quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Kunoichis #1…

kunoichis.jpg
Com muita frequência eu vejo por aí um monte de gente reclamando que Kishimoto não está dando a merecida atenção a certos personagens em Naruto. Isso inclui, obviamente, as Kunoichis. Na boa, se pensarmos na sociedade japonesa e nas garotas que já fizeram parte de histórias em que elas entram em ação, Naruto possui dois pontos positivos principais que o deixa acima de qualquer outro desenho.
O primeiro é a quantidade de personagens femininas que estão no desenho para lutar. Naruto possui uma grande quantidade de personagens femininas SÉRIAS que lutam. Um número consideravelmente maior que qualquer outro desenho. Existem aqueles animês que são repletos de garotas (com um único cara sortudo e azarado ao mesmo tempo em meio a elas) mas em grande parte das vezes a história é bastante voltada para comédia, como se fosse uma piada vermos mulheres em ação. Em Naruto não é piada.
O segundo é o sex apeal. Podem procurar, se existe de sobra em animês é muito apelo sexual. Várias garotas semi-nuas com peitos enormes (é difícil encontrar garotas de animês com seios normais…) e de um assanhamento indescritível. Em Naruto não existe esse sex apeal. As mulheres são de respeito, mantém, até um nível bastante considerável, a sua inocência junto com a feminilidade, a garra, a força, a beleza, a inteligência, entre vários outros atributos que, geralmente, não são valorizados em histórias de animês/mangás. Claro, existem as personagens que “dão em cima” de outros personagens, mas nada que fuja do normal do nosso cotidiano. Cantadas, desejos, paixões, nada disso transforma essas mulheres em atiradas, mas sim, em mulheres.
Esse é o primeiro post que eu vou dedicar exclusivamente para Kunoichis (mulheres ninja) de Naruto. Nessa primeira seção vou falar sobre a beleza das personagens, seus atributos físicos, o que as fazem ser belas (que não seja apenas no físico mas na personalidade também.). Pretendo também equilibrar esse lado de beleza com o lado de habilidade das personagens, e a importância delas para a série. Com isso, pretendo mostrar como essas personagens não foram esquecidas. Bom, as imagens que eu usarei não são feitas pelo autor. São imagens feitas por fãs, as quais eu julguei ser as melhores para demonstrar o que eu pretendo dizer. Enfim, boa leitura:

kunoichi-kin.jpg
Kin: Bom, vou começar pela, provavelmente, menos popular Kin. A pequena diferença nos olhos dela não faz a característica perder sentido. A beleza dessa personagem está na falta de feminilidade. Ok, na imagem ela está até mais mulher que na história, mas dá pra entender o quanto ela não se importa tanto para aparência. Não há cuidados especiais com a roupa, ou com o cabelo, ou mesmo com uma simples maquiagem. Não há a necessidade de fazer as unhas ou qualquer outro esforço para ficar mais bonita, afinal, ela é uma arma de guerra, pura e simplesmente isso. Provavelmente ela nem pensa em namorar e se casar, pois ela apareceu na história para lutar, e só. No entanto (e as garotas podem me xingar por isso), é justamente por não se esforçar pra ser bonita que ela mantém um certo nível de beleza. “A gente se esforça tanto pra ficar bonita pra eles e eles nem reparam…” Não quer dizer que eu não reparo, ou que eu não acho importante. O que quer dizer é que, para essa personagem, essa falta de cuidado ajudou. Claro que ela possui uma beleza natural, já que o cabelo dela num fica fuá…XD Seu porte físico é bastante normal, fazendo com que ela nem pareça homem, nem mulher que faz streep.

kunoichi-yugito.jpg
Yugito: Provavelmente não tão popular entre a massa, até porque ela só aparece no mangá, e em um ponto bastante rápido com uma participação curta e triste. Ela é como Naruto e Gaara, trazendo um monstro dentro de si. A diferença é que ela é mulher, e não conseguiu conquistar o respeito dos shinobis de sua vila. Portanto, lutou sozinha contra dois membros da Akatsuki, e morreu, obviamente. Sua aparição foi importante para mostrar o poder desses shinobis da Akatsuki, caçando e assassinando facilmente os portadores de Bijuus (monstros com certo número de caudas-no caso de Naruto, 9 caudas, no caso de Gaara, 1 cauda, no caso de Yugito, 2 caudas.). Além disso, ela reforçou a idéia de como os Jinchuurikis (pessoas que carregam bijuus dentro do corpo) são odiados pelas pessoas em suas vilas, morrendo sozinha e sem ninguém a caminho para ajudar. Foi esquecida. Será que eu preciso explicar sua beleza? Embora ela não use roupas femininas, chegando a usar apenas uma camiseta e uma calça, seu cabelo é bastante tratado, comprido e bonito. Além disso, ela é uma das poucas mulheres adultas que lutou no animê, como Tsunade ou Kurenai. Seu porte físico também é normal, sem desejar dar destaque para seios ou bumbum.

kunoichi-shizune-1.jpg
Shizune: Triste, apesar de ela ter bastante participação na história, é tão desmerecida pelos fãs quanto os mesmos dizem que ela é por Kishimoto. Como assistente pessoal de Tsunade, é óbvio que ela é dotada de várias habilidades especiais, podendo até lutar em equilíbrio contra Kabuto que, foi até dito na história, possui a mesma força que Kakashi. Portanto, podemos dizer que o nível de Shizune é semelhante ao nível de Kakashi, que é bastante alto já para uma Kunoichi. Shizune veste roupas estritamente orientais, como esse vestido kimono, e, por baixo, há essa espécie de rede (desculpem, me esqueci o nome) que os ninjas usam. Devido ao corte na lateral de seu vestido ela expõe sua perna esquerda, não que seja propositalmente para atrair homens, mas por ser esse seu estilo e por ela guardar armas nessa perna, como é visto na imagem. Seu cabelo é curto, característica bastante comum entre mulheres que lutam. Apesar de ser uma Iriou Ninja (ninja médica) suas habilidades para batalha não se limitam ao uso adequado de chakra, como é o caso de Sakura e Tsunade. Ela é hábil para manejar armas, e sua aparência é a que mais remete a uma NINJA de verdade. Ela possui um rosto inocente, preocupado e doce, mas possui personalidade madura o bastante para influenciar, e muito, Tsunade em suas decisões. Sua feminilidade, além de a fazer usar esse vestido para luta, ainda lhe permite calçar sapatos de salto alto, sem diminuir suas habilidades. Com toda certeza, uma shinobi de respeito.
Fim da primeira parte. Não se preocupem, a segunda vem logo amanhã. Eu não esperava que desse pra falar tanto delas. XD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário