quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tobi é Obito ou só usa a carcaça dele?


Muitos aqui já devem ter visto essa imagem, ou lendo o próprio mangá na internet ou por alguém que postou no youtube. Esse troço se espalhou rapidamente, e muitos já estão dizendo “Eu sabia!” e “Kishimoto, que sem criatividade!”. Mas calma gente, antes de ficarem malucos, vamos rever alguns fatos e talvez criar mais uma teoria até semana que vem.
Vamos a duas informações primeiro. Na Narutopedia, peguem as fichas de Kakashi e do Naruto. Percebam na parte em que mostra a idade deles. Pegarei a idade dos dois no Shippuden. Kakashi iniciou a saga com 29 anos de idade, e Naruto com 15. No meio da fase Shippuden o Kakashi alcançou 30 anos de idade e o Naruto chegou aos 16. Façam:
29 – 15 ou 30 – 16. Essa é a diferença entre a idade do Kakashi e a idade do Naruto. Pra que eu peço que vocês façam esse cálculo? Bem, a Kyuubi atacou Konoha no dia em que Naruto nasceu, logo, esse cálculo nos mostra quantos anos o Kakashi tinha quando a Kyuubi atacou. Portanto, sabendo-se a idade do Kakashi, sabemos a idade do Obito.
Conclusão, se vocês fizeram o cálculo, Kakashi tinha 14 anos. Agora, retomemos à cena em que o Yondaime é atacado durante o ataque da Kyuubi:

Se este homem é o Obito, ele deveria ser um garoto de 14 anos. Eu acho que ele está muito alto pra ser um garoto de 14 anos, além de ser muito forte a ponto de lutar equilibrado com o Yondaime. Tem algo de errado aí então. =/
Só que o problema não para aí. Vocês se lembram que o próprio Tobi disse para a Konan que foi ele quem “deu” o Rinnegan para o Nagato? Logo, o Rinnegan pertencia a ele, teoricamente. E isso joga o Obito em uma época em que Kakashi sequer tinha nascido, quando Jiraya ainda era jovem. Portanto, ainda resta dúvidas. Grandes inclusive.
Há ainda outro problema. Quando Madara foi trazido de volta à vida ele deu a entender que conhecia a pessoa por trás dessa guerra que está acontecendo. Nesse caso ainda falta então descobrirmos qual a ligação desse Shinobi centenário com o Tobi/Obito.
Eu levanto para os senhores estão três teorias, que parecem estúpidas, mas podem fazer sentido, embora eu acredite que Kishimoto não faria algo tão absurdo como eles. Vejamos:

Teoria absurda 1: Obito, o viajante do tempo!

Pensem da seguinte forma. O Jutsu do Kamui é um jutsu de espaço-tempo. Assim como qualquer Kuchiyose. É, portanto, plausível que um personagem capaz de se deslocar entre as dimensões, dobrando o espaço ao seu desejo, que possa também dobrar o tempo? Oras, tempo é a quarta dimensão, ele deveria ser, em tese, capaz de fazer isso. Se a habilidade de Obito envolvesse esse tipo de esquisitisse, explicaria a idade com a qual ele enfrenta o Yondaime, a velocidade com a qual ficou rápido e fodão, explica como ele é capaz de conhecer tanto da história de Konoha, e como ele supostamente teria se envolvido com o Nagato ainda criança. Cruzes, ele poderia até ter conhecido o Rikudou Sennin! O_O

Teoria absurda 2: Obito tem um mentor!

Um mentor, isso ae. Eu não tinha pensado nisso, mas muitas das pessoas que e já vi comentando o capítulo levantarem essa hipótese, e é de certa forma tão óbvia que dá a entender que exista mesmo um mentor nessa história toda. Lembram-se do cara que enfrentou o Yondaime no passado, que eu mostrei a foto acima? Pois bem, agora vejam o cara que “recrutou” o Itachi para a Akatsuki.

 
 
O mascarado que recrutou Itachi tem cabelo comprido, e esse é o único momento em que ele aparece assim. Poderia então ser sim um outro “Tobi” não? Esse “mentor” estaria envolvido com os acontecimentos históricos mais antigos, enquanto o Obito estaria envolvido com os mais recentes. Isso não explica, no entanto, qual dos dois enfrentou Yondaime, e se formos considerar essa ideia maluca dos cabelos, ainda é o jovem Obito de 14 anos que deveria ter enfrentado-o.

Teoria absurda 3: Obito é só uma carcaça controlada por uma força muito maior!

Essa é a mais absurda teoria que surgiu na minha cabeça até o momento. Explicaria a motivação do Obito ter se tornado alguém maligno. A ideia é que aquele cara ali simplesmente não é o Obito. O corpo pode até ser dele, mas a pessoa não. Pode estar sob o controle de alguma outra pessoa, ou pior ainda, alguma “entidade”. Depois do Pain eu não duvido desse tipo de coisa em Naruto. Quando o Obito falou para o Kakashi de onde ele tirou aquele poder, ele deu a entender que ele o “encontrou” na ponte, não que ele o usava desde a ponte. Pode ser que essa outra pessoa, ou entidade, tenha encontrado o corpo do Obito lá, corpo este que estava metade em outra dimensão, e ele resolveu usar o poder desse corpo para si mesmo.
Essa pessoa ou entidade existiria já há muito tempo, explicando aí sua relação com eventos antigos. E o fato de o corpo ser só uma carcaça explicaria perfeitamente como o Tobi já perdeu os braços várias vezes e voltou com todos os membros de volta. Ele estaria substituindo os membros facilmente.
Hum, se bem que a teoria do viajante do tempo também explicaria isso. Se ele conseguisse fazer o tempo dos braços correr pra trás, eles se curariam. =/
MAS, enfim, fica a dúvida, nesse caso, apenas de quem seria essa outra pessoa. Poderia ser ainda o irmão do Madara, ou o próprio Rikudou, eu não sei, e acho a ideia absurda o suficiente pra ir mais adiante. E vocês, têm alguma teoria diferente?

domingo, 12 de agosto de 2012

Filme 5 – Naruto Shippuden – Blood Prison

O post anterior foi sobre o quarto filme do Naruto Shippuden, e nesse eu falarei meu ponto de vista sobre o quinto. Seu nome é “Blood Prision”, e só isso resume muito do contexto em que se passa a história. Já temos nessa fase um Naruto tremendamente forte pra aparecer em filmes. Trata-se do Naruto que derrotou o Pain, e domina o modo Sennin com perfeição. E por conta disso, para fazer o filme, ele teve que ter seus poderes suprimidos. O que, por si só, já é um problemão.
Desde o começo do filme, a incoerência já toma seu lugar. Primeiro temos uma invasão na sala do Raikage. Acredito que é preciso ser alguém tremendamente habilidoso pra penetrar nas defesas da ilha da nuvem, e mais ainda, na sala do Raikage. Esse alguém consegue sair vivo da sala, depois de tentar matar o Raikage. O que também é um absurdo, visto pelo nível de poder que esse cara vai demonstrar ter depois que não é lá grande coisa. Mas antes de escapar vivo é perfeitamente visualizável a identidade do assassino. Naruto!
Tá legal gente, em um contexto onde não existem Henges eu imaginaria que isso faria os outros desconfiarem do herói da folha. Mas no mundo de Naruto eles ensinam até as crianças a se transformarem em outros ninjas, então não vejo motivo porque desconfiar que o Naruto fosse um provável assassino do Raikage.
Certo, mais pra frente isso faz um pouco mais de sentido, quando a Hokage diz que nunca desconfiou do Naruto, que sabia que ele era inocente, mas mesmo assim isso não muda o fato de que o Raikage desconfiou foda. Não tem UM ninja sensitivo em Kumogakure? Ninguém percebeu que o cara era uma farsa? Dizem que ele é tipo um mestre nos disfarces, então ele seria melhor que um Henge, mas eu desconfio que nada podia ser tão convincente assim.
Selo de Katon sendo colocado no corpo do Naruto
Aí tá, Konoha resolve mandar o Naruto para uma prisão especial, como medida de diplomacia pra não entrar em conflito com Kumogakure. Mas eu não vejo sentido algum nessa decisão. Eles estavam à beira da guerra na época do filme, e sabiam que o inimigo viria atrás de Naruto e Killerbee. Foi por isso mesmo que eles foram enviados à ilha tartaruga lá, pra serem protegidos. Aí você vai enviar um Jinchuuriki, uma arma da vila, e um companheiro valioso, herói que salvou todos da destruição pelas mãos do Pain, pra cadeia? E é uma cadeia especial, em um país neutro, pra onde são mandados bandidos de todas as nações ninja.
Isso é praticamente dar uma metralhadora de tiro infinito nas mãos de um bandido de rua e dizer “olha, só cuida da metralhadora viu, não é pra fazer nada com ela”. É claro que a primeira coisa que vão querer fazer é arrancar o chakra da Kyuubi do Naruto! O_O
Naruto já com o selo de Katon marcando o seu corpo
E qualé a dessa prisão que consegue segurar até o herói de Konoha? Simples, todos os prisioneiros são presenteados com um tipo de Katon especial, que o chefe da prisão é o único que conhece. Esse Katon é capaz de suprimir o chakra do seu oponente. Qualquer um que tente usar o chakra vai sentir uma dor gigantesca, seu corpo vai começar a queimar dependendo da quantidade de chakra usada. E não é só isso. Qualquer um que correr pra longe o suficiente do dono do jutsu entra em combustão instantânea, então nem adiantava muito fugir. O único ponto fraco do katon é que ele não funcionava na água, claro, e a prisão era na beira do mar. Mas o mar era demasiadamente revolto, e ninguém conseguiria escapar dos redemoinhos se fosse tragado pra dentro deles. Logo, estavam todos presos, sem estar verdadeiramente presos. Ninjas incapazes de usar chakra. Por isso o Naruto passa grande parte do filme sem poder fazer um Rasengan sequer, pior, podendo fazer só um Kagebunshin. E isso já é visto como um grande feito pelo chefe da cadeia.
Caixa maldita e indestrutível que quase trouxe o fim do mundo na era do Rikudou Sennin
Acontece que no final das contas tudo isso era um plot de Konoha pra descobrir o segredo da tal prisão, construída para proteger uma certa caixa que teria sido usada na época do Rikudou Sennin, e que quase dominou o mundo. Se não fosse a técnica de Katon secreta passada de pai pra filho pelos membros do clã do Mui (o chefe da prisão), o segredo dessa caixa teria dominado o mundo. Trata-se de um monstro que domina o corpo, a mente e o chakra daqueles que lhe são oferecidos como sacrifício. No filme ele conseguia sentir o medo de quem ele enfrentava, e era perfeitamente capaz de predizer seus movimentos baseado nisso.
Naruto Sennin invoca Gama Bunta pra ajudar.
Tá, vamos recapitular agora. Tem esse monstro, que sai dessa caixa, e é tão fodão que teria dado trabalho até para Rikudou Sennin (segundo a lenda conta nesse filme). MAS tinha um clã com um Katon com propriedades únicas capaz de enfraquecer o monstro pra selar ele de volta na caixa. Agora eu me pergunto, de onde saiu essa técnica, e de onde saiu esse clã? O Rikudou foi, segundo consta em tudo que já contaram na história até agora, o criador de todos os ninjutsus, e consequentemente criador de todos os ninjas. Não tinham clãs de ninja antes dele, nem ninjutsus, então essa história automaticamente é uma balela foda! O_O
Não faz sentido nenhum. Aliás, muita coisa não faz sentido nenhum aqui.
Outra coisa que repetiu como problema do quarto filme foram as lutas. Temos um Naruto fraquíssimo a história toda, que só no final vai ficar fodão, mas é num espaço tão curto de tempo que nem dá pra aproveitar. Algo fantástico que conseguiram fazer nos três primeiros filmes de Naruto Shippuden eram as batalhas, que exploravam bastante as técnicas de diferentes personagens. Até hoje eu me lembro do quão foda foi ver o Naruto enfrentando o Gaara, acho que no terceiro filme. E os times agindo em perfeita sincronia! *-*
Mas dessa vez não foi assim. Aparecem novamente os times de Konoha pra ajudar o Naruto, e todos eles agindo sincronizada e perfeitamente, mas não tem a menor graça porque nada, simplesmente nada atinge o monstro! O_O E a Tsunade está lá junto, mas ela em si não faz nada! O_O
Naruto já imaginando como enfrentar o monstro bizarro…
Muita coisa nesse filme simplesmente não fez sentido pra mim. Ele também dá lugar pro sentimentalismo e pra filosofia da franquia, mas isso sem lógica perde totalmente a graça. Espero que o sexto filme, se for ter algum, não me decepcione tanto quanto esses dois. E sou grato por não ter ficado à espera por nenhum deles… =/

Filme 4 – Naruto Shippuuden – A torre perdida

Então, por esses dias eu assisti os dois últimos filmes de Naruto Shippuden até o momento, e resolvi falar sobre eles aqui, um em cada post. Nesse falarei do quarto filme, chamado “A torre perdida”.
Já aviso que eu lanço spoilers pra quem ainda quer ver o filme.
 
Ele começa do mesmo jeito que a maioria dos filmes de Naruto, com a equipe do protagonista em alguma missão qualquer ordenada pela Hokage. Nesta específica eles estavam indo atrás de um mestre de marionetes, de nome Mukade. E na minha opinião os erros começam aí, o nome não tem o menor carisma. Na verdade, muitos dos vilões dos filmes de Naruto são desprovidos de carisma. Você nem os odeia, nem os ama, como os vilões da série. Mas mesmo assim geralmente dá pra curtir o filme, mas infelizmente esse filme me fez curtir muito pouco. =/
Acredito que principalmente porque eu fiquei o filme inteiro com vontade de “quero ver mais” mas essa vontade nunca foi nem um pouco saciada. Eles escolheram um vilão relativamente fraco pra enfrentar um time tremendamente forte.
Quando Naruto vai atrás de Mukade, este entra num templo perdido e selado, e absorve o poder de uma Kunai, a mesma que Minato usava, desativando uma barreira que o Quarto Hokage havia posto no templo há vinte anos atrás. O efeito inesperado foi o envio de Mukade, Naruto e Yamato para essa época em que Minato havia selado o templo (na verdade, Mukade ao invés disso foi enviado para 27 anos atrás, mais tempo ainda).
Minato e sua roupa de Anbu (logo depois de tirar a máscara)
E no passado esse templo era uma cidade inteira, governada por uma bela mas insegura princesa. Mukade, que chegou no passado sete anos antes de Naruto, era uma espécie de conselheiro da princesa, e havia secretamente assassinado a mãe dela. Era um imperador nas sombras praticamente. Ele escravizava o povo pra extrair energia da Terra (um tipo de chakra especial que era o objetivo de Mukade desde o princípio), e oculta essa verdade da princesa usando marionetes pra fingir que seu povo continuava lá, formando uma multidão e apoiando-a. Era meio tola ela. =/
Naruto e a princesa que tem que proteger. Num primeiro momento eu pensei que fosse uma Uzumaki, pelo cabelo vermelho…
Mas aí chega o Naruto e a coisa toda começa a se desmascarar. E ele encontra com um time de Anbus formado por Namikaze Minato, Akimichi Chouza e Aburame Shibi. E é aí que eu chego à conclusão que esse time é tremendamente forte, mas não faz nada. Eles dizem que estão lá com a missão de proteger a princesa, mas quem é que protege? Naruto.
Estão lá pra desmascarar Mukade, mas não agem até que Naruto faz isso acidentalmente.
E quando têm de lutar contra os os inimigos, as marionetes, os monstros… Digo, esse time acaba tendo um enorme poder defensivo, mas é tremendamente ruim pra atacar. É como se estivessem o tempo todo esperando o Naruto fazer seu papel de partir pra cima e fazer o serviço pesado.
Uma compilação com algumas cenas do começo ao fim do filme…
Até mesmo ao finalzinho, Minato deixa que Naruto acerte o monstro com seu mega Rasengan, quando ele, Minato, teria MUITO mais facilidade pra entrar na defesa do inimigo e atingir ele.
Eu queria ver muito mais do time do Minato, e não vi quase nada. E olha que nessa época ele já era considerado um fodão. Só não era Hokage ainda, mas não demoraria pra ser nomeado. Por isso tudo eu fiquei com um gosto de “quero mais”, o filme inteiro! O_O Claro que o filme tem bastante das filosofias de Naruto, coisas como “proteger o amigo, a nação, os companheiros, acreditar no futuro, ter orgulho do passado, acreditar em si mesmo, ser o causador da mudança” e tal. Todos esses conceitos, na minha opinião, são os enriquecedores da história de Naruto por completo. Mas sendo um Shonen, eu também espero boas batalhas, e uma mínima lógica na organização das mesmas. Não fez sentido pra mim o time Minato ser enviado pra uma missão tão besta, e não ter feito nada.
Minato oferecendo a Naruto a chance de juntar os Rasengans…
E só pra não dizer que eu detestei tudo no filme, tiveram dois momentos que me emocionaram. Primeiro, há um breve momento que mostra o Jiraya mostrando pro Minato que ele aprendeu a fazer o Rasengan. Poxa, eu acho foda isso, a gente sabe que foi o Minato que criou a técnica, e depois o Jiraya teve um certo trabalho pra aprender. É bacana ver o mestre, todo orgulhoso, por ter dominado a técnica de um discípulo. E nessa altura só os dois sabiam usá-la. Foi inclusive por causa do Rasengan do Naruto que o Minato reconheceu nele um ninja de valor, e até deduziu uma provável ligação entre os dois. O segundo momento que me emociona é um que pra mim foi totalmente baseado em Dragon Ball Z. Vemos Minato e Naruto fazendo, juntos, um mega Rasengan de pai e filho, como o Kame Hame Ha que Gohan lança em Cell. E esse é o golpe final de Naruto no filme.
Rasengan de Pai e filho! *-*
Temos também uma pequena participação de Kakashi, ainda criança, que ainda não sabia fazer o Chidori, nem possuía o Sharingan no olho esquerdo. Mas a participação dele também foi mínima. Ouso dizer que o Naruto da fase do Exame Chuunin teria muita chance de ganhar desse Kakashi já.
E pra não dizerem que eu me esqueci. Kakashi!
Mas é isso, se você quer completar sua lista de filmes de Naruto, corre atrás. Ele não é uma total perda de tempo, mas comparado com os três primeiros filmes de Naruto Shippuden, ele é muito inferior. =/