quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O sentimento de Sasuke… 2

o-sentimento-de-sasuke.jpg
À muito, muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante… eu escrevi um post… Rsss Esse post sempre foi, e é até hoje, e ainda creio que será por muito mais tempo, o post mais lido desse blog, com mais de 41 mil visitas. Ele perde apenas para as visitas à Home page. xD Era o post “O sentimento de Sasuke…  MAS, agora, depois desse tempo todo, visto as mudanças que o personagem sofreu, resolvi fazer outra análise deste que ainda é meu personagem favorito, apesar do lado malígno…Quero deixar claro aqui também que eu sempre tive e sempre terei plena convicção de que o que eu disse naquele post é a pura verdade, pois retrata o que Sasuke sentia antes da despedida de Konoha. À partir daquele momento, depois de agradescer à Sakura e experimentar o poder do selo amaldiçoado, sua visão rumou para outra direção. Mas agora a situação está mais diferente do que jamais estivera. Mostrarei à vocês um ângulo de visão que não creio que alguém já tenha olhado para o Sasuke atualmente. xD Estão todos, assim como eu à princípio, condenando as atitudes tolas e impensadas dele, mas eu percebi uma patologia psicológica que está fazendo com que ele aja assim. Primeiro consideremos os problemas pelos quais ele passou:

A vingança – Marco de um fim e de um começo


Há um motivo para jamais desejarmos a vingança como um objetivo de vida. E esse motivo vai além do que qualquer valor ético de certo e errado que possamos ter. Se uma pessoa cria a vingança como um objetivo de vida ela pode alcançar somente duas coisas em sua vida.
A primeira é levar o tipo de vida do Justiceiro, personagem da Marvel.  (Aliás, cabe aqui uma observação. O Justiceiro tem esse nome mas eu não entendo porque, se ele é um Vingador. Da mesma forma, na Marvel, temos a equipe de defensores da Terra, formada pelos principais heróis como Capitão América, Thor ou Homem de Ferro. Mas essa equipe tem o nome de Vingadores, embora eles não tenham nada de vingadores, apenas de justiceiros. u_u Malditos roteiristas que não nomeiam direito. u_u) O Justiceiro prometeu um tipo de vingança que é tão difícil de se conquistar que beira o impossível. Uma pessoa só por mais ruim e fodão que seja não consegue eliminar sozinha todos os criminosos do mundo. Então o Justiceiro está fadado a viver o resto de sua vida procurando realizar uma vingança que nunca terá fim. Ele perecerá tentando.
A segunda coisa, que é mais possível acontecer, é conseguir se vingar. Mas depois da vingança, não haverá mais horizonte para o qual olhar, não haverá um futuro para onde seguir. Sem um objetivo, sem um plano de vida, uma pessoa só pode entrar em uma crise existencial. Todos nós dependemos da sensação de que “estamos nesse mundo para fazer alguma coisa”, para cumprir algo, para realizar algo. Se concluirmos o que temos a realizar, não haverá mais para onde ir, perdemos nosso objetivo. Por isso é que a melhor forma de morrer é aquela em que temos tempo de olhar para trás e dizer para nós mesmos que fizemos tudo que queríamos/podíamos fazer. Somente na hora da morte é que é realmente gostoso sentir que o que se realizou em vida foi o suficiente, e então podemos partir em paz, completamente desapegados à tudo.
O primeiro erro de Sasuke foi manter sua vingança como ponto central em sua visão, de maneira a embaçar tudo que estava à sua volta. Quando ele conquistou seu objetivo, não havia mais nada tão importante pra ele, e sua mente, seu corpo, sua alma, necessitaram de um objetivo ao qual seguir, e havia alguém ao lado dele pronto a lhe dar esse objetivo.

Amor de verdade nunca se corta, nunca se transforma, apenas se guarda

Eu muitas vezes já falei o que é um amor de verdade. É muito comum ver esse tipo de amor sincero e verdadeiro se desenrolando dentro de uma família. Muitas vezes um filho pode ser o pior criminoso, mas a mãe continuará a amá-lo. Esse amor verdadeiro do qual eu falo é o menos egoísta de todos, aquele em que se pensa sempre na pessoa amada antes, e depois em si mesmo. Não é um amor cego e burro, é um amor consciente e puro. Para ver mais sobre o que eu falo, vejam esse post da Hinata.
Visto isso, digo e afirmo, é esse tipo de amor sincero que Sasuke sempre teve por seu irmão e seu clã. Um amor puro e verdadeiro, admiração, orgulho, preocupação. O que mais feriu Sasuke foi quando o que mais lhe era importante na vida entrou em conflito. O amor pelos pais e pelo clã foi levado quando seu irmão assassinou todos. E o amor que tinha pelo irmão se amarrou com o que tinha pelos pais e pelo clã, formando um nó no coração dele, de forma que ele esgasgasse de angústia. Afinal de contas, no que acreditar? Quem seguir? Quem amar e quem odiar? Se Sasuke amasse só o clã talvez conseguisse, algum dia, perdoar o maldito assassino de todos, e seguiria em frente, como Kakashi assim o queria. Se amasse só Itachi ele teria se acostumado com a idéia do que aconteceu e seguiria em frente ou seguiria Itachi atrás da Akatsuki. Mas não, por amar ambos formou-se esse nó, que jamais pôde ser desatado, e ficou estrangulando os sentimentos de Sasuke desde cedo.
Cortar laços? Jamais, ele nunca conseguiu e nunca conseguirá. Cada pedaço do largo quebra cabeça que forma as redes de entes queridos dele foi se juntando no vórtex que girava em torno do primeiro nó, e ele conseguia agir como se deixasse tudo para trás, mas jamais deixando de fato. Ficou guardado, sendo ignorado pelo próprio Sasuke, pois se não o ignorasse morreria sufocado por ele. Quando o nó se desfez?
Quando Sasuke descobriu que Itachi não era malvado. Imediatamente o nó confuso e há muito atado que estrangulava-lo se soltou, e ele sentiu a imediata dor e compaixão por ambas as partes que ele amava. Continuou sentindo-se triste por ter tido o clã assassinado, continuou furioso pelo que aconteceu e continuou  buscando culpados, mas agora não podia culpar Itachi, pois sabia que este sofreu da mesma forma. Passou por provações terríveis, fez escolhas terríveis, e no final pereceu. Todo sentimento de tristeza de Sasuke ainda pôde ser amplificado por um outro sentimento…

Arrependimento

Ele acontece naquele específico momento em que olhamos para trás e percebemos que tudo, ou muito do que fizemos, foi errado. Essa fase foi a mais conflituosa à Sasuke. Se observarmos hoje, todas as ações dele apontam para o fato dele colocar a culpa da morte de Sasuke no Danzou, nos conselheiros, em Konoha, e até mesmo nos ex-gennins. E ele faz isso, ao meu ver, por um único motivo:
Sasuke ainda não está preparado para aceitar que ELE é o culpado pela morte do irmão. Todos os seres humanos têm uma mania que não me agrada muito. Gostamos de pôr a culpa das coisas ruins que nos acontecem aos outros. Tempestades, problemas climáticos, problemas políticos, todo tipo de problema é sempre culpa de algo externo, nunca nossa. É mais fácil assim, para todos nós. Mas a primeira etapa para se superar um problema, ou ao menos superar o incômodo que se sente com esse problema, é perceber que tudo é culpa nossa! Não há uma injustiça verdadeira, tudo que nos acontece é por culpa do que fizemos, fazemos ou faremos um dia.
Se Sasuke não está preparado para aceitar isso, ele procura culpar outra pessoa, e Madara deu à ele pessoas o suficiente para culpar. Uma das coisas que eu mais quero que Naruto diga à Sasuke com clareza é “Você é quem matou Itachi!”.

Desespero


Você luta por seus objetivos, dá tudo de si, soa e sangra, sacrifica, corre, salta, se agarra à tudo, e ainda assim no momento derradeiro você percebe que não vai conseguir se segurar e vai cair.
Para Sasuke, não há em quem confiar. Ele precisa concluir seu objetivo para não ser tomado pelo sentimento de culpa. Enquanto ele estiver caçando os outros culpados pela morte de Itachi ele não precisará encarar o papel que ele mesmo desempenhou nela. Assim, mesmo que tiver que colocar pessoas importantes à sua frente para servir de escudo, ele o fará, pois tudo é melhor que encarar essa culpa. Assim ele sacrifica o Taka.
Mas não basta isso. Madara é a única pessoa que parece concordar com o que Sasuke faz, e ainda assim ele é obviamente suspeito. Sasuke, claro, sabe disso. Não dá pra confiar em Madara, não dá pra segui-lo, não dá para ter nele uma referência, um ponto para descanso. Só se pode tê-lo como um meio, uma ferramenta para cumprir seus objetivos, e Sasuke sabe o quanto é perigoso agir assim, já que Madara é, até o momento, invulnerável.  Sendo assim, ele é outro ponto em que Sasuke não consegue se apoiar.
A chegada de Sakura foi-lhe uma surpresa. Se ela quisesse mesmo seguí-lo e ajudá-lo como ela dizia, seria de grande ajuda à ele, mas seria tolo demais se confiasse totalmente nela, e isso salvou sua vida, pois ele percebeu que ela queria matá-lo. O que sentir quando uma pessoa que jurava te amar resolve te matar? “Ela não vê o que eu vejo” — “Não me entende” — “Nunca, jamais, voltará a acreditar no meu jeito ninja” — “Ela me traiu!”. Tanta coisa misturada ao mesmo tempo, mas a sensação de ser traído por alguém que jurava  lealdade e amor só podia piorar as coisas nessa hora.
Como se não bastasse, Sasuke começa a se ver cercado pelas três pessoas que mais lhe foram importantes na vida depois da morte do seu clã, e todas elas desejavam pará-lo! Mas não, ele não queria parar! Teria que aceitar a culpa por seus crimes, não conseguiria concluir seu novo objetivo e jamais conseguiria lidar com a morte do seu irmão por suas mãos! Por isso ele resolve usar, desde o começo, o máximo de suas habilidades, o máximo de chakra que tinha, todo o poder do sharingan, de uma vez só, para acabar com tudo antes que fosse tarde demais. Ele não podia deixar que o prendessem. E tudo isso leva o Sasuke à uma única coisa, que eu venho notando à certo tempo já.

Desejo de morte


Sasuke está tomado por um desejo de morte. E não é necessariamente um desejo de tirar a vida dos outros, mas um desejo de perder a própria. Frio e calculista, inteligênte, um gênio nas artes ninja, ele jamais poderia subestimar tanto o alto escalão de Konoha. Porque então, depois de tantas batalhas sucessivas, e sabendo que seu mangekyou ficaria cego com o tempo, Sasuke continuaria tão confiante à ponto de continuar? Ele deve saber, com toda certeza, que não dá para vencer todas as lutas ao sacrificar seus aliados, e se enfraquecer tanto. E também deve saber que ao conseguir a sua tão esperada vingança ele não vai se sentir satisfeito. Ao final, terá que encarar tudo de mal que fizera, tudo que amou e destruiu, e por fim, a morte de Itachi. Por isso acredito que ele deseja, lá no fundo, pôr um fim à sua própria vida, talvez antes de concluir o seu objetivo, morrendo lutando, ou mesmo ao concluir.

Finalizando

Eu tenho uma única esperança. Naruto ainda me é um personagem idealista. Alguém capaz de mudar o coração dos outros. Não sei bem o que ele pode fazer, mas acredito que conseguirá plantar algo no coração do Uchiha que será capaz de transformar algumas das coisas que hoje estão confusas nele. Como ele faria isso eu não sei, mas sei que ele pode.
No final das contas, ainda acho que Sasuke terminará sozinho e cego, mas não necessariamente morto. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário