ainda características em Naruto que ela odiava, com as quais ela não podia viver. Naruto continuava sendo um brincalhão, fazendo sexy no jutsus, tentando investir contra ela, dando cantadas tolas. Sakura é o tipo de pessoa que tem algumas fantasias mas não gosta de manifestá-las, gosta de guardá-las para si. Em parte foi por essa característica que ela criou uma versão interior dela mesma dentro de si para manifestar as características que ela mantia presas. Naruto representa, nesse ponto, alguém capaz de fazer essas características da Sakura se manifestarem, alguém capaz de fazer com que ela consiga ser ela mesma. Mas isso pode ser cumprido tanto pelo grande amigo como pelo grande amor.
Pelo outro lado, enquanto esses sentimentos de Sakura se manifestassem por Naruto, aquilo que ela sentia por Sasuke não mudou. Em sua mente Sasuke era uma vítima, havia sido levado para o outro lado convencido por mentiras, e ela acreditava que junto à Naruto podiam salvá-lo. Ela não podia esquecer essa pessoa que foi tão importante em sua vida. Grande parte da importância que Naruto tinha na vida de Sakura se resumia à essa confiança que tinha nele, pelos dois dividirem do mesmo objetivo.
Resumindo, a distância não foi o que mudou de fato os sentimentos de Sakura, ela foi apenas um pequeno elemento, que influenciou a mudança das suas próprias virtudes, enquanto seus sentimentos pelas duas pessoas importantes em sua vida continuavam praticamente os mesmos, e foram mudando somente à medida que ela foi retornando a ter contato com eles.

O reencontro

Esse momento, é o que faz grande diferença na vida de Sakura. A última vez que ela teve contato com Sasuke, ouviu sua voz dizendo obrigado, e foi atingida, desmaiada. Perdeu a chance de impedir sua partida, e perdeu a chance de ir junto com ele. Ela havia confiado o resgate de Sasuke à Naruto, seu grande amigo, mas este falhou, embora tenha prometido que lutaria até o fim para salvá-lo. Naruto se torna “confidente” de Sakura, e os dois juntos partem em missão para resgatar Sasuke.
No caminho vemos algumas manifestações de um sentimento de Sakura por Naruto. Ela se preocupa com ele agora, ela preza pelo seu bem, pela sua saúde. Não gosta de ver ele se ferindo tanto para salvar Sasuke.
Sakura começa a ficar dividida. As duas pessoas mais importantes para ela estão lutando um contra o outro,  fisicamente e em ideais. Mas enquanto aparentemente o desejo de Naruto é salvar Sasuke, o desejo de Sasuke não chega nem próximo a fazer bem à Naruto. Entre duas pessoas que você gosta muito, ter uma que quer o bem e outra que quer o mal, as chances são grandes de sua defesa pender para aquele que quer o bem. Por isso Sakura fica do lado de Naruto, pois assim ela ao menos tem a chance de salvar Sasuke, e todos ficariam bem.
E é chegado o momento em que ela volta a ver Sasuke. Com toda certeza, Sakura não esperava que a visão de Sasuke fosse abalar tanto ela, mas abalou. Ver Sasuke novamente trouxe à tona todas as lembranças que tinha dele. E Sasuke estava ainda mais concentrado no seu objetivo, ainda mais focado, ainda mais poderoso, ainda mais “aparentemente legal”. Todas as características que a Sakura valorizava em Sasuke estavam bem mais evidentes. Porém, ele estava do outro lado. Ela não soube o que fazer. Sakura era incapaz de lutar por Sasuke agora, não conseguia dizer uma palavra que service para trazê-lo para o lado do bem, não conseguia fazer nada além de olhar. Foi Naruto que, ao chegar, representou perigo real, representou a chance de trazer Sasuke de volta. Foi Naruto que mais arriscou sua vida nesse ponto, e antes, e por isso Sakura era ainda mais grata. Naruto fazia tudo que ela desejava fazer e não conseguia.
Ao final desse reencontro caiu a ficha. Sakura já sentia que não conseguiria salvar Sasuke, e já sentia que Naruto iria lutar muito mais para conquistar isso. A garota começa a contestar seus próprios sentimentos. Para quem ela está torcendo, quem ela quer que viva no final, o que ela quer realmente fazer? Isso é algo que ela mesma começa a tentar descobrir.

Reconstruindo seus desejos

Veio pouco tempo depois a oportunidade para Resgatar novamente Sasuke. Um enorme time se reuniu, involvendo os principais membros desse quadrado amoroso. Sakura ainda estava dividida, mas não podia se deixar levar por esse sentimento. Uma coisa me incomodou nessa fase, mas não quer dizer lá muita coisa. Quando Naruto é atacado por Madara e cai na água, Hinata se desconcentra e se preocupa com ele. Sakura, por outro lado, diz à ela para não se preocupar pois aquilo não era nada para Naruto. Sakura estava certa, e ela só disse isso porque conhecia bem seu companheiro. Ela não tem tantos motivos para se preocupar. Mas sob o meu ponto de vista, uma pessoa que ama de verdade a outra vai se preocupar de um jeito ou de outro, mesmo sabendo que aquilo não era o suficiente para machucá-lo, a atitude da Hinata foi bem mais condizente com a da garota que ama. A da Sakura, por outro lado, foi a atitude da grande amiga, quase confidente, que conhece Naruto quase melhor que ninguém.
Nessa fase, vimos como Naruto falha novamente em salvar seu amigo, e todos os ninjas puderam ver como ele sofreu com isso. Nem Sakura nem Hinata se aproximaram dele, pois era, claro, um momento que ele precisava para si mesmo.
No entanto, nessa etapa, acredito que Sakura está confusa o suficiente para não saber de fato o que ela quer.  Ainda desejando salvar Sasuke, mas se enchendo de pena do Naruto, Sakura não sabe se fica preocupada com a vida que Sasuke está levando, ou com o problema de Naruto. Ainda assim, ela não faz nada, deixa o tempo a levar.

Revelando sentimentos

Os acontecimentos vão voando, e Sakura continua nesse estado de “espera” até o grande estopim Pain invadir Konoha. E é nesse momento que podemos aplicar aquele dito, de que é em horas de desespero que você entende o que os outros sentem por você. Todos deram o máximo de si até Pain explodir Konoha. Quando ele tinha plena capacidade para eliminar os sobreviventes, surge Naruto, querendo enfrentá-lo. Ninguém consegue assistir a luta direito, exceto pelos Hyuugas, o que inclui Hinata. Aqui, desmistifico uma das coisas que aconteceu e que muita gente entendeu errado. Quando Naruto estava em perigo, Hinata saltou para ajudá-lo, e Sakura ficou em seu lugar. Isso não aconteceu necessariamente porque uma gosta mais do que a outra. A Hinata só partiu para ajudar Naruto porque ela pode ver com seus próprios olhos que ele estava em perigo, e não podia ficar parada sem fazer nada. Sakura, por outro lado, não fez nada somente porque ela não via o que estava acontecendo, e preferiu não interferir na luta. Ela sabia que se entrasse na luta ia mais atrapalhar que ajudar.
Foi um pensamento altruista e responsável. Se todos estivessem vendo o que estava acontecendo, com toda certeza todos teriam pulado para ajudar. A grande diferença, sob meu ponto de vista, é que se Sakura pulasse para ajudar Naruto, só conseguiria demonstrar que gosta muito dele, que se preocupa muito com ele, mas não diria que o ama. E isso não é por timidez, afinal de contas ela teve coragem, no seu momento derradeiro, de dizer ao Sasuke que o amava. Tentem imaginar vocês a cena, se Sakura fosse ajudar o Naruto, a imagem não se tornaria um “Eu te amo”, como foi a da Hinata, pois isso não encaixa com o perfil da Sakura. Nesse ponto ela estaria, no máximo, preocupada com ele.
Da mesma forma, poucos momentos depois, é mostrado uma cena onde Sakura parece estar com ciúmes de Hinata. Porém, tal cena foi mal interpretada. Em primeira estância, devemos conciderar a situação presente. Konoha está um caos, todos estão feridos, temos alguns mortos, e Sakura, como aprendiz de Tsunade, está repleta de responsabilidades. Ela tem confiança em Naruto, mas agora ela demonstra preocupação, mesmo assim, pois ele tinha libertado seis caudas. Sakura se encarrega de curar Hinata, é uma de suas responsabilidades. No entanto, se Sakura estivesse realmente preocupada com Naruto, não conseguiria parar de pensar no quanto ele estaria correndo perigo por libertar a Kyuubi. No entanto, ela pensa no fato de  Hinata amar Naruto.
Isso não foi uma manifestação de ciúme, mas uma identificação. Sakura se identificou com o sentimento de Hinata, pois ela mesma já passara por aquilo. Ela sabe como é amar alguém que sequer nota sua presença, ou não quer saber de ser amado, sabe como é se preocupar tanto com esse alguém que é capaz de dar sua vida por essa pessoa. Sakura faria, e tentou fazer, isso por Sasuke no passado, e agora via e constatava que Hinata sentia o mesmo por Naruto. Sakura não pôde é deixar de sentir pena. Ao mesmo tempo que sua memória à leva ao fato de Naruto ser o cara que estava o tempo todo atrás dela, sem dar tanta bola para Hinata, também à levou à sua indecisão. Afinal de contas, ela gostava de Naruto agora que ele mudou tanto?
Envolta nessa indecisão, Sakura depara-se com a verdade contada sobre Sasuke. Ele havia se tornado definitivamente malígno, matou Orochimaru, matou seu irmão, e no entanto a sua vingança não foi o suficiente, agora havia  se unido à Akatsuki, sequestrado Killerbee e estaria ativamente agindo pelo mal.

O seu maior erro

E é nesse momento que seus sentimentos chegam ao ápice da confusão. Sasuke, seu amor, estava se tornando um cara mau, tão mau que poderia atacar Konoha indo contra todos eles. Naruto, a pessoa que se tornou tão importante para ela, tão próximo, alguém em quem ela confia tanto, estava imerso em uma promessa para salvar Sasuke à todo custo. Sakura pensava que essa promessa acontecia por causa dela. Hinata amava Naruto, mas para Sakura o Naruto jamais iria corresponder à tímida garota, por estar preso à um amor que sentia por ela mesma. E Sakura, apesar disso tudo, jamais cedeu ao Naruto, jamais deu à ele uma chance com ela. Todos esses problemas se acumularam, e Sakura tomou a decisão inicial que, para ela, resolveria todos os problemas.
Ela quis dar uma chance à Naruto, e ao mesmo tempo dar uma chance à ela mesma. Sakura tentou convencer Naruto de que estava gostando dele agora, pois assim ela teria uma chance de esquecer Sasuke de vez, e Naruto teria uma chance de fazer o mesmo, podendo viver em paz. Hinata também poderia seguir em frente, pois não tentaria mais nada com alguém compromissado. (Essas conclusões, repito, são a minha visão sobre a Sakura, não a verdade absoluta sobre isso). Então ela tentou se convencer de que com o Naruto ela poderia ter uma vida feliz, de que poderia amá-lo, e que poderia convencê-lo à não ir atrás do Sasuke. Muita gente interpretou isso como a maior sacanagem que a Sakura fez, como se ela estivesse mesmo apenas tentanto se aproveitar do garoto. Mas não foi isso, o que ela fez foi na mais boa intenção, embora tenha sido um erro mesmo.
E porque ela decidiu fazer isso? Será que estava realmente preocupada com Naruto? Será que ela só fez isso porque não queria que o Naruto se ferisse mais tentando salvar o Sasuke? Nesse ponto eu devo dizer que sob minha perspectiva a resposta é não! Com absoluta certeza. Sakura confia em seu grande amigo, e estava disposta à ajudá-lo no que fosse possível, no entanto ela não estava procurando livrar ele desse peso. O que fez ela mudar foi a declaração de Sai, dizendo que Naruto estava fazendo tudo o que estava fazendo só por ela. Sakura sentiu-se culpada pela dor desse grande amigo, que fazia tudo por ela. Sakura sentiu-se como se ela fosse o Naruto, e Naruto fosse a Hinata. E para evitar que Naruto passasse mais apuros, por culpa dela, veio-lhe o desejo de pará-lo. Sakura foi movida mais por um sentimento de culpa do que por um amor propriamente dito.
Mas Sakura percebeu que Naruto não estava fazendo aquilo tudo por ela. Ele fazia mesmo por Sasuke. Acredito que nesse ponto ela já começou a agir de maneira inconstante, sem tanta lucidez. Decidiu matar Sasuke por conta própria.
Aqui, vou mais  profundo do que em qualquer dos trechos acima.

Sakura ainda ama Sasuke

Sakura foi tomada por um sentimento estranho. Por um lado, desejava por fim àquele que trazia sofrimento à  ela e à Naruto. Por outro lado, não queria mais que Sasuke caísse em um mundo de terrível dor, que só acaba com a morte. E se fosse para ele morrer inevitavelmente de alguma forma, que fosse por meio dela. Sakura ainda usou-se de um tipo de veneno especial. Eu suponho, apenas suponho, que esse veneno teria um efeito mortal, com a menor parcela de dor possível, e sem causar deformidades à Sasuke. Sakura ainda esperava que Sasuke fosse, ao menos, enterrado com dignidade.
No entanto, me pergunto, será que Sakura tinha mesmo tanta confiança em si mesma de que conseguiria por fim à Sasuke? Será que ela acreditava mesmo ser capaz de dar um fim nele? Ela sempre foi a mais inteligente da turma! O_O Eu suponho aqui que ela estivesse dividida entre dois desejos.
-Por um lado, o desejo de por fim à vida de Sasuke, realizando tudo que eu falei acima.
-Por outro lado, o desejo de por fim à sua própria vida. Talvez desejasse salvar todos com a morte de Sasuke, mas quisesse ir junto com ele. E digo que ela desejava isso inconscientemente apenas. Sua cabeça não a fez decidir que queria morrer, mas seus sentimentos sim.
E a prova final de que ela jamais deixou de amar Sasuke foi não ter conseguido fazer um mínimo corte com a Kunai em suas costas. Ela conseguiria mesmo matá-lo, nesse caso não sozinha, mas com a ajuda de Kakashi, no entanto ela parou em cima da hora e não conseguiu cortá-lo. A morte talvez fosse rápida e eficaz, na cabeça dela. Mas será que ela estava pronta para matá-lo sem morrer junto? Era uma dor que ela não iria suportar.
Enfim, digo que os sentimentos de Sakura se resumem à isso. Ela se preocupa muito com todos, incluindo Naruto quase em primeiro lugar, pois este ocupa, hoje, um lugar amplo em seu coração, mas o que ela sente por ele jamais foi e jamais será amor, e ela estaria deixando de ser sincera consigo mesma se achasse isso. Jamais deixou de amar Sasuke, e está fadada, possivelmente, à jamais realizar seu sonho amoroso devido à isso.
Fazer o que? Eu ainda torço por ela, mas amor verdadeiro, ao meu ver, somente o da Hinata. u_u

Nenhum comentário:

Postar um comentário