sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Gatilho

Imagem por FaMz / Deviantart

Afinal de contas, o que diferencia um gênio de um ninja comum? Eu poderia dizer, devido a algumas observações, que é o objetivo…Se vocês pararem para observar, o objetivo do shinobi é que faz o seu poder. Vários personagens já provaram isso, quando maior seu objetivo, maior seu poder, afinal de contas, maior é o esforço que o shinobi vai ter em se desenvolver para concretizar seu objetivo. E cada objetivo foi obtido, primeiramente, por um gatilho inicial. Vejamos alguns exemplos:
-Shikamaru: Desde o começo ele era um ninja com potencial, mas sua personalidade não deixava que nós, fãs, percebessemos isso. Na primeira fase do exame Chuunin, na floresta, ele parecia apenas um medroso que preferia evitar batalhas, embora demonstrasse um belo sentimento de preocupação para com os amigos, e uma excelente entrosação com a sua equipe, não parecia ser nem 10% do Shikamaru que nós conhecemos hoje. E mesmo durante a sua luta no exame Chuunin, e a outra contra a Tayuya, ele se mostrou demasiadamente passivo. Embora em uma ele estivesse só competindo num torneio, e na outra ele tivesse protegendo seus amigos, em ambas ele foi calmo demais, desejando sempre que a luta simplesmente acabasse pra ele poder voltar a fazer o que ele costuma fazer. O seu senso de responsabilidade ainda não havia se desenvolvido. E mesmo ao final do arco de resgate ao Sasuke, onde, por pouco, não morrem todos os seus companheiros, ele, embora demonstre um pouco mais de responsabilidade, termina a missão apenas tendo tomado uma lição de vida. O verdadeiro poder de Shikamaru, sua verdadeira habilidade, sua verdadeira força, só vimos quando ele perde seu mestre, e ele se torna um verdadeiro arquiteto estrategista, capaz de pensar em todas as possibilidades, fazendo o inimigo jogar cada turno em suas mãos. Aquele é o Shikamaru de verdade, o gatilho foi a morte de seu mestre, e o objetivo não é só a vingança de seu mestre, mas levar adiante a missão que ele carregava, o objetivo de “proteger o rei”.
-Neji: Alguém acredita que o garoto Hyuuga da família secundária era chamado de gênio, antes de seu pai se sacrificar para proteger seu filho, e sua família? Neji teve seu gatilho e sua objetividade despertados desde cedo, o que o fez crescer conhecido como um gênio, uma vez que seu esforço em se superar fez com que ele ultrapassasse todas as barreiras conhecidas para se tornar o melhor Hyuuga de todos, até mesmo aprender técnicas secretas, sem ter um sensei para lhe ensinar, por pura observação.
-Kakashi: Muitos podem dizer que Kakashi nasceu Gênio. A primeira visão que nós temos dele do passado é de quando ele tinha por volta de 12~15 anos [me corrijam se eu estiver errado], e nessa época ele já era um ANBU, e já tinha criado seu próprio Jutsu. Mas o que aconteceu com ele, será que ele teve um gatilho? Claro, primeiro a vergonha que seu pai, o Canino Branco, trouxe à Konoha, depois a morte de seu pai. Kakashi carregou sozinho o fardo de ter que ser um “futuro Canino Branco”, assim como o desejo de limpar o nome da família. Depois disso Kakashi teve ainda mais gatilhos, como a morte de Obito, mas o que tornou-o Gênio mesmo foi sua história, com seu pai.
-Sasuke: Outro que teve a fama de genialidade construída desde a infãncia, assim como Kakashi e Neji, a trajédia pela qual o garoto passou é do conhecimento de todos, e não preciso repetir. O Garoto ganhou o objetivo de se vingar de sua família contra seu irmão, e lutou desde cedo para ser o que ele é. Sua tragédia o colocou anos à frente de outros ninjas de sua idade, simplesmente pelo impacto dela, e pela época em que aconteceu.
-Naruto: A história dele é muito especial. Verdade que ele sofreu sua vida inteira, e por isso teria motivos para ser muito forte, mas uma bala não é disparada se o mecanismo de gatilho estiver encostando nela o tempo todo. É preciso que o mecanismo se distancie da bala, e então, em um momento, de repente, ele bata com força na bala para liberar a reação do disparo. É por isso que, durante grande parte da história, Naruto não passava de um fraco, comparado à Sasuke, Neji, e outros gênios. Ele só os superava em questão de força de vontade, usando a síndrome de Seiya de “não desisto nunca”, e insistindo sempre, ainda por cima se aproveitando do quanto seus inimigos o subestimavam para, então, vencê-los. Mas Naruto não era melhor que nenhum deles. Em questão de habilidades ninja, qualquer um dos ditos “gênios” era capaz de entender um plano bolado a primeira vez que ouvia, era capaz de aprender jutsus com certa velocidade, executá-los corretamente ou melhor ainda que o normal, conseguiam furtividade, velocidade, eram verdadeiros ninjas, enquanto Naruto sempre foi “o último shinobi, que só chegava primeiro pela superação”. Mas agora ele teve seu mecanismo de gatilho disparado. A morte de Jiraya foi muito mais forte para o Naruto do que nós, à princípio, pensávamos que seria. Ela o tornou o tipo de ninja poderoso e extremamente superior aos outros. Porque agora sim Naruto tem a objetivação de que necessitava desde o princípio. [SPOILER] Basta ver o último capítulo do mangá, o 452, para percebercomo Naruto ficou bom, possui uma velocidade de reação e raciocínio superior à de Sai, que é um ANBU Raíz. Ele foi pela primeira vez mais temido que os ninjas à sua volta. Ele, dessa vez, não está sendo subestimado. [FIM DO SPOILER]
Enfim, eu poderia citar vários outros personagens que se tornaram poderosíssimos por trajédias, como Orochimaru, Tsunade, Nagato, etc… Mas isso eu deixo à vocês discutirem. XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário