sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Edo Tensei, como funciona? 2

Tendo em mente o capítulo atual de Naruto, veio-me a necessidade de falar novamente sobre essa soberba técnica. Eu mesmo já havia elaborado um post para abordar a técnica, mas ele foi mais direcionado para expor minha teoria de que Orochimaru não pretendia, nem conseguiria, invocar o Quarto Hokage. Quem quiser conhecer o post confere ele aqui.
Vendo o atual capitulo de Naruto eu mesmo me enchi de dúvidas até o pescoço. E com isso iniciei nova pesquisa sobre o assunto. E a primeira etapa da pesquisa, claro, não podia deixar de ser no Data Book:

O Data Book me deu uma informação muito importante. A de que o Edo Tensei se trata de um Kuchiyose. Mas ele deixou para trás também outra informação importantíssima. A de que ele não quer dar informação nenhuma. Pra bem da verdade,  o Data Book não explorou muito essa técnica. Mas também, o que se pode querer, ela só foi usada uma vez, e já faz tanto tempo que nós leitores já encaramos como técnica do passado. xD
Porém, como eu gosto de chafurdar pelo lixo e descobrir coisas, elaborei a teoria que citei no início desse post, portanto, vou relembrá-la à vocês:
Edo Tensei é uma técnica de Kuchiyose também. Como toda técnica de Kuchiyose, ela é uma técnica de quebra dimensional, de distorção de espaço, de teletransporte. Uma técnica onde você teletransporta algo de um lugar para outro. No caso de sapos, se teletransporta os sapos do Monte Myobokuzan para o local da luta. No Edo Tensei o teletransporte é feito com almas. O invocador chama a alma do lugar onde estão. A primeira coisa que nos é possível deduzir por isso é que o local para onde vão as almas em Naruto, depois que morrem, é uma outra dimensão. Mas isso é só suposição. Geralmente o Kuchiyose precisa de um sacrifício para acontecer. Os Kuchiyoses normais usam o sangue do usuário como sacrifício para aparecer no local de invocação. O Edo Tensei, por outro lado, usa de corpos de pessoas, ainda vivas, como sacrifício para servir de recipiente para a alma. Quando Orochimaru invoca o Primeiro e o Segundo Hokage, ele os invoca nos corpos dos seus ajudantes da “aldeia do som”. Os donos originais dos corpos, obviamente, morrem nesse processo. Dentro dos caixoes do Edo Tensei, além dos corpos que servirão de recipiente, tem pó e cinzas usados no ritual. Quando as almas se alojam nos corpos o pó e as cinzas se formam em torno do shinobi sacrificado, e tomam a forma da alma que se alojou no corpo. O corpo já formado tem as lembranças e a personalidade das almas. As kunais que Orochimaru põe na cabeça deles serve para transformá-los em bonecos controláveis, para tirar as lembranças e a personalidade…
Ao rever o Data Book, e minha própria observação sobre essa técnica, descobri que não há nada de novo no que Kabuto realizou. É impressionante sim, mas não vai contra a idéia básica do Edo Tensei.
Ao ver os Akatsukis de volta à vida eu pensava que houve algo de errado. Pensei que era necessário o corpo, ou ao menos o pó, do shinobi morto para se fazer o ritual. E isso não se encaixaria. Como vocês sabem:
-O corpo de Itachi está sob domínio de Madara.
-O corpo de Deidara se dilacerou em vários átomos na sua auto-destruição.
-O boneco que era corpo de Sasori deve ter ficado com Sunagakure.
-O corpo de Hidan ficou preso entre as rochas do terreno dos Nara. (será que ele é imortal mesmo e por isso não pôde ser ressucitado?)
-O corpo de Nagato foi levado por Konan. xD
-O corpo de Kakuzu foi reduzido à trapos e ficou sobre domínio de Konoha.
Portanto, não fazia sentido Kabuto conseguir reviver todos. E pensar assim foi um erro. Tudo que é necessário para o Edo Tensei, até onde se sabe, é do corpo de um shinobi, ainda vivo, que servirá de recipiente para a alma do ressucitado. O ritual exato para se fazer o Edo Tensei não é conhecido, mas sabe-se que o que forma a aparência da alma que vai tomar conta do corpo escolhido é o pó que é depositado em cima da vítima do ritual.
Acredito que para que a técnica não seja absurdamente abusiva seja preciso certo tempo de preparo para o ritual. Não deve ser nada simples como um Kuchiyose fazer a invocação de uma alma. E ainda me pergunto se para isso não é necessário algum pacto com alguma entidade poderosa capaz de permitir a invocação da tal alma.
Nesse caso, imagino que deva ter sido uma grande conquista de Kabuto conseguir fazer um jutsu desse nível. Mas agora que ele o fez na história, ficam-me algumas perguntas no ar:

Será que Sasuke verá seu irmão novamente?

Me lembro que o Primeiro e o Segundo Hokages foram capazes de conversar com Sarutobi na clássica luta do exame Chuunin. Seria então impossível que um corpo ressucitado de Itachi pudesse conversar com Sasuke? Não seria arriscado para os planos de Madara ter um morto vivo capaz de revelar certas coisas à seu irmão?
E se madara aceitar a entrada de Kabuto, não seria bastante sábio mantê-lo em completo segredo? Acredito que ninguém na akatsuki, exceto Zetsu, vá saber da existência de Kabuto-chimaru. xD Seria arriscado demais.

Qual o plano de Kabuto?

Essa é uma pergunta sem resposta por enquanto pessoal. Tão sem resposta como a “Quem é Madara?” ou “Qual o plano de Madara”. Muita gente pergunta isso aqui, mas esquecem de considerar que não há resposta para essas perguntas ainda. O mangá está em pleno lançamento ainda, e cercado de surpresas. Mas uma coisa eu sei. Não acredito que o Kabuto esteja mesmo se juntando à causa de Madara. Para mim ele está tramando algo, e quando resolver vir à tona com esse algo será incrivelmente revelador. xD
[EDIT!]Esse foi o edit mais rápido que eu já fiz até hoje. xD Acontece que eu cometi um erro na criação do post, e não percebi algo crucial no mangá. Eu havia feito três perguntas. A terceira delas era:

Porque não reviver  o Pain também?

Me pergunto porque o Kabuto não ousou em reviver o Pain também. Não me parece impossível ele reviver a alma de Pain em um corpo que recriaria um Rinnegan, mesmo sendo uma Kekkei Genkai. Afinal de contas, o Edo Tensei de Orochimaru reproduziu um Primeiro Hokage capaz de fazer perfeitos Mokutons. Com menos poder, mas ainda assim capaz. Portanto, a ressureição de Pain contaria com a presença do Rinnegan.
E também não me ocorre que Kabuto desconhecesse da existência de Pain, muito pelo contrário, sendo o espião fluente e bem entendido que é, devia estar perfeitamente ciente das habilidades do vilão.
O que desconfio na verdade é que Kabuto tenha imaginado certa desvantagem em reviver Pain também. Ele poderia fazer isso e trazer o Nagato com seu rinnegan, mas nós todos já conhecemos as habilidades do Rinnegan. Vocês acham que seria de todo impossível que esse Pain ressucitado usasse o Rinnegan para se trazer de volta à vida de verdade? A única segurança real do Edo Tensei é que seus invocados obedecem seu mestre, mas em um descuido de Kabuto, Nagato poderia fazer isso talvez.
Até que fui sabiamente alertado de que quem havia sido ressucitado era o Nagato, não o Hidan. O_O Wow! Eu pensei que fosse o Hidan, mas olhando uma segunda vez, o corpo está seco, aos ossos, e o cabelo bem maior. xD Eu bem que não conseguia associar ao Hidan. xD Ainda assim, faço-me a pergunta, não seria então esse Nagato capaz de usar o Rinnegan em força total? O_O Ou ao menos usar para reviver de verdade? xD Não faço a menor idéia. ^^[/EDIT!]

Um comentário:

  1. Concordo com vc, e o corpo do nagato não estar com a konan agora deve estar com o tobi pois ele recuperou o rinengan, boa pagina essa e a outra tmbm.

    ResponderExcluir